Postado por maria.espindola em 25/mar/2026 - Sem Comentários
Tratamento da água e esgoto, proteção hídrica e ações ambientais contribuem de forma concreta para a conservação de ecossistemas
O debate internacional sobre biodiversidade e conservação de espécies migratórias ganha centralidade em Mato Grosso do Sul com a realização, em Campo Grande, da 15ª Conferência das Partes da Convenção sobre a Conservação das Espécies Migratórias de Animais Silvestres (CMS COP15).
O encontro reúne governos, cientistas e organizações internacionais para discutir medidas de proteção da fauna migratória, da conectividade ecológica e dos habitats essenciais à manutenção da vida silvestre. Neste contexto, o saneamento básico se mostra um importante aliado da agenda ambiental.
Em Mato Grosso do Sul, a Aegea está a frente dos serviços de saneamento, por meio da Águas Guariroba e da Ambiental MS Pantanal. Na Capital sul-mato-grossense, a Águas Guariroba atua em concessão plena, sendo responsável pelos serviços de água e esgoto. Já no interior o Estado, a Ambiental MS Pantanal é responsável pela coleta e tratamento de esgoto em 68 municípios, a partir da Parceria Público-Privada com Sanesul e o Governo do Estado.

Fernando Garayo, gerente de Meio Ambiente da Águas Guariroba e da Ambiental MS, reforça que o tratamento da água, a ampliação da coleta e do tratamento de esgoto, associada à redução da poluição hídrica e à proteção de rios, córregos e áreas úmidas, contribui diretamente para diminuir as pressões sobre ecossistemas estratégicos de MS, especialmente aqueles conectados à Bacia do Alto Paraguai e ao Pantanal, território essencial para a biodiversidade e para a manutenção de habitats de espécies emblemáticas, como a onça-pintada, o tuiuiú, a ariranha e o jacaré-do-pantanal, além de beneficiar ambientes usados por aves migratórias e peixes migratórios, como o pintado e o dourado.
“O Pantanal não é um espaço isolado do cotidiano urbano; ele depende da qualidade da água, da integridade dos rios e da funcionalidade ecológica das bacias hidrográficas que atravessam áreas urbanas e rurais. Por isso, tratar o esgoto ainda na origem significa interromper um ciclo de contaminação que, se não controlado, pode comprometer cursos d’água, áreas úmidas e habitats importantes para a fauna aquática e para espécies que dependem de ambientes conectados ao longo de seus deslocamentos”, pontua.
Saneamento reduz a pressão sobre ecossistemas conectados
O tratamento adequado do esgoto é uma medida fundamental para preservar a água e reduzir a pressão sobre rios, córregos e áreas úmidas. Em Campo Grande, a Águas Guariroba opera duas Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) e está finalizando a terceira, garantindo uma média de 92,6 milhões de litros de esgoto tratados por dia, volume equivalente a 16,5 mil piscinas olímpicas por ano. Esse processo contribui diretamente para a preservação dos cursos d’água e para a manutenção do equilíbrio do ciclo hidrológico.
Como parte dessa atuação, a concessionária também desenvolve o programa Córrego Limpo, que monitora a qualidade da água em dezenas de pontos da cidade e promove ações de fiscalização e conscientização para prevenir ligações irregulares de esgoto.

Na esfera estadual, a Ambiental MS Pantanal trata atualmente cerca de 33,6 milhões de metros cúbicos de esgoto por ano. Com a expansão projetada, a capacidade anual de tratamento deve crescer 8,7%. Entre os avanços previstos para 2026 estão a implantação de sete novas ETEs e o acréscimo de 93 litros por segundo à capacidade instalada, o que representa cerca de 8 milhões de litros de esgoto tratados por dia. Somente nos dois primeiros meses de 2026, a empresa também realizou 948 serviços de limpeza preventiva de rede, voltados a evitar obstruções, extravasamentos e danos ao sistema.
“Mais do que indicadores operacionais, esses dados expressam uma contribuição concreta para a proteção da qualidade da água e para a redução da carga poluidora lançada em sistemas hídricos conectados a áreas ambientalmente sensíveis. Em um estado onde rios, áreas úmidas e planícies alagáveis têm papel decisivo para a manutenção da biodiversidade, ampliar o saneamento também significa conservar habitats relevantes para espécies migratórias e para a fauna emblemática do Pantanal”, afirma Garayo.
