Arquivo de agosto 30America/Sao_Paulo 2024

Equipe Técnica da Sanesul visita MS Pantanal para conhecer processo de reaproveitamento de Lodo

Postado por daniela.ayres@ambientalmspantanal.com.br em 30/ago/2024 - Sem Comentários

Na última quarta-feira (28), a MS Pantanal recebeu uma visita técnica de membros da equipe da Sanesul, composta por Natalia Pereira, Alan Artigas Barbosa, Edvaldo Maciel, Jean dos Santos Flor, e o Gerente Regional da Sanesul, da unidade de Ponta Porã, Célio Poveda Filho. O objetivo da visita foi conhecer o processo de destinação e reaproveitamento do lodo gerado nas Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) de Mato Grosso do Sul.

A visita teve início na sede da MS Pantanal, onde o diretor-presidente, Paulo Antunes, apresentou ao grupo os propósitos e a execução da iniciativa. Antunes destacou que o objetivo inicial do projeto era verificar a viabilidade do uso do lodo das ETEs como componente de um fertilizante agrícola.

“Os resultados dos testes confirmaram que o lodo, quando combinado com biofertilizante de esterco bovino, oferece uma alternativa segura e sustentável para seu reaproveitamento, alinhando-se aos princípios da sustentabilidade e economia circular”, esclareceu.

Para o gerente Célio Poveda, a visita representa um passo importante para aproximar os processos gerenciais e operacionais da Empresa de Saneamento do Mato Grosso do Sul. Ele ressaltou a importância da integração, afirmando que “essa troca de conhecimentos promove a visibilidade dos procedimentos da empresa, compartilha informações e traz transparência às atividades realizadas em diversos setores. Isso é fundamental para nosso papel junto ao Estado e à população sul-mato-grossense.”

Após a reunião na sede, o grupo seguiu para o município de Terenos, a 32 km de Campo Grande, para acompanhar de perto o processo de fabricação do novo adubo orgânico desenvolvido a partir do lodo das ETEs.

Participaram também dessa etapa da visita membros da equipe técnica da MS Pantanal: Ivan Pedro Martins, ponto focal da MS Pantanal na parceria com a Semadesc-Agraer e Organics; Cristhian Jaison de Sandre Amanda, supervisor de Meio Ambiente da MSP; Amanda Silveira de Franca e Paulo Bruno Araújo da Silva, analistas de meio ambiente MSP; além de Fabio da Cruz, supervisor da Segurança do Trabalho e Fernanda Pereira de Lima, Analista de Responsabilidade Social de Águas Guariroba.

Cooperação garante avanços na agricultura Familiar em Mato Grosso do Sul com Uso de Fertilizante Orgânico

Postado por daniela.ayres@ambientalmspantanal.com.br em 30/ago/2024 - Sem Comentários

A entrega do segundo lote de 100 toneladas do fertilizante orgânico Fertibio-MS marcou mais uma importante etapa na cooperação entre a Ambiental MS Pantanal, a Semadesc-Agraer e a empresa Organics. O fertilizante foi distribuído entre comunidades que participam do programa de agricultura familiar do governo do Estado de Mato Grosso do Sul, beneficiando diretamente agricultores, populações indígenas e quilombolas.

Essa iniciativa faz parte de um esforço coletivo, iniciado em junho de 2024, com o objetivo de fortalecer a agricultura sustentável no Estado, assegurando o acesso a insumos de alta qualidade que respeitam os princípios de preservação ambiental. O diretor-presidente da MS Pantanal, Paulo Antunes, ressaltou que a ação é um exemplo concreto de “economia circular”, promovendo melhorias em toda a cadeia produtiva ao mesmo tempo em que beneficia as comunidades do Mato Grosso do Sul.

“Desde junho, já foram distribuídas 260 toneladas de biofertilizantes. A continuidade dessa entrega reafirma nosso compromisso com o desenvolvimento rural sustentável, assegurando que os benefícios cheguem às famílias que mais precisam,” afirmou Antunes.

Parceria Inédita em MS Promove Sustentabilidade e Responsabilidade Social

Com o propósito de fomentar a economia circular e oferecer um destino sustentável ao lodo gerado nas Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs), a Ambiental MS Pantanal se uniu à Organics e ao Governo de Mato Grosso do Sul para criar o fertilizante orgânico “Organics Fertbio-MS”.

“O projeto tem como meta utilizar 100% do lodo das ETEs operadas pela MS Pantanal, transformando-o em um adubo de alto valor agregado,” explicou Antunes. O Fertbio-MS é produzido a partir da combinação de matérias-primas e bioprocessos desenvolvidos pela Organics, líder em tecnologias sustentáveis, e o lodo das ETEs operadas em 68 municípios sul-mato-grossenses.

Após o tratamento nas ETEs, o lodo passa por quarentena, secagem e compostagem, sendo misturado com esterco bovino e aditivos biológicos no Polo de Produção Orgânico em Campo Grande, onde ocorre sua estabilização e transformação no Fertbio-MS. A produção, iniciada em 14 de junho no município de Terenos, a 32 km da capital, já tem mostrado impactos positivos na produtividade agrícola.

