Ambiental MS Pantanal destaca saneamento e saúde pública em MS

Postado por maria.espindola em 08/abr/2026 - Sem Comentários

No Dia Mundial da Saúde, ações desenvolvidas no Estado evidenciam a relação entre coleta, tratamento de esgoto e qualidade de vida

No Dia Mundial da Saúde, celebrado em 7 de abril, o saneamento básico se destaca como uma das estratégias mais eficazes para a prevenção de doenças e a promoção da qualidade de vida. Em Mato Grosso do Sul, investimentos em infraestrutura e educação sanitária têm ampliado os impactos positivos sobre a saúde pública, ao reduzir riscos de contaminação e fortalecer a prevenção.

Para a médica infectologista, Mariana Croda, mestre e doutora em saúde pública e professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), a falta de saneamento aumenta o risco de doenças infecciosas, especialmente as de veiculação hídrica, como diarreia, hepatite A leptospirose, parasitoses e arboviroses. Segundo ela, os efeitos são ainda mais relevantes em um estado como Mato Grosso do Sul, onde a melhoria das condições sanitárias contribui para proteger populações mais vulneráveis e reduzir enfermidades em áreas urbanas e rurais.

Atualmente, a Ambiental MS Pantanal, concessionária responsável pela coleta e tratamento de esgoto no Estado, trata cerca de 33,6 milhões de metros cúbicos de esgoto por ano. Além da ampliação da infraestrutura, a empresa também investe na capacitação de Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias, em uma estratégia que busca aproximar a informação técnica do cotidiano das famílias e fortalecer o uso correto da rede.

A iniciativa já capacitou cerca de 300 profissionais. Em Ponta Porã, onde o projeto começou em julho de 2024, a concessionária aponta melhora de indicadores locais, com redução nas hospitalizações por dengue e chikungunya, queda nos casos de diarreia aguda e diminuição na incidência de extravasamentos por quilômetro de rede.

“Universalizar não é só construir; é manter o sistema funcionando bem”, afirma o diretor-presidente da Ambiental MS Pantanal, Gabriel Buim. Segundo ele, a capacitação em municípios já universalizados é essencial para preservar os investimentos e ampliar os benefícios do saneamento ao longo do tempo.

Na prática, os agentes reforçam orientações durante visitas domiciliares e atendimentos nas unidades de saúde, com foco no descarte correto de resíduos e na prevenção de problemas como entupimentos e extravasamentos. Em cidades com rede recente, como Brasilândia, a ação também tem ajudado a esclarecer dúvidas da população sobre o uso adequado do sistema.

“Em Brasilândia, a capacitação trouxe mais segurança para que as equipes orientem a população. Após o treinamento, intensificamos a distribuição de panfletos informativos fornecidos pela concessionária”, afirma Jones Moreira, supervisor dos Agentes de Combate às Endemias no município. “Como a rede de esgoto é nova aqui, ainda existem muitas dúvidas sobre o uso correto”, completa.

A agente Maria Aparecida Uchôa destaca que o material facilita o diálogo com os moradores. “O panfleto abre a conversa e ajuda a esclarecer dúvidas na hora. Reforçamos, principalmente, o que não pode ser descartado na rede de esgoto”, diz.

As capacitações orientam que apenas efluentes domésticos devem ser direcionados à rede, evitando o descarte de água da chuva, óleo, fraldas e resíduos sólidos, que podem provocar entupimentos, sobrecargas e extravasamentos.

Projeto Olho D’Água retoma circulação em Mato Grosso do Sul e começa nova etapa por Ribas do Rio Pardo

Postado por maria.espindola em 06/abr/2026 - Sem Comentários

Exposição itinerante, com apoio da Ambiental MS Pantanal e Sanesul, volta ao Estado em 2026 com programação gratuita voltada à educação ambiental, arte e conscientização sobre a água

Entre abril e maio de 2026, Mato Grosso do Sul volta a receber a quarta edição da exposição itinerante “Olho D’Água – Artes Líquidas e Águas Visuais”, marcando a retomada do projeto no Estado com uma nova circulação por municípios sul-mato-grossenses. Neste novo ciclo, Ribas do Rio Pardo será a primeira cidade a receber a iniciativa, abrindo a programação entre os dias 8 e 11 de abril.

Realizado pela 3 Apitos, pelo Ministério da Cultura e pelo Governo do Brasil, o projeto é viabilizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura. Patrocinada pelo Instituto Aegea, a exposição conta com o apoio da Ambiental MS Pantanal e da Sanesul, que se unem à iniciativa para ampliar o alcance de uma ação que articula arte, educação ambiental e conscientização sobre a preservação da água.

Com o tema “Ciclo da água e sua importância para a vida humana e para todos os seres vivos”, a mostra oferece ao público uma experiência imersiva que combina cinema 3D, instalações interativas e recursos de realidade virtual. A proposta é sensibilizar crianças, jovens e adultos para a importância da água na manutenção da vida, por meio de uma linguagem acessível, lúdica e tecnologicamente envolvente.