Ações ambientais ampliam a contribuição para a biodiversidade
As ações ambientais da Ambiental MS Pantanal e da Águas Guariroba ampliam os efeitos positivos do saneamento sobre a proteção dos recursos hídricos e da biodiversidade em Mato Grosso do Sul. Entre os destaques está o Viveiro Isaac de Oliveira, que integra as iniciativas socioambientais das concessionárias da Aegea no Estado.
Somadas, as ações de produção e doação já ultrapassam 650 mil mudas nativas, com capacidade de produção de até 80 mil unidades por ano, contribuindo para a recomposição da vegetação, a proteção do solo e a preservação das nascentes.

Em Campo Grande, a Águas Guariroba atua na preservação dos mananciais que abastecem a capital, com destaque para o plantio na Área de Proteção Ambiental APA Guariroba e para o Programa Bacia Monitorada, voltado ao acompanhamento contínuo das bacias hidrográficas da cidade.
No interior do Estado, a Ambiental MS Pantanal desenvolve ações de recuperação de áreas degradadas e reflorestamento. Na Serra da Bodoquena, esse trabalho se traduz na recomposição de matas ciliares e de Áreas de Preservação Permanente (APPs), ajudando a proteger os corpos hídricos e a biodiversidade regional. Um exemplo concreto desse compromisso é que, somente em 2025, a concessionária destinou cerca de 4.800 mudas ao Instituto das Águas da Serra da Bodoquena (IASB), fortalecendo a conservação ambiental em áreas que servem de habitat para importantes espécies da fauna brasileira.
“Com o saneamento, podemos dizer que aqui no MS está acontecendo um dos maiores programas do Brasil de conservação de bacias hidrográficas, e isso tem tudo a ver com a biodiversidade”, conclui Fernando Garayo.
Liderança em Saneamento
As empresas de saneamento que atuam no Estado do Mato Grosso do Sul, Águas Guariroba e a Ambiental MS Pantanal, fazem parte do grupo Aegea Saneamento, que é líder no setor privado de saneamento básico no Brasil e atende mais de 39 milhões de pessoas. A companhia está presente em quase 900 cidades de 15 estados brasileiros, com atuação de norte a sul do país.
Opera nos estados do Amazonas, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, Minas Gerais e São Paulo, trabalhando que mais brasileiros tenham acesso a água e esgoto tratados, promovendo o desenvolvimento sustentável e a melhoria da saúde pública nessas regiões.
Mais informações em: www.ambientalmspantanal.com.br
Postado por maria.espindola em 09/mar/2026 - Sem Comentários
O Pantanal não é um “lugar distante” desconectado do cotidiano urbano. Ele é o destino ecológico de uma rede de rios e córregos que começam nas cidades.
Já parou para pensar quantos litros de esgoto deixam de chegar ao Pantanal todos os dias quando uma cidade coleta e trata corretamente seus efluentes? A resposta não é apenas um número, é uma medida concreta de proteção direta à maior planície alagável do mundo e às espécies que a tornam um símbolo global de biodiversidade, como a onça-pintada, o jacaré-do-pantanal e a ariranha.
A fauna do Pantanal depende dos pulsos de inundação, o equilíbrio entre cheias e secas nas vazantes, e da boa qualidade da água, explica o professor Fabio Martins Ayres, especialista em gestão integrada do saneamento e coordenador do Mestrado Profissional em Rede Nacional de Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (ProfÁgua) da UEMS.
“Quando o esgoto é lançado sem tratamento, aumenta a carga orgânica e a contaminação microbiológica nos cursos d’água e desencadeia processos de degradação ambiental que comprometem a integridade ecológica dos sistemas aquáticos, isto é, a capacidade de rios, corixos, vazantes e áreas úmidas manterem seus ciclos naturais, sua biodiversidade e seus serviços ecossistêmicos”, afirma o professor.
Esses efeitos não se restringem às áreas urbanas: eles seguem rio abaixo e podem afetar habitats e espécies em diferentes trechos da bacia. Por isso, o tratamento de esgoto é uma ação urbana decisiva para a proteção da biodiversidade pantaneira.
“Tratar o esgoto significa interromper esse caminho de contaminação ainda na origem, reduzindo pressões sobre o Pantanal e sobre a Bacia do Alto Paraguai (BAP), além de áreas a jusante conectadas a outros sistemas hidrográficos, como a bacia do Rio Paraná. Em outras palavras, o saneamento é uma infraestrutura urbana que ‘segura’ o problema antes que ele se converta em impacto difuso na paisagem pantaneira”, conclui.
