Postado por [email protected] em 12/out/2025 - Sem Comentários
Iniciativas reforçam a importância do saneamento básico e da preservação dos recursos naturais na formação das novas gerações
No Dia das Crianças, comemorado no dia 12 de outubro, a Ambiental MS Pantanal destaca o papel fundamental do saneamento básico na garantia da saúde, dignidade e qualidade de vida às crianças do interior de Mato Grosso do Sul.
Responsável pelo esgotamento sanitário em 68 municípios, a empresa atua em Parceria Público-Privada (PPP) com a Sanesul para acelerar a universalização do saneamento no estado.
Para que esse impacto seja efetivo e duradouro, é essencial que as crianças compreendam desde cedo a relevância do saneamento básico e da preservação dos recursos naturais. Por isso, a Ambiental MS Pantanal investe em ações educativas que levam informação e conscientização para escolas e comunidades, incentivando o cuidado com saneamento e meio ambiente.
Entre as iniciativas da empresa, o gibi “Liga do Saneamento” é um dos destaques. Lançado no ano passado, o projeto é uma parceria com a Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Mato Grosso do Sul (AGEMS) e a Sanesul, garantindo um alcance ainda maior nas escolas do estado.
O material educativo utiliza personagens e histórias envolventes para explicar, de forma simples e acessível, a importância do saneamento para a saúde pública e a preservação ambiental.
“A Ambiental MS Pantanal entende que projetos como o gibi ‘Liga do Saneamento’ são essenciais para as crianças, pois a arte e a cultura funcionam como ferramentas poderosas de ensino ambiental de forma lúdica e acessível. Por isso, investimos continuamente em projetos que levam informação e conscientização às comunidades onde atuamos”, destaca Jaciela Leguiça, analista de Responsabilidade Social.
Iniciativas culturais e educativas ganham destaque ao aproximar as crianças dos temas relacionados à água e ao saneamento. Um exemplo é a quarta edição da exposição itinerante “Olho D’Água – Artes Líquidas e Águas Visuais”, que utiliza arte e tecnologia para sensibilizar o público infantil sobre a importância da água e do saneamento para a saúde pública e o meio ambiente.
Com patrocínio da Ambiental MS Pantanal e da Sanesul, além do apoio das prefeituras locais e secretarias de educação, esta edição do projeto acontece desde agosto de 2025 e segue até maio de 2026 percorrendo diversos municípios do estado com um Tech-Truck equipado com cinema 3D e instalações interativas.
Com média de 600 alunos por semana até o momento, o Olho D’água já envolveu mais de 7.500 crianças e estudantes em nove cidades que o projeto passou, ampliando a conscientização sobre o uso racional da água.
“O projeto Olho D’Água cria uma conexão emocional com temas como cuidado com a água e preservação ambiental, fortalecendo hábitos de responsabilidade desde cedo”, finaliza Jaciela.
Para celebrar o Dia das Crianças, disponibilizamos desenhos para que a nova geração ajude a colorir do futuro de MS:
Postado por [email protected] em 10/out/2025 - Sem Comentários
MS Pantanal reafirma protagonismo na transformação socioambiental, unindo saneamento, clima e desenvolvimento sustentável
A Ambiental MS Pantanal marcou presença no ‘7º Seminário Nacional do ProfÁgua’ – Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos, realizado entre 8 e 10 de outubro, na sede da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), em Brasília.
O evento reuniu pesquisadores, gestores públicos, técnicos e representantes do setor privado para debater os avanços e desafios da gestão dos recursos hídricos e o saneamento no Brasil.
A participação da MS Pantanal destacou-se por uma ação integrada de comunicação e sustentabilidade, que incluiu a entrega de copos ecológicos personalizados aos participantes durante o credenciamento, incentivando o consumo consciente e reforçando o compromisso da empresa com práticas alinhadas à agenda de carbono neutro.
Os materiais continham QR Codes que direcionavam ao portal “Saneamento Salva”, iniciativa da Aegea Saneamento que democratiza informações sobre saneamento básico e saúde pública no Brasil.
Painel estratégico e integração com o SINGREH
No dia 10 de outubro, o diretor executivo da MS Pantanal, Clayton Marcos Pereira Bezerra, participou como palestrante no painel “Fortalecimento do ProfÁgua e sua relação com o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (SINGREH)”, ao lado de representantes nacionais de destaque no setor.
O debate abordou caminhos para fortalecer a integração entre pesquisa acadêmica, regulação pública e a atuação de empresas concessionárias, com foco em inovação, governança e sustentabilidade.
“Participar de um evento dessa relevância reafirma nosso compromisso em integrar inovação tecnológica, governança ambiental e responsabilidade socioambiental na gestão dos recursos hídricos e saneamento. A cooperação com a UEMS e com a rede ProfÁgua é estratégica para avançarmos em soluções concretas para o saneamento no Mato Grosso do Sul e no país”, destacou Clayton Bezerra, diretor executivo da MS Pantanal, durante sua fala no painel.
Sustentabilidade e cooperação institucional
A presença institucional da MS Pantanal também reforçou o termo de cooperação firmado com a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), parceira na implementação do Programa Carbono Zero de Mato Grosso do Sul. A ação prevê a compensação da pegada de carbono dos participantes do seminário com o plantio de mudas nativas do Cerrado e do Pantanal, executado no Viveiro Isaac de Oliveira (Aquidauana/MS), com monitoramento digital das áreas restauradas.
Com mais de 250 apresentações e painéis temáticos, o 7º Seminário ProfÁgua consolidou-se como um espaço estratégico de integração entre ciência, gestão pública e setor privado.