Arquivo de junho 27America/Sao_Paulo 2024

Ambiental MS Pantanal vai participar de evento para agentes de saúde na região Sul do Estado

Postado por daniela.ayres@ambientalmspantanal.com.br em 27/jun/2024 - Sem Comentários

Com o objetivo de aprimorar os indicadores de saúde e conscientizar a população sobre o uso correto das redes coletoras de esgoto, a Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul) lançará em julho um programa de capacitação destinado aos agentes comunitários de saúde nos 68 municípios sob sua concessão.

O programa terá início no dia 2 de julho, em Ponta Porã. A cerimônia de abertura será realizada às 7h30 no auditório do Centro Internacional de Convenções de Ponta Porã Miguel Gomez.

O evento contará com a participação do presidente da Ambiental MS Pantanal, Paulo Antunes, que apresentará detalhes sobre o programa a cerca de 200 agentes comunitários de saúde.

O diretor de Engenharia e Meio Ambiente da Sanesul, Leopoldo Godoy do Espírito Santo, representará o diretor-presidente da empresa, Renato Marcílio, durante o treinamento.

Além da Ambiental MS Pantanal, que foi contratada pela Sanesul para gerir o sistema de esgotamento sanitário do Estado por meio de uma PPP (Parceria Público-Privada), o programa também conta com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde de Ponta Porã.

Por meio dessa capacitação, espera-se que os agentes de saúde se tornem multiplicadores das boas práticas de uso das redes de esgoto, contribuindo para a melhoria da saúde pública e a preservação do meio ambiente em Ponta Porã e demais municípios atendidos pela Sanesul.

Com informações site Sanesul.

Ambiental MS Pantanal Participará do Pantanal Tech em Aquidauana, MS

Postado por daniela.ayres@ambientalmspantanal.com.br em 27/jun/2024 - Sem Comentários

Entre os dias 28 e 29 de junho, a Ambiental MS Pantanal participará do evento “Pantanal Tech MS”, promovido pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e pelo Governo do Estado de MS.

O evento tem a intenção de apresentar uma agenda positiva que alia sustentabilidade e boas práticas na região do bioma Pantanal.

Em meio a exposições, demonstrações técnicas e vitrines tecnológicas, a Ambiental MS Pantanal participará, no dia 28 de junho, do painel “Sustentabilidade, Educação e Conectividades de Áreas Úmidas Legalmente Protegidas”, com o tema “ESG (Environmental, Social and Governance) e Saneamento – Aliados da Sustentabilidade”.

A proposta é apresentar algumas de suas iniciativas e projetos voltados para a conservação ambiental e o desenvolvimento sustentável da região do Pantanal, no que diz respeito ao tratamento de esgoto e à universalização do esgotamento sanitário no Estado.

Outra ação apoiada pela MS Pantanal durante o evento é a realização do plantio de 300 árvores de espécies nativas do bioma Pantanal, no dia 29 de junho. Com o objetivo de ser um evento de baixo carbono, o Pantanal Tech vai quantificar e mitigar as emissões de CO2 geradas durante sua realização.

A UEMS e o Centro de Estudos de Fronteiras General Padilha – CEFRONT serão os responsáveis pela execução do plantio, que será direcionado a áreas que necessitam de reflorestamento, promovendo a biodiversidade local.

Com essas iniciativas, o Pantanal Tech visa não apenas promover a inovação tecnológica e o desenvolvimento sustentável, mas também estabelecer um novo padrão para a realização de eventos sustentáveis no Brasil.

Serviço

Datas: 28 e 29 de junho

Local: Unidade Universitária de Aquidauana da UEMS

Inscrições: Gratuitas e podem ser realizadas através do site: https://pantanaltechms.com.br/

Parceria que vai além da conta

Postado por renata.dsantos@ambientalmspantanal.com.br em 17/jun/2024 - Sem Comentários

MS Pantanal da pontapé em iniciativa inédita e transforma MS no 1º Estado do país a dar destinação sustentável ao lodo gerado nas ETES

Mato Grosso do Sul é o primeiro Estado do Brasil a dar destinação sustentável ao do lodo gerado nas Estações de Tratamento de Esgoto operadas pela Ambiental MS Pantanal, a PPP (Parceria Público Privada) parceira da Sanesul na coleta, tratamento e destinação de efluentes no Estado.  A matéria orgânica que antes era descartada nos aterros sanitários, agora é insumo que misturado a esterco bovino, se transforma em biofertilizante, o “Organics Fertbio-MS”.