Controle rigoroso para devolver água com segurança à natureza
Com milhares de análises realizadas todos os anos e o acompanhamento contínuo de indicadores, a Ambiental MS Pantanal assegura que o esgoto tratado em suas unidades seja devolvido ao meio ambiente de forma segura e dentro dos padrões exigidos pela legislação. Esse controle não é detalhe burocrático: é a diferença entre devolver ao rio um efluente que mantém a vida aquática e devolver um passivo ambiental.

É aqui que os números técnicos fazem diferença na vida real. Não basta ter uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE): o que importa é o quanto ela consegue reduzir a poluição antes de devolver a água ao rio. É isso que indicadores como DBO e DQO medem, em resumo, a “força” da carga orgânica do esgoto. Quando esses índices caem, o resultado é direto: menos sujeira nos rios, mais oxigênio na água e mais condições para a vida aquática se manter saudável.
A analista de tratamento da Ambiental MS Pantanal, Isadora Brandão, destaca que a renovação da acreditação do INMETRO ao Laboratório de Controle de Qualidade reforça esse compromisso com um saneamento de qualidade, garantindo análises precisas e seguras voltadas à proteção dos recursos hídricos e à saúde da população.
“O volume de esgoto tratado chega a 33,6 milhões de m³ por ano, o equivalente a cerca de 13,4 mil piscinas olímpicas. Na prática, é esse volume que deixa de ir para os rios sem tratamento, ajudando a proteger a água e o Pantanal.”
Além de cumprir exigências legais, a Ambiental MS Pantanal investe continuamente em tecnologia e inovação para ampliar a eficiência das Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs). Esse aprimoramento é essencial para reduzir riscos de contaminação, proteger a qualidade da água e, por consequência, sustentar a biodiversidade.
“Ao tratarmos o esgoto corretamente, evitamos a poluição dos rios, reduzimos a presença de microrganismos que causam doenças e garantimos que a água devolvida à natureza esteja em condições seguras. Nosso trabalho é limpar e devolver ao meio ambiente a água que foi utilizada pela população e passou a receber o nome de esgoto, protegendo a saúde das pessoas e preservando o meio ambiente”, resume Isadora.
Um avanço que também é ambiental
Hoje, 75% do Mato Grosso do Sul já conta com rede coletora de esgoto por meio da Parceria-Público-Privada entre a Sanesul e a Ambiental MS Pantanal (grupo Aegea Saneamento). O avanço se consolidou nos últimos quatro anos: no levantamento de julho de 2025, a cobertura chegou a 75%, com previsão de alcançar 90% até 2028.
Entre 2021 e 2026, foram implantados 680 km de rede coletora de esgoto. Para 2026, a previsão é adicionar mais 480 km, ampliando o alcance do serviço nos municípios atendidos. Para sustentar esse crescimento, a infraestrutura também avançou: hoje, Mato Grosso do Sul conta, 71 Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) e 229 Estações Elevatórias (EEEs).
A capacidade instalada é de 7.951 m³ por hora, o equivalente a 190 mil m³ por dia, cerca de 76 piscinas olímpicas de esgoto tratado diariamente. A expansão continua: estão previstas a construção de 7 novas ETEs e 49 novas EEEs, o que deve acrescentar 93 L/s à capacidade de tratamento do estado.
“Além de proteger a saúde pública, o saneamento tem um efeito ambiental imediato: quanto maior a cobertura e a eficiência do tratamento, menor a carga de poluentes que chega aos rios que conectam as cidades às áreas úmidas. No fim, tratar o esgoto é aliviar a pressão sobre a água, o solo e os habitats, ajudando a manter o equilíbrio que sustenta a fauna pantaneira”, finaliza Ayres.
Sobre a Ambiental MS Pantanal
A Ambiental MS Pantanal integra a Aegea Saneamento, grupo com atuação nacional presente em 892 cidades de 15 estados brasileiros, de norte a sul do país. No interior de Mato Grosso do Sul, a Ambiental MS Pantanal é responsável pela operação dos serviços de coleta, afastamento e tratamento de esgoto em 68 municípios, no âmbito de uma Parceria Público-Privada (PPP) firmada com o Governo do Estado e a Sanesul. Na capital, Campo Grande, a operação ocorre por meio da Águas Guariroba, que atua sob concessão plena, abrangendo os serviços de abastecimento de água, além de coleta e tratamento de esgoto.
