Postado por maria.espindola em 12/jun/2026 - Sem Comentários
Com aumento na capacidade de tratamento de 20 para 60 litros de esgoto por segundo, a nova Estação de Tratamento de Esgoto amplia a infraestrutura ambiental do município
A Ambiental MS Pantanal, em parceria com a Sanesul e o Governo do Estado, lançou na última quinta-feira (11/06), em Caarapó, a nova Estação de Tratamento de Esgoto do município, a ETE Caarapó. Localizada na zona rural de Caarapó, a nova ETE representa mais um avanço na infraestrutura de saneamento em MS.
Com capacidade de tratamento de 60 litros por segundo, a nova unidade amplia a capacidade operacional do sistema, contribuindo diretamente para o atendimento da população, a proteção dos recursos hídricos e a melhoria da qualidade ambiental.
Caarapó está entre os municípios que avançam rumo à universalização do saneamento em Mato Grosso do Sul, com 69,17% de cobertura em esgotamento sanitário. As obras seguem em andamento no município e, até o momento, já foram implantados mais de 39,6 quilômetros de rede coletora e executadas 2.3 mil ligações de esgoto, beneficiando aproximadamente 6,5 mil pessoas.
O Governador do Estado de Mato Grosso do Sul, Eduardo Ridel, reforçou na inauguração, o papel da parceria entre as instituições nos avanços do saneamento em MS.
“Inauguramos aqui hoje uma estação que sai de 20 litros por segundo para 60 litros por segundo preparando Caarapó, não só para sua universalização no saneamento ainda nesse em 26, mas preparando para os próximos 20 anos”.

Para a Ambiental MS Pantanal, esse avanço simboliza o compromisso da concessionária com a operação, o avanço e a sustentabilidade dos sistemas de esgotamento sanitário nos municípios atendidos pela Parceria Público-Privada firmada com a Sanesul e o Governo do Estado.
O diretor-executivo da concessionária, Clayton Bezerra, destaca a importância de investimentos conjuntos no Estado. “Essa entrega se soma a outras estruturas estratégicas que temos acompanhado de perto, como a ETE de Itaquiraí, o emissário de Bonito e as obras que integram o avanço da cobertura de esgotamento sanitário no Estado”.
O diretor reforça que cada obra representa mais do que apenas uma infraestrutura, trazendo também saúde pública, preservação ambiental, planejamento urbano e desenvolvimento para os 68 municípios sul-mato-grossenses atendidos pela parceria.
“Estamos falando de uma obra que amplia a capacidade de tratamento, fortalece a proteção ambiental e contribui para que o município avance com mais qualidade de vida para a população”, destaca Clayton.
Esse avanço é resultado de investimentos contínuos em rede coletora, ligações domiciliares, estações elevatórias e estruturas de tratamento. Como parte desse avanço, a ETE Caarapó tem papel fundamental para garantir que o esgoto coletado seja tratado de forma adequada antes da destinação final do efluente, ampliando a eficiência e a segurança operacional do sistema.
“A transformação que essa ETE vai trazer para Caarapó, no sentido de qualidade no tratamento de esgoto é fantástica, um sistema totalmente automatizado que vai garantir economia e sustentabilidade”, ressaltou Márcio Bueno, Supervisor da Unidade Local da Sanesul.
A ampliação da infraestrutura de saneamento representa um investimento direto em saúde pública, qualidade de vida e preservação ambiental. Ao expandir a coleta e o tratamento de esgoto, o município reduz riscos sanitários, contribui para a proteção dos mananciais e fortalece as bases para um desenvolvimento urbano mais sustentável.
Com atuação em 68 municípios do interior de Mato Grosso do Sul, a Ambiental MS Pantanal segue trabalhando para ampliar o acesso ao esgotamento sanitário, apoiar o avanço da universalização dos serviços e contribuir para cidades mais preparadas, saudáveis e sustentáveis.
Postado por maria.espindola em 12/jun/2026 - Sem Comentários
No 4º Congresso da Assomasul, atuação da Águas Guariroba e parceria entre Ambiental MS Pantanal, Sanesul e Governo do Estado destacam caminho rumo à universalização
Os avanços do saneamento em Mato Grosso do Sul e as perspectivas para os próximos anos estiveram entre os destaques do 4º Congresso dos Municípios, realizado em Campo Grande. O evento reuniu prefeitos, gestores públicos, especialistas e representantes institucionais para discutir caminhos voltados ao desenvolvimento das cidades, tendo a infraestrutura e o saneamento entre os temas estratégicos para o crescimento dos municípios.
Durante a programação, a Aegea, por meio da Águas Guariroba e da Ambiental MS Pantanal, apresentou os resultados da atuação construída no estado e as metas que devem posicionar Mato Grosso do Sul entre os primeiros estados do país a alcançar a universalização do saneamento.

Por meio da atuação da Águas Guariroba, na capital, e da ambiental MS Pantanal por meio de PPP (Parceria Público-Privada) com a Sanesul e o Governo do Estado, MS já ultrapassa 81% de cobertura de água e esgoto tratados, consolidando-se entre os estados mais avançados do país no setor. A expectativa é elevar esse índice para 90% até 2028 e alcançar 98% até 2031, em ritmo superior ao marco nacional de universalização, previsto para 2033.