Mairinco de Pauda – Comunicação Semadesc

A iniciativa inovadora que deu um novo destino ao lodo, é uma parceria da PPP com a Organics (empresa que atua no ramo de fertilizantes) e com o Governo do Estado. “É um grande marco podermos caminhar para universalização sabendo que todo lodo produzido nas suas estações de tratamento deixa de ser um lodo e passa a ser um insumo que consegue recuperar, reconstituir, restaurar e enriquecer o solo do nosso Estado”, enfatizou o diretor presidente da Ambiental MS Pantanal Paulo Antunes.

O novo adubo foi apresentado nesta sexta-feira (14) durante uma solenidade realizada em Terenos, município localizado a 32 quilômetros de Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul. O evento contou com a participação de autoridades, produtores rurais e representantes de universidades e da agricultura familiar.

Parceria Além da conta:

A responsável pela gestão de carbono e lodo do grupo Aegea Saneamento, Laís Sauvinio marcou presença no evento. Na ocasião, ela enfatizou o compromisso da concessionária em impactar a vida das pessoas levando qualidade de vida, qualidade da água, coleta e tratamento de esgoto e destacou que a parceria que surgiu é além da nossa conta, ou seja, vai além disso.

“O que a gente faz hoje aqui não é só reciclar os nossos resíduos de lodo, a gente está fazendo algo além. Nós estamos distribuindo matéria orgânica, fertilizante, para comunidades que precisam disso, para melhorar seus produtos, ampliar as suas plantações. Então em termos de sustentabilidade, a gente está indo além da circularidade, além do benefício ao meio ambiente”, acrescentou.  

Mairinco de Pauda – Comunicação Semadesc

Nossa natureza movimentando vidas

O compromisso em dar um destino ao lodo gerado nas Ete´s espalhadas pelo Estado, vai além da sustentabilidade. As empresas querem promover a economia circular e fortalecer a agricultura familiar através da doação de 20% do fertilizante produzido com a parceria.

Mairinco de Pauda – Comunicação Semadesc

Essa quantia representa 150 toneladas que vai chegar as hortas e lavouras sul-mato-grossenses beneficiando agricultores familiares, população indígena e quilombolas mantidas por um programa social do Governo do Estado. Esse projeto é coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (SEMADESC) e a Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (AGRAER).

Mairinco de Pauda – Comunicação Semadesc

Na ocasião, foi entregue uma amostra do fertilizante e famílias quilombolas e produtores familiares que estavam presentes no evento, foram beneficiados com a doação do produto. O Secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Jaime Verruck elogiou a iniciativa e enfatizou que a sua importância. “Isso ESG na veia! É desse tipo de programa e produto que nós precisamos no Estado de Mato Grosso do Sul, aliar os nossos propósitos a ações claras com resultado”, completou.

Compromisso social e ambiental:

O Organics Fertibio-MS é um fertilizante orgânico classe “B”, extraído de uma técnica sustentável de produção, em que se destaca seu ganho ambiental para o segmento da agropecuária e do saneamento básico. Ele combina as matérias-primas e os bioprocessos da Organics com o lodo das ETEs (Estações de Tratamento de Esgoto) operadas pela Ambiental MS Pantanal.

Os testes confirmaram que essa matéria orgânica tem a viabilidade técnica e a segurança necessárias para o uso em quaisquer sistemas de adubação. Sendo assim, ele não possui restrições de uso podendo ser utilizado em diversas culturas como: soja, arroz, milho, hortifrútis e pastagens. Rico em nutrientes, ele melhora a saúde do solo e promove um crescimento vigoroso das plantas, contribuindo para uma produção agrícola mais eficiente e sustentável.

Para o diretor executivo da Organics Osvaldo Miaki Biofertilizantes criar um fertilizante usando lodo como insumo, foi um desafio aceito de imediato. “Na data de hoje, a gente vem realmente comemorar o início de uma jornada que já está consolidada”, conclui.