Postado por paintbox em 28/nov/2022 -
A Ambiental MS Pantanal – empresa criada a partir da Parceria Público-Privada (PPP) entre a Sanesul e o Grupo Aegea – executou, em novembro, a extensão de 526 metros de rede de esgoto no bairro Marambaia, em Ponta Porã.
As obras acontecem na altura da rua Jabaquara, e atenderão futuros moradores de casas que serão construídas através do projeto Lote Urbanizado, da Prefeitura de Ponta Porã. Os trabalhos foram iniciados no começo do mês e devem ser concluídos no próximo dia 30.
Ao todo, cerca de 50 famílias serão beneficiadas na região, com a conexão das moradias à rede de coleta de esgoto do município.
A Ambiental MS Pantanal iniciou suas operações em maio do ano passado em Ponta Porã e outros 67 municípios em que a Sanesul atua. A PPP foi criada com o intuito de impulsionar os investimentos na coleta, afastamento e tratamento de esgoto para que o Mato Grosso do Sul atinja a universalização do Saneamento Básico até 2031.
Desde o início da operação, a MS Pantanal já conectou mais de 2,3 mil ponta-poraenses à rede de esgoto.
Postado por paintbox em 16/nov/2022 -
O governador do estado de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, recebeu nesta quarta-feira, 16/11, os diretores da Ambiental MS Pantanal, empresa parceira público-privada da Senesul para os serviços de esgotamento sanitário. Celso Lino Paschoal e Paulo Antunes informaram ao chefe do executivo sobre a mudança na presidência da PPP: Celso deixa a presidência da empresa sul-mato-grossense para assumir a diretoria executiva da Águas de Manaus, concessionária do grupo Aegea na capital do Amazonas. Paulo Antunes é o novo diretor presidente MS Pantanal.
Além da mudança na diretoria, o encontro foi pautado também por um breve balanço dos principais resultados da PPP, com destaque nas práticas que envolvem os pilares de sustentabilidade, governança e responsabilidade social da Ambiental MS Pantanal: como a destinação do lodo gerado nas estações de tratamento de esgoto para a produção de adubo orgânico com a doação de 20% da produção para programa de atendimento à áreas degradadas, hortas comunitárias e pequenos produtores, entre outros, ação a ser conduzida pelo Estado. Os diretores falaram ainda sobre outra ação que envolve a destinação de recursos para aplicação na recuperação das cabeceiras dos rios no Pantanal e APA Guariroba em parceria com WWF e BNDES.
Ao final do encontro, o governador recebeu um trabalho produzido pelo Instituto Trata Brasil a pedido da Ambiental MS Pantanal onde apresenta benefícios proporcionados pela Universalização do Saneamento no MS com a PPP.
Diretor Presidente
Diretor de Relações Institucionais da Aegea no MS e MT, Paulo Antunes, assume também a presidência da PPP no Mato Grosso no Sul. A empresa assumiu as operações de coleta, afastamento e tratamento de esgoto em 68 municípios no interior do estado desde maio do ano passado.
Antunes tem formação em Administração de Empresas, Contabilidade e Pedagogia e MBA em Desenvolvimento de Recursos Humanos, Gestão de Negócios, Gestão Empresarial e Gestão de Bancos. Tem ainda MBA em Gestão Pública, Curso de Extensão em Saneamento Básico e Especialização em ESG. Ocupou cargos de liderança na Caixa Econômica Federal por 32 anos, notadamente como Superintendente Regional do Mato Grosso do Sul e Minas Gerais, no período de 2004 a 2016.
Ainda na Caixa – onde conduziu cursos para formação de altos executivos -, Antunes foi diretor-executivo e vice-presidente do departamento de Habitação, entre 2017 e 2019.
O novo presidente da MS Pantanal ainda compôs o Conselho Deliberativo do Sebrae e o Conselho de Administração da Associação Comercial de Campo Grande.
Postado por paintbox em 05/nov/2022 -
A Associação de Rotary Clubs do Distrito 4470 de Rotary Internacional e a Ambiental MS Pantanal lançaram, nesta semana, um projeto abrangente para unirem esforços no desenvolvimento de ações ambientais em diversos municípios do Mato Grosso do Sul. O evento aconteceu na Casa da Esperança de Dourados – instituição que acolhe dependentes químicos e atua na recuperação social e emocional dessas pessoas.