Por meio de estímulos visuais, sonoros e sensoriais, a exposição aborda questões como a escassez de água doce, a relação histórica da humanidade com esse recurso essencial e os desafios contemporâneos ligados à sua preservação. Entre os destaques está uma experiência em realidade virtual que conduz o visitante por um percurso em animação 3D, iniciado em uma nascente, passando por rios de maior porte até chegar ao mar.

Para o diretor-presidente da Ambiental MS Pantanal, Gabriel Buim, a retomada do projeto em Mato Grosso do Sul reforça a importância de conectar infraestrutura, educação e conscientização ambiental nos territórios atendidos pela concessionária.

“Apoiar iniciativas culturais e educativas voltadas à preservação dos recursos hídricos e do meio ambiente está em total sintonia com a missão da companhia. Nosso compromisso é ampliar a cobertura de esgotamento sanitário em Mato Grosso do Sul até 2031, gerando impactos positivos para as comunidades e fortalecendo a relação da população com temas essenciais, como a água e a sustentabilidade”, afirma.

Já o diretor-presidente da Sanesul, Renato Marcílio, destaca que a exposição amplia o diálogo com a sociedade ao unir cultura, cidadania e educação ambiental.

“Acreditamos que o saneamento vai além da infraestrutura. Ele promove saúde, dignidade e consciência ambiental. Apoiar um projeto como o ‘Olho D’Água’ reforça nosso compromisso com a valorização da água e com a formação de uma sociedade mais consciente sobre a preservação dos recursos naturais”, ressalta.

A exposição “Olho D’Água – Artes Líquidas e Águas Visuais” já percorreu mais de 100 cidades em 14 estados brasileiros, levando ao público experiências que integram arte, ciência e educação ambiental. A iniciativa propõe uma vivência sensorial capaz de estimular a reflexão sobre o papel da água no equilíbrio ambiental e na vida cotidiana. Atualmente, dois caminhões do projeto percorrem diferentes regiões do país, ampliando o acesso à mostra e aos conteúdos educativos associados à temática.

Em Mato Grosso do Sul, a programação de 2026 começa por Ribas do Rio Pardo e seguirá por municípios como Sidrolândia, Dois Irmãos do Buriti, Miranda e Aquidauana e Três Lagoas, até o fim de maio. Em cada cidade, a exposição permanecerá de três a cinco dias, com atendimento a estudantes da rede pública de quarta a sexta-feira e abertura ao público em geral aos sábados. A programação inclui ainda a “Mostra Cine ao Ar Livre”, com exibição de filmes que abordam, de forma lúdica e acessível, temas relacionados à preservação ambiental e à sustentabilidade. Todas as atividades são gratuitas.

Serviço

Mais informações podem ser obtidas pelo site oficial do projeto: https://www.olhodagua.art.br/.

O Instagram é @expo_olhodagua e o Facebook é https://www.facebook.com/expoolhodagua

Itaquiraí começa a mudar sua história com chegada das obras de esgoto

Postado por [email protected] em 02/abr/2026 - Sem Comentários

Pela primeira vez, município avança na implantação de uma estrutura completa de esgotamento sanitário

Itaquiraí vive, em 2026, um momento histórico para o saneamento básico. Desde janeiro, o município recebe um conjunto de obras que vai implantar uma nova estrutura de coleta, transporte e tratamento de esgoto, abrindo caminho para mais saúde, qualidade de vida e preservação ambiental.

Entre as principais frentes em execução estão a construção de uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) com capacidade para tratar 20 litros por segundo, a implantação de cerca de 2,4 quilômetros de rede coletora, 351 novas ligações domiciliares, com potencial para beneficiar 1.053 pessoas, além de duas Estações Elevatórias de Esgoto (EEE) e cerca de 7,7 quilômetros de emissário, estrutura essencial para transportar o esgoto dentro do sistema até as etapas de tratamento e destinação adequada.

Segundo Gabriel Buim, diretor-presidente da Ambiental MS Pantanal, as obras em Itaquiraí representam um avanço necessário e aguardado há muitos anos. A implantação de um sistema completo de esgotamento sanitário em um município que até então não contava com essa infraestrutura marca o início de uma mudança profunda, com efeitos duradouros para a população e para o meio ambiente.

“Itaquiraí está começando uma nova fase. Com início em janeiro e previsão de conclusão em agosto, essas intervenções representam os primeiros passos de uma transformação concreta na rotina da cidade. Sair de 0% de cobertura de esgoto e receber uma estrutura como essa significa levar mais dignidade, saúde e cuidado ambiental para a população. É uma transformação que começa agora, mas que vai gerar impactos positivos por muitos anos”, afirma.