Evento com foco na inovação, sustentabilidade e responsabilidade social marca parceria inédita em MS

Postado por renata.dsantos@ambientalmspantanal.com.br em 11/jun/2024 - Sem Comentários

Solenidade marcada para sexta-feira apresenta projeto que promove economia circular através do aproveitamento de resíduos e redução de gases do efeito estufa

A Ambiental MS Pantanal, a PPP (Parceria Público Privada) parceira da Sanesul, dá um passo importante rumo a inovação, sustentabilidade e responsabilidade social. Com o objetivo de promover a economia circular no Estado e dar um destino sustentável ao lodo gerado nas Estações de Tratamento de Esgoto (ETE), a empresa se uniu a Orgânics, que atua no ramo de fertilizantes e ao Governo de Mato Grosso do Sul na elaboração de um adubo orgânico, o “Organics Fertbio-MS”.

A alternativa sustentável é feita a partir da utilização do lodo proveniente das ETEs operadas pela Ambiental MS Pantanal. Esse composto que antes era descartado nos aterros sanitários, agora serve de insumo, que ao ser misturado ao esterco bovino e passar por um processo de compostagem, se transforma em fertilizante orgânico.

Uma solenidade marcada para esta sexta-feira (14), pretende formalizar a parceria da PPP com a Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (SEMADESC) e a Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (AGRAER). A iniciativa, prevê a doação de 20% do fertilizante para um programa social do Governo do Estado que vai atender a agricultura familiar, quilombolas e a população indígena.

De acordo com o diretor-presidente da MS Pantanal Paulo Antunes, esse percentual poderá representar cerca de 400 toneladas por período de produção. O número é calculado com base no avançar da universalização do saneamento no Estado e a evolução do processo de produção do fertilizante.

Lodo das ETE´s da Ambiental MS Pantanal após a secagem

A iniciativa, faz de Mato Grosso do Sul, o único estado do Brasil a utilizar integralmente o lodo das ETEs de sua concessionária Estadual de água e esgoto de forma totalmente sustentável e circular. “O projeto visa utilizar 100% do lodo das Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) da MS Pantanal, transformando-o em fertilizante”, destaca Paulo Antunes.

O diretor executivo da Organics Biofertilizantes Osvaldo Miaki fala sobre a união de esforços entre a MS Pantanal & Organics. “Trata-se de um compromisso com a sustentabilidade e a economia circular, utilizando o lodo das Estações de Tratamento de Esgoto de forma ambientalmente responsável”.

O comprometimento com o meio ambiente a responsabilidade social faz parte da missão da Ambiental MS Pantanal, nesse sentido, a empresa aposta cada vez mais em iniciativas que priorizem a sustentabilidade. O “Organics Fertibio-MS” é exemplo de que suas práticas empresariais estão pautadas nos três pilares ESG e trabalham pelos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS).

Serviço:

Data: 14/06

Horário: 15h

Local: Organics /localização: https://maps.google.com/?q=-20.494291,-54.869720

Para mais informações, entre em contato com:

MS PANTANAL: (67) 67 99690-0691

Na semana do Meio Ambiente, MS Pantanal participa de Drive da reciclagem

Postado por renata.dsantos@ambientalmspantanal.com.br em 06/jun/2024 - Sem Comentários

Evento que está na 12ª edição, segue até sábado (8)

 “Eu adoro flores, plantas, enfim a natureza. Essa muda aqui, vou plantar no quintal de casa, com algumas que já tenho”. A Edneia Ferreira de 41 anos é uma das pessoas que foram nos altos da Afonso Pena, buscar uma muda de Tamarindo. Com a árvore frutífera, a dona de casa que mora no Jardim Canguru em Campo Grande, disse que essa é uma das formas que encontra para preservar o meio ambiente.

Essa consciência ambiental também faz parte da rotina da MS Pantanal, por isso a empresa apoia iniciativas que promovam a sustentabilidade e o cuidado com o meio ambiente. Uma dessas ações é a que está sendo realizada pela AGEMS (Agência de Regulação de Mato Grosso do Sul), o Drive Thru da Reciclagem que começou nesta quinta-feira (6), na semana do Meio Ambiente.