Na ocasião, foram plantadas 200 mudas de espécies nativas do Cerrado. A parceria prevê que mais 40 mil mudas sejam plantadas em ações do tipo em todo o estado. O evento contou com a participação da governadora do distrito 4470 do Rotary, Miriam Lacerda Philbois; e do diretor de Relações Institucionais da Aegea Centro Oeste, Paulo Antunes.
“Acredito que essa parceria proporciona grandes ganhos para as cidades do interior do Estado, sobretudo para o meio ambiente”, disse Antunes, em entrevista. “Com certeza as duas Instituições entregarão o que têm de melhor para um bem maior. É um privilégio contarmos com o Rotary, que possui competência, capilaridade e reputação em todas as regiões onde atua”, concluiu.
No evento, Antunes também lembrou que as ações de reflorestamento estão em linha com os princípios ESG (Ambiental, Social e de Governança, na sigla em inglês) da MS Pantanal, que, desde o início de sua operação plena, em maio de 2021, já doou mais de 15 mil mudas para ações de plantio em todas as regiões do MS.

Já Miriam se disse honrada em estar presente na ocasião, agradeceu à parceria e disse que as mudas serão bem-vindas para que se possa restaurar os solos, melhorar a qualidade do ar e ter um ambiente mais saudável. “[A parceria vem ao encontro com a sétima área de enfoque de Rotary Internacional, que valoriza todas as ações que levem à harmonia entre as pessoas e o meio ambiente… que todas as nossas ações sejam sustentáveis”.
Esta foi a primeira de muitas entregas de mudas que devem ocorrer em 48 municípios do MS. As mudas foram cultivadas no viveiro Isaac de Oliveira, em Campo Grande, que é administrado numa parceria entre a MS Pantanal e a concessionária Águas Guariroba. Hoje, o viveiro tem capacidade para produzir aproximadamente 50 mil mudas de espécies típicas do Cerrado e do Pantanal por ano.
Parte da Parceria Público-Privada (PPP) com a Sanesul, a MS Pantanal opera na coleta, afastamento e tratamento do esgoto em 68 municípios em que a estatal atua. A empresa faz parte do Grupo Aegea e se antecipou ao Marco Legal do Saneamento, sancionado em 2020, para impulsionar os investimentos a fim de que o MS atinja a universalização do saneamento até 2031.
Também estiveram presentes no encontro os membros do Rotary, Sérgio Philbois, Hermes de Araújo Rodrigues, Paulo César Branquinho, Alvimar de Castro, Amarildo Jonas Ricci, Ajax Leite, Edivaldo Leite, Wilson César, Francisco Claro, Edivaldo Soares da Silva, Júlio Saldivar, e Rubens Calixto Júnior, supervisor do polo de Dourados da MS Pantanal.
Postado por paintbox em 22/out/2022 -
No último sábado (22) a Organização Caianas – criada com a missão de resgatar e manter vivos os costumes e tradições do povo Terena – distribuiu mil mudas de espécies frutíferas a famílias do território de Cachoeirinha, no Pantanal sul-mato-grossense.
A ação faz parte de um projeto de segurança alimentar junto às comunidades de Miranda (MS), município localizado a 200 quilômetros de Campo Grande. Participaram do encontro representes de cerca de 80 famílias indígenas, da aldeia Cachoeirinha.
Reunidos, os moradores participaram de um bate-papo sobre a importância de preservar o hábito da alimentação natural e aprenderam técnicas de plantio para que as mudas cresçam saudáveis.
De acordo com a nutricionista Cynthia Naito, da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) do polo de Miranda, obesidade, diabetes e hipertensão são as doenças de maior incidência nas comunidades indígenas locais.
Ela explica que, por conta da proximidade com a área urbana, indígenas têm adotado, cada vez mais, hábitos alimentares pouco saudáveis, recorrendo a alimentos baratos e de baixo valor nutricional. “É muito comum ver crianças indígenas se alimentando, basicamente, de salgadinhos, macarrão instantâneo e refrigerantes, que são mais acessíveis e carregados de sódio e açúcar, resultando no aumento da incidência de doenças relacionas à obesidade”, disse.