Para o prefeito do município, Thalles Tomazelli, “a implantação da Estação de Tratamento de Esgoto representa um avanço significativo para Itaquiraí, ao fortalecer a infraestrutura urbana, a proteção ambiental e a saúde pública. Trata-se de uma melhoria que será percebida no cotidiano da população e que reafirma o compromisso com o desenvolvimento da cidade”.

Relevância ambiental e territorial

Com cerca de 19,4 mil habitantes, segundo o Censo 2022 do IBGE, Itaquiraí vive uma transformação que vai além da implantação de obras de engenharia. A chegada da estrutura de esgotamento sanitário representa um avanço concreto para a qualidade de vida da população, com impactos diretos no cotidiano, na saúde pública, nas condições urbanas e na preservação ambiental.

Quando o esgoto passa a ser coletado e tratado de forma adequada, o município reduz riscos de contaminação, melhora a infraestrutura urbana, contribui para a valorização dos bairros e fortalece a proteção dos recursos naturais. Em Itaquiraí, esse investimento ganha ainda mais importância por causa do contexto territorial e ambiental em que a cidade está inserida.

O município integra a bacia do rio Paraná e mantém relação direta com o rio Maracaí, afluente da margem direita do Paraná que banha a região. Além disso, Itaquiraí está situada em área associada ao domínio da Mata Atlântica, inclusive no contexto da APA das Ilhas e Várzeas do Rio Paraná, unidade de conservação federal de grande relevância ecológica.

Nesse cenário, as obras de saneamento assumem papel estratégico. A implantação da nova infraestrutura ajuda a evitar o lançamento inadequado de esgoto no solo e nos cursos d’água, reforça a proteção dos recursos hídricos e contribui para um modelo de desenvolvimento mais responsável, equilibrado e sustentável.

Liderança em Saneamento

As empresas de saneamento que atuam no Estado do Mato Grosso do Sul, Águas Guariroba e a PPP- Ambiental MS Pantanal, fazem parte do grupo Aegea Saneamento, que é líder no setor privado de saneamento básico no Brasil e atende mais de 39 milhões de pessoas. A companhia está presente em quase 900 cidades de 15 estados brasileiros, com atuação de norte a sul do país.

Opera nos estados do Amazonas, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, Minas Gerais e São Paulo, trabalhando para que mais brasileiros tenham acesso a água e esgoto tratados, promovendo o desenvolvimento sustentável e a melhoria da saúde pública nessas regiões.

Após capacitações, agentes de saúde e de controle de endemias sensibilizam população em Vicentina e Fátima do Sul sobre uso correto da rede

Postado por maria.espindola em 26/mar/2026 - Sem Comentários

Iniciativa que passa por municípios universalizados no MS agora conta também com orientações acerca do uso do fumacê

Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e os Agentes Comunitários de Combate de Endemias (ACE) de Vicentina e Fátima do Sul deram início, na última terça-feira (24), ao processo de conscientização aos moradores de seus municípios sobre o uso correto da rede.

Os agentes foram às ruas com folders e levaram informações essenciais sobre o esgotamento sanitário em MS, logo após ao último treinamento realizado pela Ambiental MS Pantanal, também no dia 24 de março.

A iniciativa, que leva capacitação sobre o uso correto da rede aos agentes em Mato Grosso do Sul, é desenvolvida pela concessionária em parceria com a Sanesul e as prefeituras municipais.

A Agente de Controle de Endemias, Martha Gonçalves, relata que o conhecimento compartilhado durante o treinamento foi primordial para sua atuação em campo. “Ter essa informação completa para levar à população, conscientizando do que pertence à rede e o que pertence à drenagem é indispensável”, ressalta.

Jailson Novais, também Agente de Controle de Endemias, destaca que o uso consciente da rede de esgoto pela população é de grande importância para a qualidade de vida da cidade.

“Quando temos um tratamento de esgoto de qualidade e cuidamos desse sistema, isso se reflete diretamente na saúde da população”, conclui.

A ação, realizada em cidades em que o esgoto já é considerado universalizado, agora também leva informações e esclarece dúvidas sobre o uso do fumacê para que os agentes de saúde e de combate de endemias possam orientar a população nos locais em que a técnica será aplicada nas próximas semanas.

Segundo o Gerente de Operações Ambiental MS Pantanal, Pedro Ortolano, o treinamento faz parte das ações da concessionária rumo à universalização do saneamento, à melhoria da qualidade de vida da população e à preservação do meio ambiente no Estado.

Pedro explica que o foco nos agentes é essencial, já que atuam como multiplicadores de informação para a população, e que a próxima etapa, após os treinamentos, é a aplicação do fumacê.

“O fumacê é uma técnica usada para identificar ligações irregulares na rede de esgoto. Ele não é toxico e é utilizado para detectar pontos em que a água da chuva está sendo lançada no esgoto”, explica.