Na abertura do debate sobre o cenário estadual, o governador Eduardo Riedel destacou o impacto do modelo adotado no Estado.
“Esse é um modelo de sucesso. Quando começamos a discutir o saneamento no Estado, a projeção era de que levaríamos cerca de 40 anos para universalizar os serviços. Hoje, já alcançamos mais de 76% de cobertura no interior, por meio da Parceria Público-Privada entre Governo do Estado, Sanesul e Ambiental MS Pantanal. E temos a meta de universalização até 2028, um prazo que, pelo ritmo dos investimentos e dos avanços, pode ser alcançado até antes. O impacto disso na saúde, na dignidade das pessoas e na qualidade de vida da população é gigantesco”, afirmou.
Para Gabriel Buim, diretor-presidente das concessionárias do grupo Aegea em MS, os resultados apresentados durante o Congresso demonstram que Mato Grosso do Sul se consolidou como referência nacional em saneamento por meio de uma atuação integrada entre poder público e iniciativa privada.
“Mato Grosso do Sul se tornou uma referência nacional em saneamento porque apostou em planejamento, investimentos e uma atuação integrada entre poder público e iniciativa privada. Os avanços alcançados em Campo Grande, por meio da Águas Guariroba, e no interior, com a Ambiental MS Pantanal em parceria com a Sanesul e o Governo do Estado, demonstram que a universalização é um objetivo possível quando existe compromisso com infraestrutura, saúde e qualidade de vida”, destacou Gabriel Buim.
Resultados que já transformam a realidade dos municípios
Os investimentos realizados desde 2021 já vêm mudando a realidade do saneamento no Estado. A partir da parceria entre Ambiental MS Pantanal, Sanesul e Governo do Estado, Mato Grosso do Sul acelerou a expansão da coleta e do tratamento de esgoto em 68 municípios, consolidando um dos maiores projetos de PPP em saneamento do país.
Até o momento, foram implantados mais de 729 quilômetros de redes coletoras de esgoto, possibilitando aproximadamente 58 mil novas ligações domiciliares e beneficiando diretamente cerca de 161,8 mil pessoas.
Atualmente, dezenas de cidades seguem com obras de saneamento em ritmo acelerado, enquanto 31 municípios já alcançaram a universalização dos serviços, consolidando Mato Grosso do Sul entre os estados que mais avançam no setor. A expectativa é que outras oito cidades atinjam esse patamar até 2026, ampliando ainda mais os resultados da parceria.

O avanço do saneamento já impacta diretamente mais de 2,9 milhões de pessoas, considerando as operações realizadas pela Águas Guariroba, Ambiental MS Pantanal e Sanesul no Estado.
“Com a parceria público-privada, aceleramos significativamente os resultados. Saímos de cerca de 45% de cobertura para 76% e já temos municípios universalizados, mostrando que esse modelo deu certo”, destacou Madson Valente, diretor Comercial e de Operações da Sanesul.
Segundo Clayton Bezerra, diretor-executivo da Ambiental MS Pantanal, a proximidade com os municípios tem sido essencial para garantir eficiência na execução das obras e acelerar resultados.
“Estar próximo dos prefeitos é essencial para fortalecer o diálogo e garantir que as obras avancem alinhadas às necessidades de cada município. Em parceria com a Sanesul, trabalhamos para organizar a execução dos projetos, reduzir interferências no dia a dia das cidades e acelerar a ampliação da cobertura, entregando mais saúde, qualidade de vida e sustentabilidade para a população”, afirmou.
Itaquiraí simboliza nova etapa do saneamento no interior
Entre os exemplos da nova fase do saneamento no interior está Itaquiraí, município administrado por Thalles Henrique Tomazelli, prefeito e presidente da Assomasul. A cidade recebe um investimento estruturante da Ambiental MS Pantanal, com a implantação de um sistema completo de esgotamento sanitário, incluindo uma nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), redes coletoras, estações elevatórias e ligações domiciliares, obra que representa um novo ciclo de desenvolvimento urbano, ambiental e de saúde pública para o município.
“O saneamento transforma a realidade dos municípios porque os investimentos chegam diretamente à população. Trazer esse tema para o centro das discussões permite compartilhar experiências bem-sucedidas e acelerar o desenvolvimento das cidades de Mato Grosso do Sul”, afirmou Thalles Henrique Tomazelli.
Além da ampliação da cobertura, os investimentos também apontam para uma agenda de sustentabilidade. A projeção é que as operações ultrapassem 98 milhões de metros cúbicos de esgoto tratado até 2029, em todo o estado, com 100% da energia utilizada proveniente de fontes renováveis, além da estimativa de redução de 15 toneladas de fósforo em corpos hídricos, fortalecendo a preservação ambiental no Mato Grosso do Sul.

