Postado por maria.espindola em 28/maio/2026 - Sem Comentários
Obra prevista para 2026 inclui Estação Elevatória de Esgoto Tratado com capacidade de 80 L/s e emissário de aproximadamente 22 km até o córrego Mutum
Referência nacional em ecoturismo e reconhecida pelas águas cristalinas, grutas, cachoeiras, cavernas e paisagens naturais, Bonito/MS terá uma nova obra estruturante no sistema de esgotamento sanitário. A Ambiental MS Pantanal iniciou em maio, a implantação de uma Estação Elevatória de Esgoto Tratado, com capacidade de 80 litros por segundo, e de um emissário de efluente tratado com aproximadamente 22 quilômetros de extensão.
A nova estrutura substituirá o emissário atual e permitirá redirecionar o efluente tratado para um ponto de lançamento mais distante da área turística e da zona urbana, no córrego Mutum. A intervenção reforça a proteção ambiental de uma das regiões mais visitadas de Mato Grosso do Sul, onde o saneamento tem papel direto na preservação dos rios, nascentes, aquíferos e da biodiversidade.
A obra faz parte dos investimentos da Ambiental MS Pantanal no município, que já atingiu 99% de cobertura de esgotamento sanitário e integra a lista de cidades universalizadas pela Parceria Público-Privada firmada entre a concessionária e a Sanesul.
A empresa, integrante do Grupo Aegea, opera os serviços de esgoto em 68 municípios do interior de Mato Grosso do Sul, por meio de Parceria Público-Privada firmada entre o Governo do Estado e a Sanesul.

Infraestrutura para proteger uma região ambientalmente sensível
Localizado na região turística da Serra da Bodoquena, uma das áreas ambientais mais importantes de Mato Grosso do Sul, Bonito tem cerca de 23 mil habitantes e área territorial superior a 4,9 mil km². No município, a Ambiental MS Pantanal atende a área urbana com serviços de esgotamento sanitário.
Atualmente, Bonito conta com uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) considerada referência para as demais operações da concessionária. A estrutura é responsável pelo tratamento dos efluentes gerados no município e opera de forma contínua, com foco na regularidade do sistema e na proteção ambiental.
Além da ETE, cinco Estações Elevatórias de Esgoto (EEEs), responsáveis pelo bombeamento e transporte dos efluentes, operam continuamente no município para garantir a eficiência do sistema de esgotamento sanitário.
De acordo com Oliver Luan de Leon Trindade, supervisor de Operações da Ambiental MS Pantanal em Bonito, a rotina operacional exige acompanhamento permanente.
“Nossa Estação de Tratamento de Esgoto opera 24 horas por dia, realizando um tratamento de efluentes desenvolvido com foco na preservação ambiental e na proteção dos corpos hídricos da região”, afirma Oliver.
Segundo ele, além da operação ininterrupta da ETE, as equipes executam ações preventivas em diferentes pontos da cidade para reduzir riscos de extravasamentos e assegurar o pleno funcionamento do sistema.
“O trabalho de manutenção preventiva é essencial para manter a regularidade da operação, especialmente em um município com grande fluxo turístico e alta sensibilidade ambiental. Nosso objetivo é garantir que o sistema funcione com segurança e eficiência todos os dias”, destaca.

Saneamento, turismo e conservação ambiental
Para o diretor-executivo da Ambiental MS Pantanal, Clayton Bezerra, investir em infraestrutura de saneamento em um município como Bonito significa atuar diretamente na preservação ambiental, na saúde da população e na sustentabilidade do turismo local.
“O tratamento adequado do esgoto contribui diretamente para a proteção dos rios, nascentes e aquíferos, preservando a transparência das águas e a biodiversidade aquática, características que tornam a cidade referência em ecoturismo”, destaca.
Clayton reforça que, em áreas ambientalmente sensíveis, o saneamento básico tem papel decisivo na prevenção de impactos. O descarte irregular de efluentes pode comprometer o equilíbrio dos ecossistemas, afetar a fauna e a flora e colocar em risco recursos hídricos essenciais para a população e para o turismo.
“Em Bonito, saneamento é sinônimo de proteção ambiental. A coleta, o tratamento e a destinação correta do esgoto fortalecem a saúde pública e ajudam a preservar os ativos naturais que fazem parte da identidade e da economia do município”, afirma.