A ferramenta é utilizada para evitar casos de extravasamento de forma rápida e segura, identificando problemas sem causar transtornos à rotina da população, evitando a necessidade de quebrar calçadas ou paredes.

Pedro ressalta que a população não precisa se preocupar com a aplicação. “A fumaça utilizada não faz mal à saúde e desaparece rapidamente. Durante a ação pode aparecer fumaça saindo de ralos, calhas ou telhados, mas isso tudo é normal e esperado”, informa.

O que pode e o que não pode ir para a rede de esgoto?

Na rede de esgoto devem ser descartadas apenas as águas de uso doméstico, como a do banho, da descarga, das pias e lavatórios, dos ralos de banheiro e cozinha, além da água de máquinas de lavar louças e roupas. Por outro lado, itens como água da chuva, fraldas, medicamentos, papéis, panos, plásticos, restos de comida, pó de café, cascas de frutas, óleo de cozinha e materiais corrosivos não devem ser jogados na rede, pois podem causar entupimentos e comprometer o funcionamento do sistema.

Sobre a Ambiental MS Pantanal

A Ambiental MS Pantanal integra a Aegea Saneamento, grupo presente em 892 cidades de 15 estados brasileiros, atuando de norte a sul do país. No interior de Mato Grosso do Sul, a empresa opera os serviços de coleta, afastamento e tratamento de esgoto em 68 municípios, por meio de Parceria Público-Privada (PPP) firmada com o Governo do Estado e a Sanesul.

Na Capital, Campo Grande, a Águas Guariroba atua sob concessão plena, com abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto.

Ambiental MS Pantanal apoia 17° edição do Drive-Thru da Sustentabilidade

Postado por maria.espindola em 23/mar/2026 - Sem Comentários

Concessionária levou ações de educação ambiental e orientações sobre o uso correto da rede de esgoto para crianças da rede pública em Campo Grande

A Ambiental MS Pantanal, em parceria com a Sanesul e a Agems, participou da 17ª edição do Drive-Thru da Sustentabilidade – Sustentabilidade, Educação, Cultura e Negócio, realizada entre os dias 19 e 21 de março, em Campo Grande, nos Altos da Avenida Afonso Pena, no estacionamento ao lado do Bioparque Pantanal.

A iniciativa teve como objetivo sensibilizar a população sobre os serviços de saneamento, o descarte correto de resíduos recicláveis e a importância da sustentabilidade, reunindo também atividades culturais e educativas. Idealizadora do projeto, Ana Franzolozo, da Du Bem Sustentável, destacou que a proposta buscou incentivar a reciclagem de forma acessível e estimular a participação da população em ações voltadas à preservação ambiental.

O evento foi realizado na semana que antecedeu o Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março. Na ocasião, a supervisora de Ação Socioambiental da Sanesul, Geissianny Bessão de Assis, afirmou que a expectativa era transmitir à população a importância do uso consciente e sustentável da água.

“Também queríamos reforçar essa mensagem sobre o uso correto dos sistemas de esgotamento sanitário e sobre os benefícios que esse sistema traz para a população”, acrescentou.

A coordenadora da Câmara de Resíduos Sólidos da Agems, Danielli Vendimiati, ressaltou a importância da parceria entre Ambiental MS Pantanal, Agems, Sanesul e Secretaria Municipal de Saúde, destacando que a participação no Drive-Thru da Sustentabilidade contribuiu para ampliar o engajamento da população na preservação ambiental.

“Viemos para levar educação ambiental e reforçar a importância do saneamento”, afirmou.

Representando a Ambiental MS Pantanal, Jaciela Leguiça, analista de responsabilidade social, destacou a relevância da ação para aproximar temas como saneamento, sustentabilidade e educação ambiental do público infantil.

“Estivemos ao lado de nossos parceiros, Sanesul e Agems, em uma ação importante para aproximar temas como saneamento, sustentabilidade e educação ambiental das crianças. Em nosso estande, trabalhamos esses conteúdos de forma lúdica e informativa, com a distribuição de mudas nativas do Cerrado, materiais educativos, como os gibis da Liga do Saneamento, e orientações sobre o uso correto da rede, contribuindo para a formação de uma consciência ambiental desde a infância”, afirmou.

A coordenadora pedagógica Noeli Strada também ressaltou a importância da atividade para o aprendizado das crianças. “Esse momento foi maravilhoso porque eles já haviam visto na teoria a importância da sustentabilidade e agora puderam vivenciar isso também na prática”, disse.

O Drive-Thru da Sustentabilidade foi promovido pela Prefeitura de Campo Grande, por meio do FAC (Fundo de Apoio à Comunidade), em parceria com a startup Du Bem Sustentável, e contou ainda com a participação de diversos órgãos do Governo do Estado, como Sanesul, Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) e Agems (Agência Estadual de Regulação).