Classificado como fertilizante orgânico de classe “B”, o Fertbio-MS é fruto de uma técnica de produção sustentável, destacando-se pelos benefícios ambientais para a agropecuária e o saneamento no Estado.

MS Pantanal realiza palestra de conscientização sobre Saúde do Trabalhador

Postado por daniela.ayres@ambientalmspantanal.com.br em 21/ago/2024 - Sem Comentários

Na manhã desta terça-feira (20), a MS Pantanal reforçou suas ações de conscientização sobre a saúde do trabalhador por meio de uma palestra ministrada pela médica do trabalho da Aegea, Mayara Azzolini Gonzale. A apresentação abordou temas fundamentais relacionados a doenças respiratórias e à importância da prevenção no ambiente ocupacional.

Entre os tópicos discutidos, destacaram-se o Programa de Proteção Respiratória (PPR), os riscos ocupacionais, a exposição a agentes químicos, as doenças pulmonares ocupacionais, a intoxicação por metais pesados, o câncer ocupacional e o uso adequado de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), especialmente os respiratórios.

Fabio Da Cruz, supervisor de segurança do trabalho da MS Pantanal, explicou que o Programa de Proteção Respiratória (PPR), um dos pontos centrais da palestra, estabelece medidas preventivas e procedimentos para garantir a saúde respiratória dos trabalhadores, conforme regulamenta a Norma Regulamentadora 9 (NR-9), que integra o Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR). “O PPR visa proteger a saúde dos trabalhadores contra os riscos respiratórios por meio da adequada utilização de respiradores”, afirmou Fabio.

Além das questões respiratórias, a palestra também destacou a campanha Agosto Azul e Vermelho, promovida pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV). Essa iniciativa tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância dos cuidados com o sistema circulatório, incentivando a detecção precoce de problemas vasculares e a adoção de hábitos saudáveis para a prevenção de doenças.

MS Pantanal Recebe Visita da Ambiental Paraná para Intercâmbio de Experiências

Postado por daniela.ayres@ambientalmspantanal.com.br em 09/ago/2024 - Sem Comentários

Na última quarta-feira, 8 de agosto, a MS Pantanal recebeu a visita de Cleverson Franca da Silveira, analista de Responsabilidade Social da Concessionária Ambiental Paraná. Ele foi recebido pelo diretor-presidente da MS Pantanal, Paulo Antunes, que apresentou uma visão abrangente sobre a trajetória e as operações da empresa, com destaque para os setores de responsabilidade social e comunicação.

Durante a visita, Cleverson Franca da Silveira explicou que o principal objetivo de sua ida à MS Pantanal foi conhecer de perto as práticas e a atuação da empresa no Mato Grosso do Sul. “A troca de experiências entre as concessionárias é fundamental para promover avanços e inovações no setor de saneamento básico na sua região”, destacou

Além de visitar a MS Pantanal, Cleverson também esteve em Águas Guariroba, empresa do mesmo grupo, a Aegea, que é responsável pelas concessões de água e esgoto em Campo Grande.

A Ambiental Paraná, concessionária pertencente à Aegea Saneamento, é uma das líderes no setor privado de saneamento básico no Brasil. Em parceria com a Sanepar, a Ambiental Paraná será responsável pelos serviços de coleta e tratamento de esgoto em 16 municípios do Paraná, reforçando a importância das parcerias público-privadas no desenvolvimento do saneamento básico no país.

Mato Grosso do Sul é Destaque Nacional na Universalização do Esgotamento Sanitário

Postado por daniela.ayres@ambientalmspantanal.com.br em 07/ago/2024 - Sem Comentários

Mato Grosso do Sul se consolida como referência nacional ao alcançar uma cobertura superior a 63% em esgotamento sanitário nos 68 municípios sob a responsabilidade da Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul). Este resultado coloca o estado à frente da média nacional de 54%, conforme dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), demonstrando um compromisso claro com a melhoria da qualidade de vida de sua população.

O governador Eduardo Riedel, juntamente com a diretoria da Sanesul, tem priorizado investimentos robustos em infraestrutura e parcerias estratégicas para expandir a rede de esgoto. Um exemplo é a Parceria Público-Privada (PPP) com a Ambiental MS Pantanal, que tem sido crucial para alcançar essas metas.

Renato Marcílio, diretor-presidente da Sanesul, destaca o empenho da empresa em garantir que todos os cidadãos do estado tenham acesso aos serviços de saneamento. “Estamos no caminho certo para alcançar a universalização antes dos prazos estabelecidos pelo novo marco legal do saneamento,” afirma Marcílio.

Já são 16 cidades no estado que atingiram a universalização do esgoto, incluindo Bonito, Três Lagoas e Ponta Porã, reforçando o compromisso de Mato Grosso do Sul com a saúde pública e o desenvolvimento sustentável. A determinação do estado em superar as metas do novo marco legal sancionado em 2020, que exige que até 2033, 90% do esgoto seja coletado e tratado, é um exemplo para outras regiões do país.

Com informações: ACOM/SANESUL