Ações socioambientais ampliam o cuidado com o território
Além da operação e dos investimentos no sistema de esgotamento sanitário, a Ambiental MS Pantanal desenvolve ações socioambientais no município. Em 2025, por meio do Viveiro Isaac de Oliveira, foram doadas 5.660 mudas para projetos de reflorestamento, recuperação de áreas de preservação permanente, proteção de matas ciliares e conservação de nascentes, incluindo áreas associadas ao Rio Formoso.
As doações foram destinadas a projetos desenvolvidos por instituições como Fundação Neotrópica do Brasil, Mil Pelo Planeta, Instituto das Águas da Serra da Bodoquena (IASB) e Chácara Bosque das Cachoeiras, voltados à recuperação ambiental e à conservação de áreas estratégicas para a biodiversidade regional.
A concessionária também participa de iniciativas como a Corrida Bonito 21K e a Feira Socioambiental de Bonito, além de apoiar projetos ambientais como Olho D’Água, Rios Cristalinos e De Olho no Óleo. As ações ampliam o diálogo com a comunidade sobre preservação ambiental, uso correto da rede de esgoto e cuidado com os recursos naturais.
Para Gabriel Buim, diretor-presidente da Ambiental MS Pantanal, a combinação entre operação, manutenção, investimentos em infraestrutura e educação ambiental reforça a relação entre desenvolvimento urbano, saúde pública e conservação ambiental.
“O trabalho contínuo de operação, manutenção e conscientização ambiental mostra que desenvolvimento e preservação podem caminhar juntos. Em Bonito, o saneamento contribui para proteger a saúde da população, os rios e a biodiversidade que fazem da cidade uma referência para o Brasil”, afirma.
Sobre a Ambiental MS Pantanal
A Ambiental MS Pantanal integra a Aegea Saneamento, grupo presente em 892 cidades de 15 estados brasileiros. No interior de Mato Grosso do Sul, a empresa opera os serviços de coleta, afastamento e tratamento de esgoto em 68 municípios, por meio de Parceria Público-Privada firmada com o Governo do Estado e a Sanesul.
Postado por maria.espindola em 05/mar/2026 - Sem Comentários
Produzidas no Viveiro Isaac de Oliveira, espécies nativas do Cerrado estão sendo destinadas a projetos de restauração ambiental em Mato Grosso do Sul.
Com cerca de 25 anos de atuação e capacidade para produzir 80 mil mudas nativas do Cerrado, o Viveiro Isaac de Oliveira vem ampliando sua contribuição para iniciativas de responsabilidade socioambiental em Mato Grosso do Sul.
Na Serra da Bodoquena, esse trabalho se materializa em ações de reflorestamento conduzidas com planejamento técnico, voltadas à recuperação de áreas degradadas, à recomposição de matas ciliares e de Áreas de Preservação Permanente (APPs) intervenções que fortalecem a proteção dos corpos hídricos e a biodiversidade regional.
Somente em 2025, a Ambiental MS Pantanal destinou cerca de 4.800 mudas ao Instituto das Águas da Serra da Bodoquena (IASB), volume equivalente a aproximadamente 45% das mais de 20 mil doações realizadas no ano anterior, segundo a concessionária, reforçando o compromisso com a conservação ambiental no estado.
Há mais de duas décadas, o IASB atua em iniciativas de recuperação, conservação e proteção de rios, solos e vegetação nativa, com ações voltadas à manutenção da biodiversidade da Serra da Bodoquena. Entre as espécies utilizadas nas frentes de reflorestamento estão canafístula, aroeira-pimenteira, cedro, amburana e embaúba, consideradas estratégicas para recomposição da vegetação nativa.
Ao chegar ao instituto, as mudas passam a integrar um planejamento de uso que considera funções ecológicas específicas, como recuperação do solo, sombreamento inicial e recomposição gradual da estrutura florestal. A prioridade, segundo o IASB, é a restauração de áreas com histórico de degradação, especialmente APPs e matas ciliares, fundamentais para proteção de cursos d’água.

O responsável técnico do IASB e agente de defesa ambiental, Joari Vieira Ximenes, destaca que o apoio recebido amplia o alcance das ações em campo. “O apoio da Ambiental MS Pantanal fortalece nossas ações, que geram impacto ambiental e social na região”, afirma.