Verão exige atenção com o uso da rede de esgoto em Mato Grosso do Sul

Postado por maria.espindola em 16/mar/2026 - Sem Comentários

Ambiental MS Pantanal alerta para riscos de sobrecarga causados por descarte inadequado e ligações irregulares

O período de verão, marcado por chuvas intensas e maior consumo de água, exige atenção redobrada da população com o uso correto da rede de esgoto. Em Mato Grosso do Sul, a Ambiental MS Pantanal alerta que práticas como descarte inadequado de resíduos, lançamento de água de piscina na rede coletora e conexões irregulares de águas pluviais podem provocar sobrecarga no sistema e gerar extravasamentos, refluxos e outros transtornos.

“O sistema de esgoto foi dimensionado para receber apenas esgoto doméstico. Quando há entrada indevida de água da chuva ou grandes descargas, a capacidade da rede pode ser comprometida”, afirma o coordenador de serviços da concessionária, Rubens Calixto.

A empresa trata atualmente cerca de 33,6 milhões de m³ de esgoto por ano e mantém rotina permanente de manutenção preventiva em todo o Estado. Apenas em janeiro e fevereiro de 2026, foram realizados 948 serviços preventivos, com foco na preservação da eficiência operacional da rede.

Além das ações técnicas, a concessionária reforça que a participação da população é decisiva para o bom funcionamento do sistema. O descarte incorreto de materiais sólidos e o uso inadequado da rede estão entre as principais causas de obstruções e ocorrências operacionais.

A orientação é simples: a rede de esgoto deve receber apenas esgoto doméstico. Águas pluviais devem ser destinadas à drenagem urbana, enquanto resíduos como gordura, areia, lenços e produtos químicos devem ter destinação apropriada.

Uso correto da rede de esgoto no verão

Para evitar sobrecargas na rede e transtornos à população, algumas atitudes simples fazem diferença no dia a dia:

•             Esvazie piscinas de forma gradual e, sempre que possível, prefira o tratamento ao esvaziamento completo;

•             Não conecte a rede pluvial diretamente à rede esgoto;

•             Evite jogar resíduos sólidos no ralo;

•             Atenção ao descarte de areia e resíduos de limpeza;

•             Prefira o uso consciente da água.

O que NÃO jogar na rede de esgoto

Alguns resíduos podem causar entupimentos, mau funcionamento da rede e até extravasamentos. Veja o que nunca deve ser descartado em ralos ou vasos sanitários:

•             Óleo e gordura de cozinha;

•             Lenços umedecidos;

•             Absorventes e fraldas;

•             Cotonetes e fios dentais;

•             Bitucas de cigarro;

•             Restos de comida;

•             Areia de filtro de piscina;

•             Terra e restos de obra;

•             Produtos químicos ou solventes.

MS atinge 75,12% de cobertura de esgoto e projeta chegar a 86% em 2026

Postado por maria.espindola em 09/fev/2026 - Sem Comentários

Cobertura de esgoto avança de 46% para 75% em MS com novas ETEs e ampliação da capacidade de tratamento

Mato Grosso do Sul alcançou 75,12% de cobertura de esgoto e tem a meta de chegar a 86% em 2026, por meio da Parceria Público-Privada (PPP) entre Sanesul e Ambiental MS Pantanal.

O índice consolida a evolução do serviço nos últimos anos — de 46% para 75% — e reforça a estratégia de antecipar a universalização antes de 2033, prazo previsto no Marco Legal do Saneamento.

Para o diretor-presidente da Ambiental MS Pantanal, Gabriel Buim, a expansão da rede impacta diretamente a qualidade de vida.

“O saneamento é uma das políticas públicas com maior impacto social. Cada metro de rede implantada significa menos doenças, mais dignidade, preservação ambiental e valorização das cidades”, afirma.

Obras em 2026: 42 municípios e mais de 480 km de rede

A programação de investimentos para 2026 prevê obras de ampliação da rede de esgoto em cerca de 42 municípios, com expectativa de entrega de mais de 480 quilômetros de novas redes. As frentes já estão em andamento e devem concentrar mais da metade das entregas no primeiro semestre, com continuidade ao longo do segundo semestre.

De acordo com a concessionária, entre os municípios com entregas previstas ainda no primeiro semestre estão Caarapó, Corumbá, Maracaju, Nioaque, Pedro Gomes, Rio Brilhante, Rio Negro, Sidrolândia e Sonora.

Para os demais municípios, a conclusão das obras está prevista para o segundo semestre de 2026, incluindo a implantação e ampliação de redes em Água Clara, Amambai, Anaurilândia, Bodoquena, Camapuã, Chapadão do Sul, Dourados, Eldorado, Fátima do Sul, Itaporã, Itaquiraí, Ivinhema, Miranda, Naviraí, Nova Andradina, Selvíria, Sete Quedas, Três Lagoas e Vicentina.

Conforme destaca Buim, a aceleração do cronograma reforça o compromisso da concessionária com a ampliação do saneamento no Estado, com impactos diretos na saúde pública, na qualificação urbana e na proteção dos recursos naturais.