Cacique da aldeia Cachoeirinha, Edivaldo Antônio, lembrou das palavras do avô sobre a importância do plantio para a segurança alimentar da aldeia. “Meu avô dizia que era importante plantarmos nosso próprio alimento para que não falte para os nossos filhos e netos”.
As mudas foram doadas pela empresa de saneamento Ambiental MS Pantanal, controlada pelo Grupo Aegea. O projeto contou ainda com o apoio da Sesai e do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (PrevFogo), ligado ao Ibama.
Organização Caianas. Criada em 2005, a organização promove seminários, ações ambientais, projetos educativos e a ampliação de áreas agroflorestais, bem como o mapeamento de árvores nativas do território indígena.
O nome Caianas é uma referência aos “Kayanás”, segmento da estrutura da organização tradicional Terena, composto pelos sábios e intelectuais do grupo. Kayá significa “cérebro”, no idioma Terena.
O nome da organização também é um acrônimo para Coletivo Ambientalista Indígena de Ação para Natureza, Agroecologia e Sustentabilidade.
Postado por paintbox em 30/set/2022 -
A empresa de saneamento Ambiental MS Pantanal concluiu, nesta quinta-feira (29) a ligação de mais 60 moradias do bairro Jardim Alvorada, em Três Lagoas, ao sistema de tratamento de esgoto do município.
As ligações vêm como antecipação a obras de pavimentação que devem ser conduzidas na região. Somadas às ligações conduzidas no bairro Vila Alegre, no mês passado, elas representam a inclusão de mais de 500 moradores aos sistema de esgotamento sanitário da cidade.
A MS Pantanal faz parte do Grupo Aegea e está à frente dos serviços de coleta, afastamento e tratamento de esgoto em 68 municípios no Mato Grosso do Sul.
A empresa iniciou suas operações em maio do ano passado e, desde então, mais de 5 mil pessoas foram incluídas no sistema de esgotamento sanitário de Três Lagoas e outras 20 mil em outras regiões do Estado.
Postado por paintbox em 09/set/2022 -
A empresa de saneamento Ambiental MS Pantanal recebeu, nesta sexta-feira (9), o prêmio “Lugares Incríveis para Trabalhar 2022”. Encarregada pelos serviços de coleta, afastamento e tratamento de esgoto em 68 municípios do Mato Grosso do Sul, a companhia deu início a suas operações em todas as regiões do Estado há pouco mais de um ano.
O prêmio é uma iniciativa do UOL e da FIA (Fundação Instituto de Administração) que reconhece as melhores práticas empresariais no quesito “gestão de pessoas”, bem como empresas que proporcionam ambientes saudáveis, agradáveis e produtivos aos colaboradores. Ao todo, 419 empresas de pequeno, médio e grande porte concorreram à premiação.
O reconhecimento veio na esteira da emissão do Certificado FEEx de Clima Organizacional, fruto de uma pesquisa interna junto aos colaboradores da empresa, conduzida pela FIA – ligada à Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (USP).
“Através do comprometimento e união das nossas lideranças, conseguimos construir um ambiente de trabalho leve, harmonioso e extremamente produtivo. Desta forma, vencemos as grandes distancias entre os municípios, estreitamos a comunicação interna, fortalecemos a nossa cultura e consolidamos o propósito dos nossos trabalhos em todos os níveis da companhia”, disse o diretor-presidente da MS Pantanal, Celso Lino Paschoal.
“Em pouco tempo, formamos um grande time e com isso proporcionamos crescimento para diversos colaboradores. É um sentimento indescritível participar de uma premiação como essa”, continua Celso, que agradeceu a “todos os colaboradores que ajudaram a construir esse modelo de gestão inovador e que se esforçam diariamente para fazer diferença e impactar de forma positiva as regiões em que atuamos”. “Todo o nosso agradecimento e gratidão!”, conclui.
“Esse resultado a gente só consegue com gente… cada um fazendo sua parte, cada um dando seu melhor… aqui é uma composição de competências, e é isso que faz com que o time entregue, e que a gente possa ser classificado como empresa incrível”, disse Clayton Bezerra, diretor-executivo da MS Pantanal, na esteira do anúncio do prêmio, aos colaboradores na sede em Campo Grande.