Campo Grande como ponto de partida e referência em MS
A história da Aegea em Mato Grosso do Sul começou em Campo Grande, com a Águas Guariroba, uma das operações pioneiras da Aegea no país e referência no abastecimento de água, coleta de esgoto e tratamento.
Hoje, a capital figura entre as principais referências nacionais em saneamento básico, com 99,8% da população atendida com água tratada e 95% com acesso à rede de esgoto. Índices que posicionam o município entre os melhores desempenhos do país, segundo o Ranking do Saneamento 2026.
O estudo elaborado pelo Instituto Trata Brasil, em parceria com a GO Associados, aponta Campo Grande como a 2ª capital que mais investe em saneamento por habitante no Brasil, cerca de R$: 217,39 por pessoa, sendo a 3ª colocada entre as que menos perdem água, entre captação e abastecimento, e a 4º colocada no ranking dos melhores índices de saneamento.
Transformando o presente e o futuro
Os avanços construídos em Mato Grosso do Sul refletem a atuação da Aegea, uma das maiores empresas privadas do setor no país, presente em 15 estados brasileiros e responsável por levar água tratada, coleta e tratamento de esgoto a mais de 39 milhões de pessoas, do Norte ao Sul do Brasil.
A companhia tem transformado realidades, em todo o país, por meio de uma atuação pautada em inovação, eficiência operacional e compromisso com a qualidade de vida da população. Mais do que infraestrutura, a Aegea contribui para construir cidades mais saudáveis, resilientes e preparadas para o futuro, promovendo dignidade, desenvolvimento e preservação dos recursos naturais.
Em diferentes territórios do país, a presença da companhia se traduz em mudanças concretas no cotidiano das pessoas. Da ampliação do acesso ao saneamento à recuperação ambiental, da melhoria da saúde pública à criação de oportunidades para o desenvolvimento sustentável. Uma trajetória construída com o propósito de transformar o presente e contribuir para um futuro melhor para milhões de brasileiros.
Postado por maria.espindola em 10/jun/2026 - Sem Comentários
Obras em Maracaju, Vicentina e Rio Brilhante reforçam a infraestrutura de esgotamento sanitário e contribuem para a universalização do serviço
A Ambiental MS Pantanal e a Sanesul avançam, em 2026, com obras de ampliação do esgotamento sanitário em Maracaju, Vicentina e Rio Brilhante, na porção centro-sul de Mato Grosso do Sul. Estratégicos para a economia estadual e inseridos em áreas de influência de importantes bacias hidrográficas ligadas ao rio Paraná, os municípios recebem investimentos para ampliar o acesso à rede de esgoto, fortalecer a infraestrutura urbana e contribuir para a proteção ambiental e a saúde pública.
As obras contemplam diferentes etapas de expansão e consolidação do sistema de esgotamento sanitário nos três municípios. Em Maracaju, que possui 75,87% de cobertura, o plano prevê mais de 56 quilômetros de rede coletora e 5.675 novas ligações domiciliares, beneficiando cerca de 15,3 mil pessoas. Somente em 2026, já foram executados 8,6 quilômetros de rede, 607 ligações domiciliares, uma Estação Elevatória de Esgoto (EEE) e 214 metros de linha de recalque, estrutura responsável por conduzir o esgoto bombeado até o ponto adequado do sistema.
Já em Vicentina, que possui 49,13% de cobertura, as intervenções incluem a implantação de uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), com capacidade de 10 litros por segundo, e de mais de 5,3 quilômetros de emissário, responsável por conduzir o efluente tratado até o corpo receptor. Somadas à ampliação da rede e à entrega da estação elevatória prevista pela Sanesul, as obras devem criar as condições para que o município alcance a universalização do esgotamento sanitário ainda em 2026.
No município de Rio Brilhante, a universalização deve avançar com a ativação de mais de 5,4 mil ligações domiciliares e de aproximadamente 46 quilômetros de rede coletora já implantados. O planejamento também prevê a ativação de quatro Estações Elevatórias de Esgoto (EEEs), etapa fundamental para garantir a plena operação do sistema e ampliar o atendimento à população.

Para Gabriel Buim, diretor-presidente da Ambiental MS Pantanal, as obras previstas para 2026 ampliam a infraestrutura essencial para garantir que o esgoto percorra o caminho adequado, da coleta nos imóveis ao tratamento final.
“Cada quilometro de rede implantado e cada nova ligação domiciliar representam mais saúde, qualidade de vida e desenvolvimento para a população. Essas estruturas permitem que o esgoto seja coletado nos imóveis, conduzido pela rede, bombeado pelas estações elevatórias quando necessário e direcionado com segurança até o tratamento. É uma infraestrutura que muitas vezes fica sob o solo, mas que transforma a rotina das cidades, protege os recursos hídricos e deixa um legado permanente para Mato Grosso do Sul”, afirma.
Com a coleta e o tratamento adequados, diminuem os riscos de contaminação do solo e dos corpos d’água, são reduzidos os impactos ambientais e melhoram as condições sanitárias dos bairros. Na prática, os investimentos contribuem para mais saúde pública, dignidade, valorização urbana e proteção dos recursos naturais.
Sobre a Ambiental MS Pantanal
A Ambiental MS Pantanal integra a Aegea Saneamento, grupo presente em 892 cidades de 15 estados brasileiros. No interior de Mato Grosso do Sul, a empresa opera os serviços de coleta, afastamento e tratamento de esgoto em 68 municípios, por meio de Parceria Público-Privada firmada com o Governo do Estado e a Sanesul.
Postado por maria.espindola em 02/jun/2026 - Sem Comentários
No primeiro semestre de 2026, investimentos incluem ampliação de redes coletoras, novas ligações domiciliares e implantação de estações de tratamento de esgoto
A Ambiental MS Pantanal, responsável pelos serviços de coleta, afastamento e tratamento de esgoto no interior de Mato Grosso do Sul, divulga os principais avanços das obras realizadas no primeiro semestre de 2026. As intervenções contemplam a expansão da rede coletora de esgoto nos municípios de Água Clara, Caarapó, Chapadão do Sul, Eldorado, Fátima do Sul, Itaquiraí, Ivinhema, Maracaju, Naviraí, Nova Andradina, Rio Brilhante, Rio Verde de Mato Grosso, Selvíria, Sete Quedas, Sidrolândia e Sonora.
Somente entre janeiro e maio deste ano, nesses 16 municípios, a concessionária implantou mais de 150 quilômetros de rede coletora de esgoto e executou mais de 9 mil ligações domiciliares. Os números integram o acompanhamento das entregas previstas para 2026 e reforçam o compromisso da empresa com a ampliação progressiva do acesso ao esgotamento sanitário no Estado.
Os avanços fazem parte da estratégia de expansão da cobertura dos serviços em Mato Grosso do Sul. A previsão é que o Estado alcance 90% de cobertura em 2028, número que já o torna universalizado. Para a concessionária a meta é alcançar em 98% a universalização do esgotamento sanitário no ano de 2031, dois anos antes do prazo estabelecido pelo Marco Legal do Saneamento, previsto para 2033.
Entre os municípios contemplados, Itaquiraí, Eldorado, Sonora, Sete Quedas, Rio Brilhante, Fátima do Sul, Selvíria e Nova Andradina concentram avanços expressivos na implantação de redes coletoras e novas ligações domiciliares. Já em Fátima do Sul, Aparecida do Taboado, Taquarussu e Itaquiraí, o destaque está na implantação de obras estruturantes, como as Estações de Tratamento de Esgoto, para a ampliação e consolidação dos sistemas de esgotamento sanitário.
Em Itaquiraí, a construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do município está em fase final. A nova estrutura marca uma transformação histórica para a cidade, que atualmente não possui cobertura de esgotamento sanitário e, com a entrega do sistema, será universalizada em um único ciclo de obras.