Novas ETEs e ampliação de sistemas

Além da ampliação das redes de esgoto, o pacote de investimentos para 2026 inclui obras de reforço da estrutura operacional.

Estão previstas ligações domiciliares em Aral Moreira, Bodoquena, Camapuã, Chapadão do Sul, Coxim, Dois Irmãos do Buriti, Douradina, Eldorado, Fátima do Sul, Figueirão, Iguatemi, Itaporã, Itaquiraí, Ivinhema, Ladário, Miranda, Naviraí, Nova Andradina, Selvíria e Sete Quedas. Também haverá intervenções em Estações Elevatórias de Esgoto (EEE) em Amambai, Anaurilândia, Camapuã, Douradina, Dourados, Eldorado, Fátima do Sul, Itaquiraí, Miranda, Naviraí, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Sete Quedas e Taquarussu, além da ampliação de Estações de Tratamento de Esgoto (ETE) em Bataguassu e Três Lagoas. Já os emissários serão executados e/ou adequados em Três Lagoas, Taquarussu, Itaquiraí e Eldorado.

Sobre a Ambiental MS Pantanal

A Ambiental MS Pantanal integra a Aegea Saneamento, grupo presente em 892 cidades de 15 estados brasileiros, atuando de norte a sul do país. No interior de Mato Grosso do Sul, a empresa opera os serviços de coleta, afastamento e tratamento de esgoto em 68 municípios, por meio de Parceria Público-Privada (PPP) firmada com o Governo do Estado e a Sanesul.

Na Capital, Campo Grande, a Águas Guariroba atua sob concessão plena, com serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto.

Ambiental MS Pantanal e Sanesul aceleram investimentos em esgotamento sanitário em Rio Verde de Mato Grosso

Postado por [email protected] em 02/fev/2026 - Sem Comentários

Com 38,35% de cobertura, o município recebe 55 km de redes, 3,5 mil novas ligações e melhorias operacionais para ampliar o tratamento.

Após um ano de avanços no saneamento básico em Mato Grosso do Sul, a Ambiental MS Pantanal, em parceria com a Sanesul, inicia em 2026 um novo ciclo de obras para ampliar o esgotamento sanitário em 42 municípios do interior.

A previsão é entregar mais de 480 quilômetros de redes de esgoto, fortalecendo a infraestrutura e ampliando o acesso ao serviço, com impacto direto na qualidade de vida da população e na proteção ambiental.

Entre as prioridades do planejamento para 2026, Rio Verde de Mato Grosso contará com investimentos e melhorias na infraestrutura sanitária ao longo do ano, com cronograma de execução previsto entre janeiro e dezembro.

Segundo o diretor-executivo da Ambiental MS Pantanal, Clayton Bezerra, a cidade tem atualmente 38,5% de cobertura, mas deve registrar um salto importante com a implantação de 55 quilômetros de novas redes coletoras e 3,5 mil novas ligações.

“Rio Verde de Mato Grosso está entre os municípios que recebem investimentos relevantes neste ciclo. Com essas obras, a ampliação do sistema vai beneficiar diretamente cerca de 10,6 mil pessoas”, destaca o diretor.

Além da expansão da rede, o município também terá reforço na estrutura operacional, com a implantação de seis Estações Elevatórias de Esgoto (EEE) e melhorias na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) local. A medida vai elevar a eficiência do sistema e garantir mais estabilidade e segurança na operação.

Com as intervenções, a capacidade de tratamento será ampliada em 10 litros por segundo, consolidando Rio Verde como uma etapa estratégica dentro do conjunto de obras previstas para 2026.

Clayton Bezerra ressalta que o avanço do cronograma e a antecipação de entregas reforçam o compromisso da concessionária com a expansão do saneamento no estado.

“Os investimentos são estruturantes e geram impactos diretos na saúde pública, na qualificação urbana e na proteção dos recursos naturais, com destaque para municípios como Rio Verde, que se consolida como um dos eixos estratégicos deste novo ciclo de expansão.”

Entregas ao longo do ano

Com obras já em execução e novas frentes previstas para os próximos meses, Clayton destaca que mais da metade dos municípios contemplados pelas intervenções em esgotamento sanitário deverá receber entregas ainda no primeiro semestre de 2026. Entre as cidades com avanços programados para esse período estão Caarapó, Corumbá, Maracaju, Nioaque, Pedro Gomes, Rio Brilhante, Rio Negro, Sidrolândia e Sonora.

Já os demais municípios, com conclusão prevista para o segundo semestre, terão mais frentes de obra, serviços complementares e maior extensão de rede, exigindo um cronograma mais intensivo para assegurar qualidade e segurança nas entregas.

Ambiental MS Pantanal e Sanesul ampliam obras de esgotamento sanitário no interior de MS

Postado por [email protected] em 29/jan/2026 - Sem Comentários

Ações conjuntas fortalecem a rede de esgoto no interior do Estado e aceleram a evolução da cobertura em diferentes regiões.