De acordo com Joari, o processo de plantio na Serra é conduzido com diagnóstico prévio e acompanhamento contínuo, sobretudo em áreas degradadas e APPs. O estudo das áreas considera características do solo, grau de degradação e proximidade de cursos d’água, critérios essenciais para definir espécies, densidade de plantio e manutenção.
“Cada espécie tem uma função específica no processo de restauração do Cerrado, seja na proteção do solo, na atração da fauna ou na estruturação da floresta ao longo do tempo”, explica.
As ações do IASB podem abranger municípios como Aquidauana, Bonito, Bodoquena, Campo Grande, Corumbá e Jardim, conforme a demanda e o planejamento dos projetos. Entre as mudas recebidas do Viveiro Isaac de Oliveira, o técnico cita espécies como angico, aroeira-pimenteira, amburana, cagaita, bocaiúva, canafístula, ipês (amarelo, roxo, branco e de jardim), bacupari, jacarandá, pau-formiga, peroba-rosa, paineira-rosa, marmelo, manduvi e tarumã.
Reflorestamento e educação ambiental: impacto socioambiental na região
Um caso emblemático é o da Fazenda América, onde, em 2024, teve início a restauração ambiental de aproximadamente três hectares. A ação integra o Projeto Águas de Bonito, iniciativa realizada em parceria com o Ministério Público de Mato Grosso do Sul, WWF-Brasil e outras instituições, com execução do IASB.
Mesmo sendo uma área de plantio recente, Joari afirma que já é possível observar sinais positivos. “Já é possível observar bom desenvolvimento das mudas, favorecido pelas manutenções regulares realizadas pelo proprietário”, relata.
Além da recuperação ambiental em áreas rurais e APPs, parte das mudas destinadas ao IASB também é direcionada à comunidade, estimulando arborização urbana e plantios em pequenas propriedades rurais. As doações, segundo o instituto, também apoiam ações de educação ambiental, aproximando estudantes e moradores das práticas de conservação.
Um exemplo ocorreu na Gruta do Mimoso, em Bonito (MS), durante uma atividade com alunos da rede municipal. A iniciativa integrou um projeto educativo promovido pelo atrativo turístico, envolvendo os estudantes em ações práticas de sensibilização ambiental. O IASB participou com mudas nativas, incluindo espécies doadas pelo Viveiro.
Segundo o instituto, além de contribuir para a arborização do local, o plantio proporcionou uma experiência direta de contato com a natureza, fortalecendo a conscientização ambiental desde a infância e aproximando a comunidade das ações de restauração ambiental desenvolvidas no estado.

Sobre a Ambiental MS Pantanal
A Ambiental MS Pantanal integra a Aegea Saneamento, grupo com atuação nacional presente em 892 cidades de 15 estados brasileiros, de norte a sul do país. No interior de Mato Grosso do Sul, a Ambiental MS Pantanal é responsável pela operação dos serviços de coleta, afastamento e tratamento de esgoto em 68 municípios, no âmbito de uma Parceria Público-Privada (PPP) firmada com o Governo do Estado e a Sanesul. Na capital, Campo Grande, a operação ocorre por meio da Águas Guariroba, que atua sob concessão plena, abrangendo os serviços de abastecimento de água, além de coleta e tratamento de esgoto.
Postado por [email protected] em 09/dez/2025 - Sem Comentários
A Ambiental MS Pantanal participou da 11º Bonito 21K, reforçando seu compromisso com a promoção de saúde, bem-estar e desenvolvimento sustentável em todo o Mato Grosso do Sul.
Em meio às paisagens naturais de reconhecimento internacional e a uma atmosfera que integra esporte, turismo e sustentabilidade, o evento reafirmou Bonito/MS como um dos principais cenários do esporte nacional, reunindo atletas profissionais, corredores amadores, famílias e visitantes nos percursos de 21K, 10K, 5K e na tradicional prova Kids.
Ao participar de iniciativas que dialogam diretamente com o bem-estar físico, à empresa reafirma sua identidade institucional, ao estar presente no dia a dia da população, contribuindo para uma vida mais saudável, digna e sustentável.
O diretor-presidente da Ambiental MS Pantanal e da Águas Guariroba, Gabriel Buim, destaca que o apoio à Bonito 21K expressa de forma clara a estratégia da companhia de aproximar a marca das pessoas e fortalecer iniciativas que promovem práticas saudáveis e a ocupação qualificada dos espaços públicos.