A PPP (Parceria Público Privada), parceira da Sanesul doou cerca de 120 mudas através do viveiro Isaac de Oliveira para serem distribuídas durante os dias de evento. Os diretores Clayton Bezerra e Paulo Antunes estiveram presentes com outras autoridades na abertura do evento.

Na ocasião, o Diretor executivo falou do papel do saneamento na preservação e a importância de a empresa apoiar ações como essa. “Esse é o momento de celebrar essa indústria que transforma resíduo em matéria prima e matéria prima que vai beneficiar outras pessoas melhorando o meio ambiente e a cidade onde a gente vive”, acrescentou.

O Drive que está na sua 12ª edição, se destaca como um símbolo do compromisso ambiental que tem entre os objetivos, promover a consciência ecológica e colaborar com o futuro sustentável. Inovação e a sustentabilidade. As pessoas poderão deixar seus objetos recicláveis de carro, mas se preferirem tem a opção de estacionar e descartar os itens a pé.

No local, podem ser descartados materiais recicláveis como papel, plástico, garrafa pet, vidro, óleo de cozinha usado, sucata de aço, ferro, eletrônicos, tecido, banner, medicamento vencido, acessório e medicamento para pet, além de lâmpada, pilha, bateria, tampinha plástica, cápsula de café entre outros objetos. Além dos descartes, as equipes receberão doação de roupas e calçados com boas condições de uso.

Serviço:

12ª edição Drive-thru da Reciclagem

Data: Quinta-feira (6) – sábado (8)

Horário: das 9h às 18h

Local: Altos da Avenida Afonso Pena, ao lado do Bioparque Pantanal

Dia Mundial do Meio Ambiente: MS Pantanal reafirma seu compromisso ambiental através da doação de mudas

Postado por paintbox em 05/jun/2024 - Sem Comentários

Crianças realizaram o plantio durante evento em comemoração a data no Parque dos Poderes

Com um sorriso no rosto e as mãos sujas de terra a pequena Lívia Ferreira de 6 anos assumiu o compromisso de cuidar de um uma árvore. Essa consciência ambiental, foi firmada ao lado do pai, o síndico Adriano Aparecido Ferreira de 42 anos, durante o plantio de mudas de ipês doadas pela Ambiental MS Pantanal através do viveiro Isaac de Oliveira.

Assim como ela, o pequeno Bernando Monteiro Novaes de 4 anos, aprendeu a importância do contato com a natureza, de plantar, regar e cuidar ao lado do pai, o arquiteto Leonardo Novaes Freitas. “Plantar uma árvore e poder cuidar, ter essa reponsabilidade eu acho que é bem legal para ele e, claro, muito importante para o meio ambiente”, definiu Leonardo.

As crianças do Centro de Educação Infantil Zé Du e do Projeto Florestinha foram as protagonistas no plantio de mudas realizada no Arco dos Ipês, um projeto da Agems (Agência de Regulação de Mato Grosso do Sul) localizado no Parque dos Poderes em Campo Grande. A ação foi nesta quarta-feira (5) durante o evento em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, data que tem como foco a conscientização da importância da preservação ambiental.

Para o diretor executivo da Ambiental MS Pantanal iniciativas como essas caminham junto dos propósitos da Parceria Público Privada e da Sanesul. “Participar desse momento de plantar árvores para melhorar a aparência da nossa cidade, melhorar o ambiente que a gente vive e reter carbono, tem tudo a ver com a nossa atividade que é o esgotamento sanitário e melhoria da qualidade de vida da população”, acrescentou.

Ao todo foram doadas 30 mudas que ocupam o canteiro que fica ao lado da Secretaria de Educação. Com os ipês plantados hoje, o local passa a contar com 202 árvores plantadas. Além de colaborar com o futuro sustentável da Capital Sul-mato-grossense, a proposta tem, entre os objetivos, desenvolver a educação ambiental através do compromisso com as mudanças de comportamentos, fortalecendo a relação dos seres humanos com o meio ambiente.

O diretor-presidente da AGEMS acrescenta ainda que a medida quer fazer com que o Arco dos Ipês se torne um cartão postal de Campo Grande. “Precisamos ensinar a cultura e a preservação do meio ambiente e continuar o legado de manter Campo Grande, a Capital mais arborizada do mundo”, finalizou.