A Ambiental MS Pantanal e a Sanesul seguem fortalecendo a infraestrutura de esgotamento sanitário em Mato Grosso do Sul, com obras em execução e melhorias operacionais que ampliam a cobertura do serviço em 68 municípios do interior.

Somados aos índices de cobertura de esgoto já existentes e operados pela Sanesul, em 2021, as obras realizadas pela Ambiental MS Pantanal impulsionaram avanços expressivos em diversos municípios. Bataguassu, por exemplo, passou de 36,65% para 97,21%, enquanto Figueirão evoluiu de 11,59% para 96,48%. Antônio João avançou de 49,01% para 91,40%, e Ponta Porã subiu de 83,33% para 99,00%. Angélica registrou crescimento de 58,95% para 94,78%, e Jateí passou de 90,39% para 99,00%. Já Novo Horizonte do Sul saltou de 0,00% para 94,16%, e Inocência evoluiu de 13,69% para 99,00%, assim o Estado de Mato Grosso do Sul fechou o ano de 2025 com 26 municípios com universalizados com o serviço de esgotamento sanitário de acordo com o ‘Marco Legal do Saneamento’.

As intervenções incluem implantação de novas redes coletoras, construção de Estações Elevatórias de Esgoto (EEE), adequações hidráulicas e melhorias na operação e no tratamento, beneficiando diretamente milhares de famílias e reforçando a proteção dos cursos d’água.

De acordo com o diretor-presidente da Ambiental MS Pantanal, Gabriel Buim, o avanço é resultado de uma estratégia de investimentos consistentes e execução planejada.

“O saneamento básico é um dos pilares mais importantes para a saúde pública e para o desenvolvimento urbano sustentável. A ampliação da infraestrutura de esgoto no interior mostra que estamos acelerando entregas com responsabilidade técnica, garantindo ganhos reais para a população e para o meio ambiente, em alinhamento às metas de universalização previstas no marco regulatório”, destaca.

Para Renato Marcílio, o avanço do saneamento no estado é resultado direto do modelo da gestão municipalista implementado pelo governador Eduardo Riedel.

“Estamos falando de dignidade, prevenção, saúde pública e cuidado com o meio ambiente. O saneamento deixa de ser promessa e passa a ser realidade concreta na vida das pessoas”, avalia o diretor-presidente da Sanesul.

Outro indicador relevante é a consolidação de municípios com altos índices de cobertura de esgotamento sanitário no Estado. Entre os destaques estão Dourados (90,01%), Brasilândia (99%), Ribas do Rio Pardo (99,00%), Santa Rita do Pardo (99%), Três Lagoas (99%), Alcinópolis (99%), Bonito (98,97), Caracol (99%) e Porto Murtinho (92,09%). Também se sobressaem Japorã (99%), Tacuru (95,78%), Laguna Carapã (99%), Paranhos (99%), Batayporã (98,32%), Jateí (99%), Chapadão do Sul (93,93%), Paranaíba (99%), Bodoquena (92,51%) e Dois Irmãos do Buriti (97,17%).*

Sobre a Ambiental MS Pantanal

A Ambiental MS Pantanal faz parte da Aegea Saneamento, empresa que está presente em 892 cidades de 15 estados brasileiros, atuando de norte a sul do país. Os estados em que atua são: Amazonas, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, Minas Gerais e São Paulo.

No interior de Mato Grosso do Sul, a Aegea está presente pelos serviços de coleta, afastamento e tratamento de esgoto em 68 municípios, por meio da PPP (Parceria Público-Privada) com o Governo do Estado, a Sanesul e a Ambiental MS Pantanal.

Na capital Campo Grande, a Águas Guariroba atua com concessão plena com o abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto.

Expansão acelerada do saneamento marca o ano e leva Mato Grosso do Sul a 74% de cobertura

Postado por paintbox em 29/dez/2025 - Sem Comentários

Investimentos, inovação e resultados concretos fortalecem a expansão do saneamento básico no Estado.

Ao final deste ano, Mato Grosso do Sul alcança 74% de cobertura de esgotamento sanitário, resultado direto da atuação integrada da Ambiental MS Pantanal e da Sanesul na execução de obras estruturantes, na ampliação das redes e na modernização dos sistemas de coleta e tratamento em todo o estado.

O avanço consolida um novo patamar de infraestrutura de saneamento e reforça o compromisso das instituições com a universalização do serviço e a melhoria da qualidade de vida da população sul-mato-grossense.

Segundo o diretor-presidente da Ambiental MS Pantanal, Gabriel Buim, a parceria estabelecida por meio da Parceria Público-Privada com a Sanesul tem possibilitado uma expansão consistente, planejada e contínua da infraestrutura de saneamento básico em Mato Grosso do Sul.

