Notícias
No Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 05 de junho, o Sistema SESC/SENAC juntamente com a Amcham, convidaram a Ambiental MS Pantanal para realizar uma Palestra sobre “Soluções para a poluição plástica”, tema escolhido pela ONU este ano, tendo em vista o grande problema ambiental causado pelo descarte indevido desse resíduo.
O diretor-presidente da Ambiental MS Pantanal, Paulo Antunes, realizou sua apresentação diretamente do SENAC (via Teams), o que oportunizou a conexão de aproximadamente 152 pessoas da Fecomércio, SESC, SENAC, suas escolas e alunos; além de colaboradores da Ambiental MS Pantanal e Águas Guariroba.
Conforme o conteúdo abordado pelo diretor, a poluição plástica já virou uma ‘pandemia’. Em março de 2022, um acordo da Assembleia das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEA) criou o primeiro tratado global para combater a poluição causada pelo plástico, sendo um dos maiores e mais urgentes problemas ambientais da atualidade, e exige a participação da sociedade, e fez uma alerta:
“No Brasil são produzidos e lançados de forma inadequada na natureza 3,44 milhões de toneladas de sacolas plásticas, garrafas pet, canudos, embalagens de xampu e isopor a cada ano. Grande parte desses resíduos são removidos nas nossas, Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) e Estações Elevatórias de Esgotos (EEE), 100 toneladas todos os anos”.
Para Kethyllen Garcia, Head de Customer Success na Amcham Brasil, apoiar práticas empresariais que visem um ambiente positivo e sustentável de negócios para empresas e seus parceiros locais, é a intenção da Amcham.
“Quando o Senac entrou em contato conosco, solicitando uma indicação de palestrante para semana do meio ambiente, pensamos na indicação do Paulo Antunes, que sempre falou sobre a importância do cuidado com o meio ambiente com brilho nos olhos. Esse foi um dos principais motivos para o indicarmos para este momento”.
A Supervisora da Central de serviços da MS Pantanal e Águas Guariroba, Diuliana Carvalho Sampaio, destacou a importância de sensibilizar pessoas sobre os impactos da poluição plástica e o incentivo às práticas mais sustentáveis.
“Devemos repensar o uso de produtos descartáveis, como sacolas, canudos, copos e talheres de plástico, optando por alternativas reutilizáveis ou biodegradáveis sempre que possível. Em breve daremos início a um projeto de reciclagem de resíduos sólidos com foco na busca de alternativas mais sustentáveis ao plástico, auxiliando na construção de um futuro melhor para as próximas gerações”, enfatizou.
Com o propósito de minimizar os impactos ambientais, a Ambiental MS Pantanal tem trabalhado na busca de alternativas sustentáveis. Nessa linha de ação, ainda neste mês, a organização lançará para todos os seus colaboradores dos polos de trabalho da Capital e do Interior do Estado, a campanha “Adote um copo”, que consiste na eliminação do uso de copos descartáveis e a adoção de copos reutilizáveis, reforçando práticas sociais conscientes e corretamente gerenciadas.