Fátima do Sul, Aparecida do Taboado e Taquarussu também receberão novas Estações de Tratamento de Esgoto. Nessas cidades, as obras estão em diferentes fases de execução, com previsão de conclusão ainda neste ano. A expectativa é que as entregas contribuam para elevar a cobertura de esgotamento sanitário em Mato Grosso do Sul para mais de 80% até o fim de 2026.
O balanço do semestre reforça a consolidação do sistema de saneamento implantado no interior do Estado desde o início da Parceria Público-Privada entre a Sanesul, a Ambiental MS Pantanal e o Governo de Mato Grosso do Sul, firmada em 2021. As obras previstas no cronograma de 2026 integram um plano contínuo de investimentos voltado à ampliação, modernização e universalização dos serviços nos municípios atendidos.
O diretor-executivo da Ambiental MS Pantanal, Clayton Bezerra, destaca que a prestação de contas das entregas realizadas demonstra a evolução concreta do saneamento no interior do Estado.
“Quando apresentamos os avanços das obras, mostramos também o impacto real desses investimentos na vida das pessoas. O acesso ao saneamento de qualidade gera efeitos diretos na saúde pública, no desenvolvimento urbano, na preservação ambiental e na qualidade de vida da população. São benefícios que alcançam não apenas os municípios que recebem as obras, mas todo o conjunto dos 68 municípios atendidos pela concessionária e pela Sanesul”, ressalta.
Sobre a Ambiental MS Pantanal
A Ambiental MS Pantanal integra a Aegea Saneamento, grupo presente em 892 cidades de 15 estados brasileiros. No interior de Mato Grosso do Sul, a empresa opera os serviços de coleta, afastamento e tratamento de esgoto em 68 municípios, por meio de Parceria Público-Privada firmada com o Governo do Estado e a Sanesul.
Postado por maria.espindola em 01/jun/2026 - Sem Comentários
Treinamento sobre o uso correto da rede coletora de esgoto leva informação a profissionais que estão na linha de frente do cuidado com a população
A Ambiental MS Pantanal realizou, na última terça-feira (26), em Rio Brilhante, mais uma etapa do treinamento voltado à orientação sobre o uso correto da rede coletora de esgoto. A iniciativa chega ao município em um momento estratégico para o avanço do saneamento. Atualmente, Rio Brilhante conta com aproximadamente 50% de cobertura de esgotamento sanitário, e com investimentos em andamento, deve avançar para mais de 90%, tornando-se mais um município universalizado no MS.
Desenvolvida em parceria com a Sanesul e a Prefeitura Municipal, a capacitação tem como público os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e os Agentes Comunitários de Endemias (ACE) de Mato Grosso do Sul. Somente nesse primeiro semestre de 2026 a iniciativa já percorreu os municípios de Batayporã, Vicentina, Fátima do Sul, Santa Rita do Pardo e Brasilândia.
Por meio de palestras voltadas a sensibilização sobre o uso correto da rede de esgoto e da distribuição de materiais informativos, a ação busca sensibilizar os profissionais como multiplicadores de informações, já que eles atuam diretamente nas residências e mantêm contato permanente com a população.
Segundo o diretor-executivo da Ambiental MS Pantanal, Clayton Bezerra, levar conhecimento a quem está diariamente nos bairros e nas casas das famílias é essencial para ampliar os resultados do saneamento. “Os agentes visitam as casas, levando informação, saúde e qualidade de vida. Agora também vão levar conhecimento sobre o uso adequado da rede coletora de esgoto”.

Clayton reforça que a capacitação integra agenda mais ampla de promoção da saúde, da sustentabilidade e da qualidade de vida em Rio Brilhante. “Em breve o município estará universalizado, e poderá contar com a utilização correta e adequada do serviço de esgotamento sanitário, trazendo como consequência, todos os benefícios esperados da implantação de uma infraestrutura como esse”, afirmou.
O Gerente regional da Sanesul, Klinger Rodrigues, também destacou que a orientação passada aos agentes de saúde contribui para o funcionamento adequado do sistema, evitando ligações incorretas, uso irregular da rede, extravasamentos e dificuldades operacionais.
Para a agente comunitária de saúde de Rio Brilhante, Rosalina Ajala, a capacitação vai auxiliar os profissionais na orientação direta aos moradores. “Vamos poder informar a população sobre como utilizar corretamente a rede de esgoto, esclarecendo principalmente o que pode e o que não pode ser descartado na rede”.
O coordenador de endemias do município, Marcos da Silva, reforçou a importância da iniciativa para o trabalho cotidiano dos agentes. “Para nós que lidamos direto com as endemias no município de Rio Brilhante, poder tirar e esclarecer as dúvidas que surgem no dia a dia contribui para uma população mais bem-informada”.
A iniciativa integra o programa de capacitação ambiental desenvolvido pela Ambiental MS Pantanal em parceria com a Sanesul e tem previsão de percorrer mais municípios do Estado até o final de 2026. A expectativa é levar orientações sobre o uso correto da rede coletora aos 68 municípios atendidos pela concessionária em MS.
O que pode e o que não pode ir para a rede de esgoto?
Na rede de esgoto devem ser descartadas apenas as águas de uso doméstico, como a do banho, da descarga, das pias e lavatórios, dos ralos de banheiro e cozinha, além da água de máquinas de lavar louças e roupas. Por outro lado, itens como água da chuva, fraldas, medicamentos, papéis, panos, plásticos, restos de comida, pó de café, cascas de frutas, óleo de cozinha e materiais corrosivos não devem ser jogados na rede, pois podem causar entupimentos e comprometer o funcionamento do sistema.


