Notícias

Ver notícia

Aulas teórica e prática garantiram certificado aos profissionais

Capacitar os colaboradores para que realizem um trabalho seguro e dentro das Normas Regulamentadoras faz parte do DNA da Ambiental MS Pantanal, por isso a empresa investe cada vez mais em capacitações que garantam isso. Neste mês, o trabalho foi voltado aos profissionais que atuam em campo com máquinas de grande porte como a retroescavadeiras.

Com o objetivo de qualificá-los para que realizem um trabalho seguro para si e para a sociedade, a Ambiental MS Pantanal realizou o curso de Operador de Retroescavadeira. A capacitação foi realizada na Central de Serviços localizada em Campo Grande e contou com colaboradores da empresa e também da concessionária de Água e esgoto de Campo Grande Águas Guariroba.

O curso foi ministrado pelo Coordenador de Saúde e Segurança do Trabalho Luiz Alexandre Gomes Rebelo. O instrutor abordou desde a segurança para riscos mecânicos, a manutenção da máquina, noções sobre legislação de trânsito e de segurança e saúde no trabalho a noções sobre acidentes e doenças.

Além disso, as Normas Regulamentadoras (NRs) também foram exploradas durante a aula teórica. Segundo o Rebelo, essa capacitação é uma etapa crucial na formação e na reciclagem de profissionais que operam ou desejam operar esse equipamento de maneira segura e eficiente.

Depois da capacitação teórica, os colaboradores foram para a Estação de Tratamento de Esgoto Los Angeles para colocar em pratica o que aprenderam. No local, puderam manusear a retroescavadeira e receber as orientações do instrutor.

Para o instrutor aliar teoria à prática é fundamental para que os operadores desenvolvam habilidades técnicas e operacionais e adquiram confiança para lidar com os desafios do dia a dia no trabalho. “A teoria fornece a base conceitual necessária para entender os princípios de operação da retroescavadeira, enquanto a prática oferece a oportunidade de aplicar esse conhecimento em situações reais”, enfatizou.

Esse curso é realizado anualmente e faz parte do Programa Interage da Aegea que visa estabelecer, em todas as operações, a padronização de procedimentos voltados a defender políticas ambientais e de segurança. Ao todo foram dois dias de curso com direito a certificado.

O Supervisor de segurança do Trabalho Fábio Cruz Fabio Cruz informa que desde que a Ambiental MS Pantanal firmou compromisso com Mato Grosso do Sul não registrou nenhum acidente envolvendo esse tipo de equipamento, no entanto, reforça a importância das capacitações. “O colaborador não pode trabalhar somente com a visão de escavar, mas sim olhar no entorno, afim de garantir a segurança dele e de todos a sua volta”, enfatizou.

Esse curso é realizado anualmente e faz parte do Programa Interage da Aegea que visa estabelecer, em todas as operações, a padronização de procedimentos voltados a defender políticas ambientais e de segurança. Ao todo, foram dois dias de curso com direito a certificado.

A capacitação foi realizada nos dois últimos finais de semana. Na primeira turma, sete colaboradores participaram e na segunda, 13, a última equipe está prevista para maio.

Compartilhar:

Veja Também

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Ambiental MS Pantanal trabalha diariamente para ampliar e melhorar o índice de coleta e tratamento de esgoto.

Contato Saiba mais
Contato

A Ambiental MS Pantanal oferece um canal de comunicação eficiente. Entre em contato conosco.

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.