Postado por paintbox em 28/abr/2023 - Sem Comentários
Equipes técnicas compostas por servidores da Secretaria de Meio Ambiente de Bonito, Vigilância Sanitária, Sanesul e MS Pantanal iniciaram visitas domiciliares para identificar e notificar ligações irregulares de águas pluviais na rede de esgoto, em Bonito, Mato Grosso do Sul.
A iniciativa faz parte do ‘Programa Rios Cristalino’, que envolve ações para melhorar o sistema de coleta de esgoto e monitoramento da qualidade das águas dos córregos urbanos do município e o Rio Formoso.
Na primeira etapa foram feitas ações de sensibilização socioambiental nos meios de comunicação, com intuito de informar a sociedade sobre o uso adequado das instalações prediais de esgoto e da rede coletora.
Nessa segunda fase do projeto, tiveram início as ações de investigação de ligação e notificação às propriedades irregulares, que estão sendo realizadas com o apoio de um grupo técnico formado pelo poder público e sociedade civil. Esse trabalho de campo, visa o maior alcance na difusão de boas práticas que relacionam saúde, saneamento e meio ambiente.
Como também pontua o prefeito Josmail Rodrigues, o trabalho deve abranger todos os imóveis do município e foi iniciado pelos locais onde há maior incidência de extravasamentos nos dias de chuva.
“Muitos moradores não sabem que possuem problemas de esgotamento sanitário em seus imóveis, e nós estamos realizando essas visitas com intuito de orientá-los e como corrigir. Porque para muitos, pode parecer algo distante, que não envolve a pessoa diretamente, mas se pensarmos de forma ampla, todos somos prejudicados, porque rios sujos significam prejuízo na economia, sem falar de todos os crimes ambientais”.
O programa Rios Cristalinos objetiva acompanhar o plano de manutenção da rede de esgoto para evitar entupimentos e extravasamentos; buscar soluções para residências que estão abaixo da quota da rede de coleta; identificar e notificar as ligações irregulares de esgoto na rede de drenagem e de ligações irregulares de águas pluviais na rede de esgoto e monitoramento da qualidade das águas dos córregos urbanos.
Postado por paintbox em 20/abr/2023 - Sem Comentários
Aconteceu na noite desta terça-feira (18), a abertura da 21ª edição do Congresso Brasileiro do Ministério Público de Meio Ambiente em Bonito, Mato Grosso do Sul. A solenidade contou com a participação de autoridades locais, membros da ABRAMPA, do Ministério Público, de órgãos públicos, de iniciativas privadas e públicas, além de instituições de ensino e pesquisa.
Paulo Antunes de Siqueira, Diretor Presidente da Ambiental MS Pantanal – Aegea, apesentou um dos primeiros painéis da noite, com a palestra ‘Sanear é Preciso Para o E.S.G’. Na ocasião, o diretor abordou as vivencias e as práticas de sustentabilidade ambiental, social e de governança corporativa (ESG) da Aegea, com destaque para exemplos realizados pela Ambiental MS Pantanal.
“Compartilhamos experiências com os membros do Ministério Público e tantos outros profissionais de diversas áreas do nosso país. Uma oportunidade singular de destacar que a execução de nossas atividades tem como finalidade o acesso ao esgotamento sanitário pela população sul-mato-grossense, por meio de práticas socialmente conscientes, sustentáveis e corretamente gerenciadas pela Aegea”.
Visando uma agenda positiva, baseada no diálogo com instituições que apoiam ações de conservação ambiental do bioma Pantanal, Alexandre Magno, Procurador Geral de Justiça de Mato Grosso do Sul, destaca a importante participação de empresas, como a Aegea e a MS Pantanal no evento.
“É uma satisfação termos como painelistas e congressistas representantes do grupo Aegea, empresa que trabalha fortemente para a universalização do saneamento básico no MS, com responsabilidade social, princípios primordiais para que as futuras gerações tenham um ambiente equilibrado e sustentável”, destacou.
Na abertura do evento, a programação do dia contou com uma mensagem da atriz Cristiana Oliveira, embaixadora da Onça-pintada no Pantanal, e com os painéis: A Proteção dos Biomas Brasileiros Debatedores: mesa formada por Cláudia Gaigher, Jornalista Ambiental; Angela Kuczach, Presidente da Rede Nacional Pró Unidades de Conservação; Alexandre Gaio, Presidente da ABRAMPA e promotor de Justiça do MPPR e Luciano Furtado Loubet, 1º Vice-presidente da ABRAMPA e promotor de Justiça do MPMS.
O Congresso
A edição deste ano tem como objetivo debater o tema “Meio Ambiente e Atividades Econômicas: instrumentos positivos e a atuação do Ministério Público”. Foram três dias de apresentações, debates e intercâmbios de experiências exitosas visando consolidar uma agenda positiva entre Ministério Público (MP), Poder Público, sociedade civil, empresas e indústrias.
Com abordagem interdisciplinar, o congresso abordou os eixos temáticos: Pantanal (ameaças e sobrevivência); mudanças climáticas e modelos de proteção agrícola; instrumentos de planejamento territorial e governança ambiental; paisagem e direito; responsabilidade ambiental empresarial; proteção dos animais silvestres; logística reversa de resíduo; novo marco do saneamento, planejamento urbano e resiliência das cidades.
Postado por paintbox em 12/abr/2023 - Sem Comentários
Entre os dias 18 e 20 de abril, a Aegea participará da ‘21ª edição do Congresso Brasileiro do Ministério Público de Meio Ambiente’, em Bonito, MS, representada pelo diretor presidente da Ambiental MS Pantanal, Paulo Antunes. O tema central dessa edição será “Meio Ambiente e atividades econômicas: instrumentos positivos e a atuação do Ministério Público.
Na ocasião, o diretor trará para o debate de abertura a palestra magna com o tema: ‘Sanear é preciso para o E.S.G’. De acordo com o dirigente, essa será uma oportunidade de apresentar as vivencias e as práticas de sustentabilidade ambiental, social e de governança corporativa (ESG) da AEGEA, com destaque para exemplos realizados pela Ambiental MS Pantanal’.
“Os princípios ESG são norteadores das operações realizadas pela AEGEA. Temos atividades fortemente despoluidora, como por exemplo o fato de tratarmos mais de 200 bilhões de litros de esgoto em todas as nossas Concessionárias e PPPs”.
Durante os 3 dias de evento são esperados cerca de 300 participantes entre membros do Ministério Público, magistrados, advogados e representantes de empresas e indústrias, de organizações não governamentais, da academia e de órgãos públicos ambiental, que terão a oportunidade de participar de painéis criados a partir de discussões interdisciplinares, que inspirem e promovam uma defesa jurídica, democrática, resolutiva e eficiente do meio ambiente. O evento acontecerá na próxima semana, no Hotel Wetiga, na Rua Cel. Pilad Rebuá, Bonito, MS. Para mais informações acesse https://congresso.abrampa.org.br/
Parte da Parceria Público-Privada -PPP com a Sanesul, a MS Pantanal opera na coleta, afastamento e tratamento do esgoto em 68 municípios em que a estatal atua. A empresa faz parte do Grupo Aegea e se antecipou ao marco legal do saneamento básico, sancionado em 2020, para impulsionar os investimentos a fim de que o MS atinja a universalização do saneamento até 2031.