Sobre a Ambiental MS Pantanal
A Ambiental MS Pantanal integra a Aegea Saneamento, grupo presente em 892 cidades de 15 estados brasileiros, atuando de norte a sul do país. No interior de Mato Grosso do Sul, a empresa opera os serviços de coleta, afastamento e tratamento de esgoto em 68 municípios, por meio de Parceria Público-Privada (PPP) firmada com o Governo do Estado e a Sanesul.
Na Capital, Campo Grande, a Águas Guariroba atua sob concessão plena, com abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto.
Postado por maria.espindola em 05/maio/2026 - Sem Comentários
Estado saiu de 46% para 75% de cobertura em cinco anos e acelera obras em 42 municípios em 2026
Ao completar cinco anos de operação, a Ambiental MS Pantanal celebra um marco histórico para o saneamento em Mato Grosso do Sul. Nos 68 municípios atendidos pela concessionária, a cobertura de esgoto avançou de 46% para 75%, um crescimento de 30 pontos percentuais desde o início da Parceria Público-Privada firmada com a Sanesul e o Governo do Estado, em 2021.
O avanço também se reflete no número de cidades universalizadas. Em março de 2026, a Ambiental MS Pantanal alcançou a universalização do esgotamento sanitário em 29 municípios, considerando aqueles com índices acima de 90% de cobertura.
Para o diretor-presidente da concessionária, Gabriel Buim, o resultado confirma que planejamento, investimento contínuo e execução estruturada são fundamentais para transformar a realidade do saneamento no Estado.
“MS deu um salto na cobertura de esgoto nos últimos cinco anos. Esse avanço significa mais saúde, proteção ambiental e desenvolvimento para os municípios atendidos. Seguimos avançando com novas redes nas ruas, ligações de esgoto nas casas, estações de tratamento e investimentos contínuos em ações voltadas ao cuidado com o meio ambiente e com as pessoas, para que os benefícios do saneamento cheguem a cada vez mais famílias”, destaca Gabriel Buim.
Neste ano passaram a integrar a lista de municípios universalizados, Ivinhema, Anaurilândia e Selvíria ampliando para cerca de 270 mil moradores o número de pessoas beneficiadas com os serviços de esgotamento sanitário nas cidades que já alcançaram esse patamar.
A relação de municípios universalizados já contava com Brasilândia, Ribas do Rio Pardo, Santa Rita do Pardo, Três Lagoas, Alcinópolis, Bonito, Caracol, Japorã, Laguna Carapã, Paranhos, Ponta Porã, Jateí, Inocência, Paranaíba, Batayporã, Bataguassu, Dois Irmãos do Buriti, Figueirão, Tacuru, Angélica, Chapadão do Sul, Horizonte do Sul, Bodoquena, Porto Murtinho, Antônio João e Dourados.
Obras em 2026: 42 municípios e mais de 480 km de rede

Em 2026, a Ambiental MS Pantanal prevê obras de ampliação do sistema de esgotamento sanitário em 42 municípios, com a entrega de mais de 480 quilômetros de novas redes coletoras.
As frentes de trabalho começaram em janeiro e seguem ao longo do ano. A maior parte das entregas está concentrada no primeiro semestre, com continuidade das obras no segundo semestre.
Entre os municípios com entregas previstas ainda no primeiro semestre estão Caarapó, Maracaju, Nioaque, Pedro Gomes, Rio Brilhante, Rio Negro, Sidrolândia, Sonora e itaquiraí.
No segundo semestre, estão previstas obras nos seguintes municípios: Água Clara, Amambai, Anaurilândia, Bodoquena, Camapuã, Chapadão do Sul, Eldorado, Fátima do Sul, Itaporã, Ivinhema, Miranda, Naviraí, Nova Andradina, Selvíria, Sete Quedas e Vicentina.
As obras incluem redes coletoras, ligações domiciliares, estações elevatórias, emissários, linhas de recalque e ampliação da capacidade de tratamento, conforme a necessidade de cada município. Essa estrutura garante que o esgoto gerado em casas, comércios e prédios públicos seja coletado, transportado e tratado de forma adequada.
Para Clayton Bezerra, diretor-executivo da Ambiental MS Pantanal, o cronograma de 2026 consolida uma etapa estratégica para ampliar o saneamento no Estado.
“Estamos acelerando a implantação de redes, ligações domiciliares e estruturas operacionais para que mais famílias tenham acesso ao esgotamento sanitário. Cada nova rede entregue representa infraestrutura permanente, mais saúde, proteção ambiental e qualidade de vida para a população”, destaca.