Já os coordenadores da FIA Business School, André Luiz Fischer e Joel Souza Dutra, disseram, em nota, que o certificado “é o reconhecimento de todo o esforço das lideranças, RH e demais profissionais em construir um ambiente de trabalho agradável e que favorece a construção de um time mais unido, de uma atmosfera de trabalho mais harmoniosa e de uma organização mais produtiva”.
A Ambiental MS Pantanal faz parte do Grupo Aegea – maior empresa privada de saneamento do país -, e conta com aproximadamente 270 colaboradores em todo o Mato Grosso do Sul. Desde o início de suas operações, mais de 22,5 mil pessoas já foram conectadas à rede de esgoto do estado.
Postado por paintbox em 02/set/2022 -
A empresa de saneamento Ambiental MS Pantanal – presente em 68 municípios do Mato Grosso do Sul – investiu na ampliação de sua frota de caminhões para agilizar os serviços preventivos na rede.
Nesta sexta-feira (2), dez novos veículos “mini-hidro” – usados em diversos serviços de prevenção -, deixaram Campo Grande, com destino às cidades de Porto Murtinho, Ponta Porã, Paranaíba, Nova Andradina, Anastácio, Naviraí, Coronel Sapucaia, Ribas do Rio Parto, Miranda e Caarapó.
Os novos caminhões devem agilizar serviços como desobstrução da rede, reposição de asfalto, carregamento de ferramentas e utensílios, entre outros.
A Ambiental MS Pananal assumiu os serviços de coleta, afastamento e tratamento de esgoto em todas as regiões do interior do Estado desde maio do ano passado. Desde então, cerca de 17 mil pessoas já foram conectadas à rede.
Postado por paintbox em 22/ago/2022 -
A empresa de saneamento Ambiental MS Pantanal e a Cia. de teatro itinerante BuZum! apresentaram, na última semana, o espetáculo “Perigo Invisível”, em quatro diferentes municípios do Mato Grosso do Sul. Ao todo, mais de 5 mil alunos já assistiram à peça, viabilizada por meio da Secretaria Especial da Cultura (Ministério do Turismo), com incentivo da Lei Rouanet, e pelo Instituto Aegea – núcleo de inteligência socioambiental do Grupo Aegea, do qual a MS Pantanal faz parte.
Na última semana, as apresentações aconteceram em Bonito, Maracaju, Dourados e Nova Alvorada, onde a peça foi apresentada na Câmara dos Vereadores, por conta da chuva. Até agora, mais de 5 mil alunos já assistiram à peça sobre higiene básica repleta de cores, música e muita diversão. Já nesta semana, é a vez dos alunos de Naviraí e Nova Andradina conhecerem o espetáculo.
Com a ajuda dos personagens Fungoso, Dona Bactéria e Virulão, o espetáculo da Cia. Buzum retrata a importância de hábitos simples de higiene pessoal, como lavar as mãos e escovar os dentes, para toda a sociedade, com lições tiradas da pandemia de coronavírus.
“A escola só tem a agradecer pelo projeto”, disse Marialva, diretora da Escola Municipal João Alves da Nóbrega, que recebeu alunos de outras escolas do município para assistirem ao espetáculo”. “O teatro acrescenta e enriquece tudo o que a gente já vinha sendo trabalhado com os alunos desde o retorno das aulas presenciais, com a atenuação da pandemia”, acrescentou.
A diretora ainda afirmou que “é de suma importância que as empresas retornem com mais temas que abranjam o cotidiano da escola”.
Mari Gutierrez, diretora de produção do BuZum!, explica que a concepção do espetáculo “Perigo Invisível! vai ao encontro de uma gama imensa de lições que cada pessoa, seja ela criança seja ela adulto, teve ao longo dos dois últimos anos de pandemia, e o quanto algo invisível, mas altamente contagioso, transformou rotinas e mudou hábitos para sempre. “E é justamente para reforçar esses aprendizados que ‘Perigo Invisível’ entra para um leque de obras já reconhecidas e aplaudidas pelo público que acompanha o BuZum!, como Curumim, O Grande Perigo, Caipira e Floresta Viva”, diz Mari.
A companhia de teatro BuZum roda o Brasil com espetáculos itinerantes em um ônibus, e chega ao estado para apresentações gratuitas. As peças serão apresentadas em outros nove municípios do Estado. Ao todo, o espetáculo será levado a mais de 6 mil alunos da rede pública do Mato Grosso do Sul.