“Ao incentivar um evento que reúne crianças, jovens, idosos e pessoas de diferentes realidades sociais e culturais, contribuímos para ampliar o senso de pertencimento e democratizar o acesso ao esporte. Essa é uma atuação totalmente alinhada aos nossos pilares ESG, que vão além da sustentabilidade ambiental e incluem a promoção de impactos sociais positivos nos territórios onde atuamos”, afirma Buim.
Saneamento, turismo sustentável fazem de Bonito exemplo de preservação ambiental
A escolha de Bonito como sede de uma das corridas mais reconhecidas do país reforça a sintonia entre saneamento, turismo responsável e conservação ambiental. Internacionalmente consagrado como destino de ecoturismo, o município também se destaca pelos avanços expressivos em saneamento, alcançando cerca de 98% de cobertura de esgotamento sanitário, um dos melhores índices do estado e do país. Esse resultado reflete o compromisso do Mato Grosso do Sul com a universalização dos serviços e com a proteção dos recursos hídricos.
A presença da Ambiental MS Pantanal na Bonito 21K evidencia o papel estratégico da PPP na construção de um estado mais sustentável e preparado para o futuro. Em parceria com a Sanesul e o Governo do Estado, a companhia segue ampliando infraestrutura, assegurando qualidade operacional e promovendo desenvolvimento para os 68 municípios atendidos.
Assim como cada atleta que cruza a linha de chegada, a Ambiental MS Pantanal reafirma sua missão: seguir avançando, passo a passo, na construção de um Mato Grosso do Sul mais saudável, mais conectado e mais sustentável.
Postado por paintbox em 08/ago/2022 -
A Ambiental MS Pantanal, empresa de saneamento do Grupo Aegea, abriu vaga para eletromecânico em Bonito.
A companhia opera serviços de coleta, afastamento e tratamento de esgoto em todas as regiões do estado, e, desde o início de sua “operação plena”, em maio do ano passado, já conectou mais de 15 mil sul-mato-grossenses à rede de saneamento básico.
Para se candidatar à vaga, exige-se ensino médio completo, curso em eletromecânica, com conhecimento intermediário e experiência de 6 meses na área, além de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) da categoria “B” e disponibilidade para viagens no Estado.
O eletromecânico deve exercer atividades de instalação, montagem e manutenção em redes de alta e baixa tensão, manutenção de sistemas eletrônicos, manutenção mecânica preventiva ou corretiva de máquinas, equipamentos e medidores.
A MS Pantanal oferece benefícios como assistência médica e odontológica, vale alimentação, gympass e acesso a sua plataforma educacional. Os interessados devem enviar currículo e manifestar seu interesse pela vaga através do e-mail [email protected].
Postado por paintbox em 25/fev/2022 -
O coletivo Mil Pelo Planeta, em parceria com a Casa Vagalume e a Ambiental MS Pantanal – empresa criada a partir da Parceria Público-Privada (PPP) entre a Sanesul e o Grupo Aegea – realizou o plantio de mudas de espécies nativas do Cerrado para alargamento da vegetação que margeia o Rio formoso, em Bonito (MS), na última quarta-feira (23).
Foram doadas 250 mudas de espécies como jacarandá, moringa, ipê roxo e cedro rosa pela MS Pantanal. O plantio contou com a participação de agrônomos, biólogos e voluntários engajados na causa ambiental e em ações de recuperação do bioma.
Idealizador do Mil Pelo Planeta, o publicitário Neo Ávila explicou que o modelo de plantio escolhido foi o de “muvuca da natureza”, em que as mudas são plantadas juntamente com várias sementes de espécies nativas que protegem as árvores contra pragas e intempéries. “As sementes que utilizamos no plantio dão apoio ao crescimento das mudas, uma vez que acabam virando alvo de insetos, como formigas, que em vez de consumirem as mudas, prejudicando o seu crescimento, preferem as sementes da muvuca”, disse.
“As árvores plantadas neste sistema contam com uma rede de proteção das sementes”, endossou o especialista em plantio agroflorestal Thiago Luiz, que acompanhou a ação. “Além de protegerem as mudas, as sementes que compõem a muvuca atraem insetos polinizadores como a abelha e a libélula e acabam por auxiliar também no processo natural de recuperação da vegetação local”, explica.