Com a coleta e o tratamento adequado do esgoto, os municípios reduzem riscos de contaminação do solo e dos corpos d’água, melhoram as condições sanitárias dos bairros e fortalecem sua infraestrutura urbana para crescer com mais planejamento.
Sobre a Ambiental MS Pantanal
A Ambiental MS Pantanal integra a Aegea Saneamento, grupo presente em 892 cidades de 15 estados brasileiros, atuando de norte a sul do país. No interior de Mato Grosso do Sul, a empresa opera os serviços de coleta, afastamento e tratamento de esgoto em 68 municípios, por meio da Parceria Público-Privada firmada com o Governo do Estado e a Sanesul.
Postado por maria.espindola em 23/abr/2026 - Sem Comentários
Iniciativa do IMAM promove vivências práticas sobre água, saneamento e preservação ambiental para alunos da zona rural
Uma parceria entre o poder público e privado deu início na última quarta-feira, dia 22 de março, a mais um projeto que aborda a importância da educação ambiental e práticas sustentáveis. O programa de Educação Ambiental ‘Mata Produtora de Água’, é uma iniciativa organizada pela Prefeitura Municipal de Dourados por meio do Instituto do Meio Ambiente de Dourados (IMAM), executado pela Sanesul e MS Pantanal, em parceria com a Semed.
A programação reuniu 23 estudantes da Escola Municipal Perequete, localizada na zona rural do município, em um circuito educativo com visitas à Estação de Tratamento de Água (ETA) da Sanesul, à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Água Boa, operada pela Ambiental MS Pantanal, e ao Parque Natural Municipal do Paragem, área de captação de água do Rio Dourados.
Durante a experiência, as crianças tiveram contato prático com temas como o ciclo da água, preservação ambiental, saneamento básico e uso consciente dos recursos naturais. A proposta é aproximar os alunos da realidade dos serviços essenciais e estimular a formação de multiplicadores ambientais dentro das comunidades rurais.
Segundo a diretora do Departamento de Ensino na Secretaria Municipal de Educação, Karina Teixeira, Dourados possui 10 escolas no campo e iniciativas como esta abrem portas para os alunos. “A escola Perequete está localizada em um dos nossos distritos mais distantes, o distrito de Itahum, e nós vamos ampliar essa parceria e essa visitação com todas as outras unidades do campo também”.
Karina destaca ainda que o município está aberto a parcerias que fortaleçam o ensino público de qualidade e proporcionem experiências que complementem, na prática, os conteúdos trabalhados em sala de aula pelos professores..

O Gerente Regional da Sanesul em Dourados, Klinger Rodrigues destaca que essas visitas colocam as crianças em experiências para que aprendam sobre os recursos que utilizam em seu dia a dia. “A finalidade é trazê-los para conhecer o nosso sistema, para ver como produzimos a água, como utilizamos a água e conscientizá-los da importância de cuidarmos desses recursos”.
Para coordenadora da escola Perequete, Jessica Dias a experiência foi muito especial. “Poder conhecer a captação da água que nós consumimos, a estação de tratamento de esgoto, mostrando todo esse processo e também trazendo a importância da preservação do meio ambiente foi uma vivência nova e muito rica para eles”.
O Coordenador regional do polo de Dourados da Ambiental MS Pantanal, Maycon Rodrigues conta que a programação do projeto passou por todo o ciclo da água e do saneamento, reforçando sua importância e atuação das concessionárias. “Passamos por todo o ciclo da água, desde a captação e o tratamento até a destinação correta do esgoto”, afirma. Maycon acrescenta que a proposta também busca transformar os alunos em agentes multiplicadores. “A ideia é que eles levem esse conhecimento para os pais, colegas e para a comunidade”, ressalta.
Ítalo Ribeiro, geógrafo do IMAM e diretor do Departamento de Educação Ambiental explica que a iniciativa faz parte de um programa de educação ambiental mantido pelo instituto e elaborado a alguns anos. “A partir da aprovação da nova Lei Verde, em 2022, que incluiu a atualização da Política Municipal do Meio Ambiente de Dourados, foi possível colocar em prática alguns projetos do Departamento de Educação Ambiental, e um deles é o Mata Produtora de Água”, explica.
Por meio do PEA, previsto na Política Municipal de Meio Ambiente Lei 440/22 e Regulamentado pela Portaria 05/204/IMAM, o projeto propõe um dia interativo para crianças de escolas rurais do município, abordando temáticas que envolvem educação ambiental, sustentabilidade, ciclo da água e do saneamento. A expectativa é que novas edições contemplem outras escolas do campo de Dourados ao longo do ano, ampliando o alcance da iniciativa e beneficiando mais estudantes da rede municipal.
Postado por maria.espindola em 13/abr/2026 - Sem Comentários
Investimentos no interior e na Capital consolidam a inclusão sanitária e avançam na universalização com ampliação de rede e modernização dos sistemas
A Aegea Saneamento, uma das principais companhias privadas do setor no país, vem impulsionando o avanço do saneamento básico em Mato Grosso do Sul, consolidando o estado como um dos principais vetores da universalização no Centro-Oeste. Por meio da atuação integrada de suas concessionárias, o grupo tem ampliado a cobertura de esgotamento sanitário, modernizado sistemas e contribuído diretamente para a melhoria da qualidade de vida da população.
Em Campo Grande, a Águas Guariroba é responsável pelos serviços de saneamento desde 2000. Já a Ambiental MS Pantanal opera no interior, em parceria com o Governo do Estado e a Sanesul, expandindo o esgotamento sanitário em 68 municípios sul-mato-grossenses. Ambas as empresas são destaque no cenário nacional pela qualidade e capacidade de implantação da infraestrutura de saneamento.
Números recentes do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), com ano-base 2023, reforçam o protagonismo das empresas. Os dados apontam que a cobertura de coleta de esgoto na região Centro-Oeste passou de 59,5%, em 2020, para 66,5%. Em Mato Grosso do Sul, o avanço foi ainda mais expressivo: o índice de cobertura de esgotamento sanitário saltou de 46% para 75,12%, impulsionado por investimentos em infraestrutura e expansão de redes.
Avanço na capital
Campo Grande possui uma rede de água tratada de mais 4 mil quilômetros, além de duas Estações de Tratamento de Água e mais de 150 poços profundos que compõem o sistema de abastecimento. Já o esgoto é transportado para duas Estações de Tratamento por meio de uma rede com mais de 3 mil quilômetros de extensão, sendo 100% tratado antes de retornar a natureza. O avanço é resultado de R$ 2,5 bilhões em investimentos da Águas Guariroba no saneamento da capital.
Desde que assumiu a concessão dos serviços de saneamento em Campo Grande, em 2000, a concessionária atua para ampliar o acesso da população a água e esgoto tratados. Atualmente, a cidade é considerada 100% saneada, antecipando as metas estabelecidas pelo Marco Legal do Saneamento (Lei Federal 14.026/2020), que estabelece a universalização dos serviços até 2033.
Com obras constantes para ampliação das redes de abastecimento de água e coleta de esgoto, a preocupação da Águas Guariroba é continuar garantindo saúde, oportunidades e condições de desenvolvimento para os campo-grandenses, que vivem a realidade da inclusão sanitária.
“Não se trata apenas de levar redes até os imóveis, mas de promover dignidade e qualidade de vida para as pessoas. Esse é um compromisso que assumimos com a população e que vem sendo cumprido com a conquista da universalização do saneamento antes do prazo estabelecido em Lei Federal. Os resultados alcançados refletem o empenho de toda a nossa equipe em entregar um serviço cada vez mais eficiente e transformador”, afirma Gabriel Buim, diretor-presidente da Águas Guariroba.
Moradora do Jardim Centro-Oeste, a aposentada Esterlina Araújo guarda na memória como é viver sem água e esgoto tratados. “Minha filha e netinha não sabem, mas a vida não era fácil, a gente tinha que reservar água, buscar longe. E o esgoto ia para uma fossa, que todo mês enchia e a gente tinha que pagar pra esvaziar. Por isso eu digo que só a gente sabe a importância do que a gente tem agora”, lembra.
Desenvolvimento no interior
Fora da Capital, a expansão do esgotamento sanitário também vem avançando em ritmo acelerado. Desde o início da Parceria Público-Privada (PPP) com o Governo do Estado, por meio da Sanesul, a Ambiental MS Pantanal vem ampliando a cobertura do serviço em 68 municípios de MS, por meio de sua capacidade de investimento. Entre 2021 e abril de 2026, Mato Grosso do Sul recebeu mais de 729 quilômetros de rede de esgoto, resultando em 58 mil novas ligações domiciliares, beneficiando cerca de 161,8 mil pessoas. O investimento financeiro aplicado no período soma R$ 525 milhões de reais.
Entre os municípios que apresentaram os maiores avanços na ampliação do sistema de esgoto, a partir das obras executadas, destacam-se: Antônio João, que elevou sua cobertura de 49% para 91,40%; Angélica, que passou de 58,95% para 94,78%; e Batayporã, que avançou de 71,86% para 98,32% na cobertura. Além da expansão da infraestrutura de esgotamento sanitário, Mato Grosso do Sul mais que dobrou o volume anual de esgoto tratado no período, que passou de 13,9 bilhões de litros para 32 bilhões de litros até dezembro de 2025.
Desde o início da PPP, a atuação da concessionária também impediu o lançamento de mais de 131,6 bilhões de litros de esgoto in natura em rios, córregos e mananciais que compõem a bacia hidrográfica associada à dinâmica hídrica e à biodiversidade do Pantanal, reafirmando o compromisso da Aegea com ações sustentáveis e que respeitam os cenários e biomas em que está inserida.

