Notícias
Com monitoramento preventivo, setor funciona 24h para garantir serviço de excelência à população
Pelas telas do CCO (Centro de Controle Operacional), o controlador de operações da Ambiental MS Pantanal Matheus de Souza Bernini, acompanha o funcionamento 24 horas das mais de 60 Estações de Tratamento e Estações Elevatórias de Esgoto no Estado. Ele é um dos colaboradores que atuam no monitoramento preventivo que tem como objetivo evitar falhas que comprometam o serviço prestado à população.
Por entender que esse é o caminho para um atendimento de qualidade as famílias, a Ambiental Pantanal tem investido cada vez mais em tecnologia em setores estratégicos como CCO. O departamento, que funciona sem parar, é considerado um dos mais importantes da empresa.
Na sala rodeada de computadores, os controladores observam atentos a tudo o que está ocorrendo nas ETES e EEE, cada possível falha é sinalizada através de um ponto de alerta. Assim que os operadores recebem a informação, entram em contato com a equipe em campo.
Por meio desse monitoramento, os colaboradores garantem um resultado que reflete em toda operação, pois otimiza o serviço em campo através da prevenção e identificação de falhas. “A nossa função é checar situações como, se a bomba ligou ou não, se houve alguma falha, o nível de sucção do tanque, falta de energia, ou seja, garantir que o serviço seja feito da melhor maneira possível”, acrescenta.
Além da Ambiental MS Pantanal, o CCO também atende Águas Guariroba e 24 municípios de Mato Grosso e um do Pará. Ao todo 12 controladores fazem o monitoramento 24 horas por dia e um time de apoio composto por um supervisor, um coordenador, um arquiteto de Tecnologia da informação, um desenvolvedor, dois estagiários, dois analistas e um supervisor de planejamento.
A concessionária empresa do Grupo Aegea é responsável pela coleta e tratamento de esgoto em 68 municípios de Mato Grosso do Sul. Entende que investir em tecnologia é o caminho para melhorar os serviços ainda contribuir com a preservação dos recursos naturais.