Notícias
Local será ampliado e produção de mudas passará de 50 mil para 80 mil ao ano
“O Viveiro Isaac de Oliveira desempenha um papel crucial na doação de mudas para os plantios, contribuindo significativamente para a preservação ambiental, a mitigação das mudanças climáticas e o desenvolvimento sustentável”, resume Néo Ávila, ao falar das doações que recebeu através do viveiro. O jovem publicitário e especialista em ESG é idealizador do projeto Mil pelo planeta dedicado a realizar o plantio de árvores nativas com foco na recuperação de áreas degradadas.
O projeto é só um dos que já se beneficiaram com as mudas, isso porque as doações extrapolam os limites de Campo Grande e alcança todo o Estado de Mato Grosso do Sul. Criado em 2010, o viveiro Isaac de Oliveira é mantido pelas concessionárias Ambiental MS Pantanal e Águas Guariroba que tem entre os seus compromissos socioambientais reflorestar, reconstruir e replantar.
Tais ações ajudam a manter o verde do solo sul-mato-grossense e as águas cristalinas das nascentes. Nos quase 15 anos de história mais de 600 mil mudas foram produzidas e entregues, uma contribuição que beneficia toda a população do Estado.
Crédito: Fabrício Barreto
“Suas ações exemplificam o poder da colaboração entre instituições e comunidades na construção de um futuro mais verde e sustentável”, acrescenta Néo Ávila. Ele fala que desde a fundação do Mil pelo Planeta em 21 de setembro de 2020, já recebeu mais de 2.700 mudas.
O viveiro Isaac de Oliveira estava fechado para reforma e nesta sexta-feira (22) será reinaugurado com mudanças estratégicas. Uma delas, é a ampliação do local onde as mudas são produzidas, essa medida vai fazer com que mais pessoas sejam favorecidas.
O aumento em quase 250 metros quadrados da área total do espaço vai possibilitar quase o dobro da produção. Ao invés de 50 mil mudas de árvores nativas do cerrado por ano passa a produzir 80 mil.
O diretor presidente da Ambiental MS Pantanal Paulo Antunes destaca a importância da ampliação do viveiro. A iniciativa gera impactos positivos a população e principalmente ao meio ambiente.
“Plantar árvores nativas adquire cada vez mais importância para o meio ambiente, porque além de preservar precisamos recuperar. E para essa recuperação de áreas próximas de nascentes e mananciais, termos a ampliação do nosso Viveiro de mudas de árvores nativas será de fundamental importância.” Enfatizou Antunes.
Serviço:
A reinauguração do espaço será na próxima sexta-feira (22), às 9h, na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Los Angeles.