“Até 2025, foram implantados mais de 687,9 quilômetros de rede coletora e realizadas cerca de 52 mil novas ligações domiciliares, investimentos que fortalecem a infraestrutura urbana, ampliam os ganhos em saúde pública e contribuem diretamente para a preservação ambiental nos municípios atendidos”, afirma.

Buim ressalta ainda que a ampliação da rede coletora é etapa decisiva para a universalização do saneamento.

“A construção e a expansão dessas redes garantem que o esgoto gerado em residências e estabelecimentos comerciais seja conduzido de forma adequada até as estações de tratamento, evitando a contaminação do solo, de rios e de córregos e reduzindo riscos à saúde da população”, destaca.

O avanço do esgotamento sanitário em Mato Grosso do Sul está diretamente alinhado às diretrizes do Novo Marco Legal do Saneamento (Lei nº 14.026/2020), que estabelece a universalização dos serviços até 2033 e orienta a atuação do setor pela eficiência técnica, pela responsabilidade socioambiental e pela gestão integrada dos recursos hídricos, pilares essenciais para a promoção do desenvolvimento sustentável.

Prevenção garante segurança e qualidade do sistema de esgoto

Ao longo de 2025, a concessionária intensificou as ações preventivas nas redes de esgotamento sanitário, assegurando o pleno funcionamento do sistema e reduzindo riscos de extravasamentos.

No período, foram realizadas 8.959 ações de desobstrução nas redes coletoras e 4.966 limpezas preventivas programadas, intervenções essenciais para manter a eficiência operacional e a continuidade dos serviços.

Para o coordenador de serviços da Ambiental MS Pantanal, Rubens Calixto, os resultados refletem uma atuação técnica, contínua e planejada.

“Os números evidenciam o trabalho permanente das equipes nas frentes de operação, manutenção e prevenção de ocorrências, com foco na segurança do sistema de esgotamento sanitário, na proteção ambiental e na qualidade dos serviços prestados à população”, destaca.

Avanço no saneamento reforça a proteção ao Pantanal

Desde o início da operação, em 2021, a Ambiental MS Pantanal vem registrando avanços consistentes na coleta e no tratamento de esgoto em MS, com reflexos diretos na saúde pública e na proteção dos recursos hídricos. O volume anual de esgoto tratado no estado mais que dobrou no período, saltando de 13,9 bilhões de litros para 25 bilhões de litros em setembro de 2025.

Para a analista de operações da MS Pantanal, Isadora Brandão, os números evidenciam a dimensão estrutural dos investimentos realizados.

“Esse crescimento expressivo no volume tratado demonstra o impacto direto do saneamento na qualidade de vida da população e no equilíbrio ambiental do estado, ao impedir que cargas poluidoras cheguem aos corpos d’água”, destaca.

No acumulado desde o início da concessão, a concessionária evitou que mais de 131,4 bilhões de litros de esgoto fossem lançados em rios, córregos e mananciais que integram a bacia hidrográfica responsável por sustentar a dinâmica hídrica e a biodiversidade singular do Pantanal.

O resultado representa uma barreira efetiva contra a degradação dos recursos hídricos e a contaminação de ecossistemas altamente sensíveis, reforçando o papel estratégico do saneamento na preservação ambiental e no desenvolvimento sustentável do estado.

Futuro do saneamento

A Ambiental MS Pantanal segue avançando na ampliação da infraestrutura de esgotamento sanitário em Mato Grosso do Sul, por meio de investimentos estruturantes voltados à universalização dos serviços, ao reforço da segurança operacional e à proteção ambiental. As ações refletem melhorias concretas nas condições sanitárias e na qualidade de vida da população dos municípios atendidos.

Para 2026, está prevista a ampliação das obras em 39 municípios, com a implantação de aproximadamente 480,4 quilômetros de redes coletoras de esgoto e a realização de 36.339 novas ligações domiciliares. O plano de investimentos contempla, ainda, a construção de 54 estações elevatórias de esgoto, bem como a modernização e ampliação das Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs), com incremento de 93 litros por segundo na capacidade instalada. Esse conjunto de intervenções consolida um avanço relevante na infraestrutura de coleta e tratamento no estado, fortalecendo a segurança operacional e a efetividade do saneamento.

Referência no Saneamento

A Ambiental MS Pantanal faz parte da Aegea Saneamento, empresa que está presente em 892 cidades de 15 estados brasileiros, atuando de norte a sul do país. Os estados em que atua são: Amazonas, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, Minas Gerais e São Paulo.

No interior de Mato Grosso do Sul, a Aegea está presente pelos serviços de coleta, afastamento e tratamento de esgoto em 68 municípios, por meio da PPP (Parceria Público-Privada) com o Governo do Estado, a Sanesul e a Ambiental MS Pantanal.

Na capital Campo Grande, a Águas Guariroba atua com concessão plena com o abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto.