Notícias
O material paradidático vai abordar o tema saneamento básico de forma lúdica e interativa para os estudantes do MS
Por meio da Secretaria do Estado de Educação, a Ambiental MS Pantanal, concessionária do grupo Aegea e parceria público-privada da Sanesul, lançou nesta sexta-feira, 22 de março, o Gibi Liga do Saneamento, cujo objetivo é levar, por meio dos quadrinhos, conhecimento sobre saneamento básico, preservação ambiental e cidadania.
Com a presença de 211 Educadores da Rede Estadual de Ensino, os idealizadores do projeto puderam falar do propósito do material, construído por meio de uma cooperação interinstitucional.
Para o coordenador de modalidades específicas da SED, Alfredo Neto Anastacio, a parceria estabelecida pela MS Pantanal, Sanesul, Agems e SED, é um importante passo em direção à melhoria da qualidade de vida da população do nosso estado.
“Nós, educadores, temos um papel muito importante na disseminação de projetos e programa que levem qualidade de vida para a população, por meio da Educação Ambiental”, enaltece.
Iara Marchioretto, diretora de saneamento e resíduos sólidos da Agems, explicou que a intenção do Programa de Educação Ambiental, projeto que contempla o Gibi é disseminar conteúdos de ciências, biologia, matemática, entre outras disciplinas, por meio de aspectos pedagógicos que levam em consideração a ludicidade.
“Buscamos esse convênio com a SED e os demais parceiros, para que o gibi seja um livro de leitura complementar os materiais didáticos, com características transversais das disciplinas obrigatórias, além de que desempenhar um papel do exercício de cidadania para os estudantes e suas famílias”, complementou.
Paulo Antunes, diretor-presidente da MS Pantanal, reforçou o compromisso assumido pela Parceria Público-Privada (PPP) entre Sanesul e o Grupo Aegea, do Saneamento em tornar o estado de MS universalizado no esgotamento sanitário, saudável para as gerações futuras.
“Além do compromisso já assumido em acelerar as metas de universalização do esgotamento sanitário no MS, assumimos também o compromisso de universalizar a educação ambiental, principalmente no que se refere ao saneamento básico. A soma de esforços para a execução desse programa de Educação Ambiental é um importante passo em direção a esse objetivo”.
Os materiais serão disponibilizados para as 378 escolas da Rede Estadual de Ensino nos próximos dias. O projeto também conta com um material que incluem, dedoches e jingles e uma visita virtual nos sistemas de tratamento de água e de esgotamento. Todo esse conteúdo pode ser acessado por meio de um QR-Code presente no gibi. Os materiais que compõem a ‘Liga do Saneamento’ já estão disponíveis em: https://ambientalmspantanal.com.br/responsabilidade-social/