Sustentabilidade. Em parceria com a MS Pantanal, o Mil Pelo Planeja já plantou mais de 2 mil mudas de espécies nativas em Bonito, município considerado capital do ecoturismo no Brasil. Parte dessas mudas também foram utilizadas para a recuperação da mata ciliar do Rio Formosinho.
Em novembro de 2020, o coletivo realizou o plantio de mil mudas no sistema agroflorestal e acompanha o desenvolvimento das plantas – frutíferas, em sua maioria -, que estão sendo utilizadas na subsistência de comunidades locais.
“As mudas doadas pela MS Pantanal estão prosperando”, disse Dona Élida, proprietária do terreno em que o coletivo realizou a ação em novembro. “Estamos cuidando muito bem dessas árvores, porque é delas que tiramos nosso sustento”, acrescentou.
Sobre a PPP. A MS Pantanal assumiu em maio do ano passado a operação plena de serviços de coleta, afastamento e tratamento de esgoto em todos os 68 municípios em que a Sanesul já atua. A parceria pioneira se tornou viável após a sanção do Marco Legal do Saneamento, em 2020.
Ao lado da Sanesul, a companhia tem a meta de universalizar os serviços de saneamento básico até 2031, antecipando-se à legislação. Com o cumprimento da meta, mais 1,7 milhão de sul-mato-grossenses terão acesso aos serviços, posicionando o MS como o primeiro estado do Brasil a realizar tal feito. Para isso, estima-se um investimento de cerca de R$ 1 bilhão em obras por parte da iniciativa privada.
Postado por paintbox em 14/dez/2021 -
Durante três dias, a meia maratona Bonito 21K movimentou R$ 3 milhões e atraiu mais de seis mil pessoas, entre atletas e familiares, ao maior destino de ecoturismo do Brasil. O evento apoiado pelo Governo do Estado, por meio da Fundação de Desporto e Lazer (Fundesporte), chega a sua sétima edição com amplas chances de entrar no circuito nacional em atletismo e ciclismo e fomenta o turismo local em um período de baixa temporada.
O alto nível das provas, realizadas no sábado e neste domingo, credencia Bonito 21K a integrar o ranking nacional. No atletismo, a meiamaratona de 21 quilômetros já é homologada pela federação estadual e a Confederação Brasileira de Ciclismo avalia ranquear a prova de 121 quilômetros. Para o turismo, segundo a organizadora da prova, Kassilene Cardadeiro, a realização do evento na primeira semana de dezembro beneficia todos os segmentos do setor.
Este ano o número de inscritos – 2.050 atletas, sendo 1.738 na corrida – foi recorde e para 2022 a organização pretende ampliar os valores da premiação para atrair equipes de ponta de outros estados. Kassilene Cardadeiro destacou o apoio do Governo do Estado, que garante toda a parte de estrutura, e informou que a prova teve um crescimento de 70% somente no atletismo. Com duas edições, o ciclismo também desponta positivamente.
Calor intenso
Na avaliação de Denildo José Gomes, diretor da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), Bonito 21K tem todas as condições técnicas para entrar no ranking nacional futuramente. Ele e outros membros da entidade arbitraram as provas, realizadas hoje (05) de manhã, e elogiou a organização e a estrutura, bem como as condições da pista da rodovia MS-178, onde 312 atletas competiram em 50 e 121 quilômetros.
“É uma prova muito dura, devido ao calor, com potencial para ser ranqueada e entrar no nosso calendário nacional”, disse Gomes. “Os atletas sentiram muito a alta temperatura, mas a organização atuou de forma rápida e colocou três pontos de hidratação ao longo do percurso e isso amenizou um pouco o impacto”, completou o dirigente, que também destacou o nível técnico dos competidores. “As equipes são muito organizadas”.
A alta temporada foi determinante no rendimento dos atletas, interferindo logicamente nos resultados. A largada do ciclismo ocorreu às 7h, com os competidores percorrendo o trecho entre a Praça da Liberdade e o trevo que demanda a Bodoquena (MS-178), onde foi dada a largada. Depois do esforço, o sorriso e a alegria dos atletas após conhecerem sua classificação criaram um clima de muita animação ao final do evento, com a entrega da premiação.