Investimentos aceleram desenvolvimento sustentável
Em dezembro de 2025, Mato Grosso do Sul ganhou novo impulso na expansão do saneamento com a assinatura de um financiamento de mais de R$ 700 milhões entre a Aegea, o banco Sumitomo Mitsui Banking Corporation (SMBC) e a Japan International Cooperation Agency (JICA). O recurso será destinado à aceleração da universalização do esgotamento sanitário no estado.
A nova etapa de investimentos passou a prever a ampliação da cobertura de esgoto para 94% antes de 2028, com a implantação de 2.600 quilômetros de rede coletora, a conexão de 344 mil imóveis ao sistema, a construção de 311 Estações Elevatórias de Esgoto e o acréscimo de 882 litros por segundo à capacidade de tratamento. A iniciativa beneficia diretamente os 68 municípios atendidos e reforça a posição do estado entre os principais destaques nacionais no avanço do saneamento básico.
Sobre a Aegea Saneamento
Fundada em 2010, a Aegea Saneamento tornou-se uma das principais referências nacionais na gestão de serviços de água e esgoto, atuando em diversas regiões do país. A companhia tem como propósito ampliar o acesso ao saneamento básico e promover saúde pública, qualidade de vida e o desenvolvimento das regiões e dos cidadãos brasileiros, levando dignidade por meio do abastecimento de água e da coleta e tratamento de esgoto.
Presente em 15 estados e mais de 890 municípios, a empresa atende mais de 39 milhões de pessoas e conta com mais mais de 25 mil colaboradores, adotando um modelo de gestão baseado em eficiência operacional, inovação tecnológica e rigor em governança, além de reafirmar o saneamento como motor de dignidade social e impacto ambiental positivo.
Postado por maria.espindola em 10/abr/2026 - Sem Comentários
Concessionária adota método menos invasivo em Três Lagoas, entrega novos equipamentos em Dourados e reforça meta de expansão do saneamento
A adoção de novas tecnologias pela Ambiental MS Pantanal tem ampliado a eficiência das obras de esgotamento sanitário em Mato Grosso do Sul, com ganhos operacionais e redução de impactos no pavimento, no trânsito e na rotina da população.
Os avanços recentes envolvem tanto a utilização de métodos construtivos menos invasivos quanto a entrega de novos equipamentos e o treinamento das equipes responsáveis pelos serviços em campo.
Um dos exemplos é a obra concluída em Três Lagoas, entre 18 de fevereiro e 27 de março, para a substituição de 300 metros da rede de esgoto na Rua Duque de Caxias, no trecho entre as ruas Bruno Garcia e Rosário Congro. Na intervenção, a concessionária utilizou o Método Não Destrutivo (MND) em toda a extensão da operação, com apoio de novos maquinários.