Classificação geral
Na categoria MTB nos 121 quilômetros, em disputa acirrada, os dois primeiros colocados na classificação geral foram: Ailton Stropa Garcia Junior (Dourados), com o tempo de 4h25m13s, e Wanderlei Recaldi da Silva (Bonito), em 4h25m14s. No feminino, a campeã dos 50 quilômetros foi Otavia Gonçalves da Cunha (Campo Grande), com o tempo de 1h42m36s, e no masculino, Esmael Ramos Lopes (Navirai), em 1h30m04s.
Na categoria Speed, Ingrid Pereira da Silva (Campo Grande) venceu os 121 quilômetros no feminino, em 3h22m12s, enquanto no masculino o campeão geral foi Leonardo Tavares Pereira (Campo Grande), em 3h14m41s. Nos 50 quilômetros, esta foi a classificação: Talita Martins (Campo Grande), com o tempo de 1h3206s, foi a campeã no feminino; no masculino, venceu Lucas Francisco Garcia (Rio Brilhante), em 1h21s
A PPP do saneamento, Ambiental MS Pantanal, patrocina o evento. O Governo do Estado, Fundesporte, Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio (Sectur), prefeitura de Bonito, e Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (Sanesul) são os apoiadores.
Postado por paintbox em 26/nov/2021 -
Em sua oitava edição, o evento gastronômico e cultural Cata Guavira reuniu – ao longo da semana – chefes de cozinha, agrônomos, lideranças indígenas e produtores agrícolas para a realização de cursos e diálogos sobre agricultura sintrópica, plantio agroflorestal, biodiversidade e reciclagem, na Chácara Boa Vida, em Bonito.
O festival, que acontece em paralelo ao 17º Festival da Guavira de Bonito, se tornou referência na capital do ecoturismo sul-mato-grossense, e terá mais dois dias de atividades. Neste sábado (27), o evento será concluído na Feira do Produtor, onde os parceiros do evento farão a exposição e comercialização de seus produtos na Praça da Liberdade, a partir das 7h.
Curadora do Cata, a chef Letícia Krause conta que o evento surgiu com o intuito de promover a economia local de maneira sustentável. “O objetivo é, além de apresentar a rica diversidade da cultura gastronômica de MS, também trazer as vozes dos povos locais que são referência de agroextrativismo sustentável”, diz. “Isso contribui para um evento com muita inovação, fortalecendo as comunidades atuando nessas diferentes pontas”, acrescenta.
Neste ano, o Cata Guavira trouxe o biólogo Juã Pereira, proprietário do Sítio Semente, que ministrou aulas sobre práticas de plantio e podas no sistema agroflorestal. Esse sistema reúne as culturas de importância agronômica em conjunto com plantas que integram a floresta, levando em consideração a recuperação vegetal e do solo afetado pela monocultura.
Apoiadora do projeto, a empresa de saneamento Ambiental MS Pantanal, que surgiu da Parceria Público-Privada (PPP) entre a Sanesul e o Grupo Aegea, doou mil mudas de espécies nativas, em parceria com o coletivo Mil Pelo Planeta, para apoiar realização dos cursos. Foram entregues mudas de espécies como angico branco e preto; cumbaru; ipê amarelo, rosa, roxo e branco; jatobá; nêspera; laranjinha do cerrado; cagaita; cedro rosa; murta-cheirosa e cajá-mirim.
Na semana, também foi realizada uma palestra com a servidora da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), Jovelina Marina de Oliveira, sobre a importância das abelhas nativas na conservação da biodiversidade e na produção de alimentos.
Ainda participaram do evento lideranças indígenas da Organização Caianás, do povo terena. A organização atua na comunidade Cachoeirinha e aldeias próximas, no município de Miranda, no Pantanal. Líder do Caianás, o terena Leosmar Antonio, promoveu diálogos sobre os fazeres sustentáveis e a cultura ancestral da etnia.
Nesta tarde (26), a partir das 18h, o Cata Guavira realiza uma roda de conversa que será transmitida ao vivo pelo Youtube, sobre extrativismo sustentável. O bate-papo contará com a presença de grandes nomes do extrativismo sustentável na região do Cerrado e do Pantanal: Rosana Claudina da Costa Sampaio (Presidente da CEPPEC) e Libertina (Presidente da Associação das Mulheres Extrativistas e Liderança na comunidade indígena Imbirussu, em Taunay MS).