“Mais do que uma substituição de rede, essa intervenção representa um avanço na modernização do sistema de esgotamento sanitário de Três Lagoas, ao aliar inovação, eficiência operacional e responsabilidade urbana”, afirma Nivaldo Luiz, gerente de serviços da Ambiental MS Pantanal.
A tubulação substituída está localizada a cerca de quatro metros de profundidade e integra uma estrutura estratégica para o transporte dos efluentes da região central do município. A estimativa é de que a melhoria beneficie aproximadamente 24 mil pessoas.
Diferentemente do modelo convencional, o método adotado utiliza acessos pontuais para a troca da tubulação, o que reduz significativamente a necessidade de escavações contínuas ao longo do trecho. Com isso, a intervenção provoca menos interferências na mobilidade urbana, preserva melhor o pavimento e reduz os transtornos para moradores, comerciantes e motoristas.
“Essa obra demonstra que é possível executar intervenções estratégicas na rede de esgoto com mais eficiência e menor impacto para a cidade. Ao adotar um método menos invasivo, conseguimos reduzir o tempo de execução em até 30%, além de preservar melhor o pavimento e diminuir os transtornos para a população”, reforça Nivaldo.
Segundo o gerente, o Método Não Destrutivo é mais indicado para melhorias em redes antigas, com longo tempo de operação, especialmente em trechos com profundidade superior a 4,5 metros e grandes extensões lineares.
Além da aplicação de novas técnicas em obras, a concessionária também investe na modernização de sua estrutura operacional. No dia 31 de março, operadores do setor de obras do polo de Dourados receberam oito novos equipamentos para atividades de implantação e manutenção de redes e ramais de esgoto no município.
Com estrutura mais leve e sistema de segurança operacional mais eficiente, os equipamentos foram entregues junto a um treinamento técnico voltado ao uso correto dos maquinários e aos cuidados preventivos necessários para ampliar a segurança operacional e a durabilidade dos recursos.
A capacitação foi ministrada por John Meison, mecânico do setor de oficina da Ambiental MS Pantanal, e integra a estratégia da concessionária de associar inovação tecnológica à qualificação das equipes.
Para o diretor-executivo da Ambiental MS Pantanal, Clayton Bezerra, os avanços recentes reforçam dois pilares centrais para a expansão do saneamento no Estado: tecnologia e segurança operacional.
“Mato Grosso do Sul conta atualmente com 75,12% de cobertura de esgoto, e nossa meta é chegar a 86% ainda em 2026”, destaca.
Por meio da Parceria Público-Privada (PPP) entre Sanesul e Ambiental MS Pantanal, a meta é antecipar a universalização do esgotamento sanitário em Mato Grosso do Sul antes de 2033, prazo previsto no Marco Legal do Saneamento.
Postado por maria.espindola em 08/abr/2026 - Sem Comentários
No Dia Mundial da Saúde, ações desenvolvidas no Estado evidenciam a relação entre coleta, tratamento de esgoto e qualidade de vida
No Dia Mundial da Saúde, celebrado em 7 de abril, o saneamento básico se destaca como uma das estratégias mais eficazes para a prevenção de doenças e a promoção da qualidade de vida. Em Mato Grosso do Sul, investimentos em infraestrutura e educação sanitária têm ampliado os impactos positivos sobre a saúde pública, ao reduzir riscos de contaminação e fortalecer a prevenção.
Para a médica infectologista, Mariana Croda, mestre e doutora em saúde pública e professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), a falta de saneamento aumenta o risco de doenças infecciosas, especialmente as de veiculação hídrica, como diarreia, hepatite A leptospirose, parasitoses e arboviroses. Segundo ela, os efeitos são ainda mais relevantes em um estado como Mato Grosso do Sul, onde a melhoria das condições sanitárias contribui para proteger populações mais vulneráveis e reduzir enfermidades em áreas urbanas e rurais.

Atualmente, a Ambiental MS Pantanal, concessionária responsável pela coleta e tratamento de esgoto no Estado, trata cerca de 33,6 milhões de metros cúbicos de esgoto por ano. Além da ampliação da infraestrutura, a empresa também investe na capacitação de Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias, em uma estratégia que busca aproximar a informação técnica do cotidiano das famílias e fortalecer o uso correto da rede.
A iniciativa já capacitou cerca de 300 profissionais. Em Ponta Porã, onde o projeto começou em julho de 2024, a concessionária aponta melhora de indicadores locais, com redução nas hospitalizações por dengue e chikungunya, queda nos casos de diarreia aguda e diminuição na incidência de extravasamentos por quilômetro de rede.
“Universalizar não é só construir; é manter o sistema funcionando bem”, afirma o diretor-presidente da Ambiental MS Pantanal, Gabriel Buim. Segundo ele, a capacitação em municípios já universalizados é essencial para preservar os investimentos e ampliar os benefícios do saneamento ao longo do tempo.
Na prática, os agentes reforçam orientações durante visitas domiciliares e atendimentos nas unidades de saúde, com foco no descarte correto de resíduos e na prevenção de problemas como entupimentos e extravasamentos. Em cidades com rede recente, como Brasilândia, a ação também tem ajudado a esclarecer dúvidas da população sobre o uso adequado do sistema.
“Em Brasilândia, a capacitação trouxe mais segurança para que as equipes orientem a população. Após o treinamento, intensificamos a distribuição de panfletos informativos fornecidos pela concessionária”, afirma Jones Moreira, supervisor dos Agentes de Combate às Endemias no município. “Como a rede de esgoto é nova aqui, ainda existem muitas dúvidas sobre o uso correto”, completa.
A agente Maria Aparecida Uchôa destaca que o material facilita o diálogo com os moradores. “O panfleto abre a conversa e ajuda a esclarecer dúvidas na hora. Reforçamos, principalmente, o que não pode ser descartado na rede de esgoto”, diz.
As capacitações orientam que apenas efluentes domésticos devem ser direcionados à rede, evitando o descarte de água da chuva, óleo, fraldas e resíduos sólidos, que podem provocar entupimentos, sobrecargas e extravasamentos.