A agenda comtempla as seguintes cidades e datas: Três Lagoas, 1 e 2 de agosto. Aquidauana, 4 e 5 de agosto. Corumbá, 8, 9 e 10 de agosto. Bonito, 12 e 15 de agosto. Maracaju, no dia 16 de agosto. Nova Alvorada do Sul, em 17 de agosto. Dourados, nos dias 18, 19 e 20 de agosto. Naviraí, no dia 23 de agosto e Nova Andradina nos dias 24 e 25 de agosto.
Reinvenção
O palco do BuZum! agora é fora do ônibus, em uma estrutura ampla. A plateia assiste a cada sessão com distanciamento seguro, de forma protegida. É diversão garantida para o público com a vivacidade do tradicional teatro de bonecos. Logo, o que antes acontecia originalmente no BuZum!, dentro do ônibus, hoje é no palco.
Aprendizado fora e dentro da sala de aula
As apresentações gratuitas aliam o espetáculo do palco com o conteúdo da sala de aula. Isso porque o BuZum! fornece para as escolas material pedagógico para os educadores trabalharem temas transversais nas aulas. As crianças ganham um pequeno teatro de papel para brincarem e criarem as próprias histórias com seus bonecos e cenários.
O espetáculo Perigo Invisível
O espetáculo Perigo Invisível se passa na Central dos Germes Maus. Fungoso, Dona Bactéria e Virulão são os personagens centrais dessa história. Os três querem infectar o maior número de crianças possível, e aproveitam dos maus hábitos de higiene de algumas delas para colocar seu maquiavélico plano em prática. Após algumas crianças ficarem doentes por não lavarem bem as mãos, ou por não escovarem os dentes ou por se negarem a tomar banho, elas percebem que bons hábitos de higiene são fundamentais para uma vida saudável. Após alguns cuidados, as bactérias, fungos e vírus acabam morrendo e as crianças voltam a ter saúde. A peça mostra a importância dos cuidados básicos com a higiene e que cuidar de si é também cuidar do outro.
Faixa etária: 03 a 11 anos.
Duração do espetáculo: 25 minutos.
BuZum! 11 anos
Em setembro de 2022, a cia de teatro BuZum! completará 12 anos de experiências e tem motivos de sobra para comemorar: são mais de 500 mil quilômetros para realizar 15 mil apresentações para mais de 700 mil espectadores nas mais de 2.600 escolas públicas de 300 cidades, dos 11 estados brasileiros (São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Bahia, Minas Gerais, Maranhão, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Ceará e Santa Catarina), além de Porto Suarez, na Bolívia. Cada trajeto do BuZum! pode ser acompanhado pelo site www.buzum.com.br ou pelo perfil no Instagram @ProjetoBuZum.
A cia. é dirigida por Beto Andreetta, Jackson Íris e Mari Gutierrez, junto à equipe de produtores, montadores, motoristas, secretárias e atores. Todos levam à plateia itinerante novas possibilidades nas quais a imaginação e a fantasia se expandem nos contos com seus bonecos teatrais inovadores.
Ficha Técnica Perigo Invisível
Concepção: Beto Andreetta, Mari Gutierrez
Texto: Cládia Naum
Direção: Lívia Simardi
Elenco: Lívia Simardi e Rafael Francisco
Trilha sonora: César Maluf
Criação de cenário: Beto Andreetta
Criação e confecção de bonecos: Rosa
Direção de produção: Mari Gutierrez
Coordenação de produção: Aldo Andreetta
Produção executiva: Paloma Alves
Assistente de Produção: Fernanda Rocha
Produção de campo: Aldo Andreetta
Técnicos de som e luz: Régis da Silva
Design gráfico: Sato do Brasil
Direção administrativa: Jackson Íris
Assistente financeiro: Vania Rodrigues
Assessoria de imprensa: Isabela Barbosa
Realização: BuZum!
SERVIÇO
BuZum! e o espetáculo Perigo Invisível
Cidade: Dourados
Data: 22 de agosto (segunda-feira)
Local: Escola Municipal Profª Efantina de Quadros.
Endereço: Rua General Castelo Branco nº 1001, Jardim Flórida II.
Horários das apresentações:
MANHÃ: 9h, 9h40, 10h20, 11h (4 sessões).
TARDE: 13h30, 14h10, 14h50 (3 sessões).
Cidade: Naviraí
Data: 23 de agosto (terça-feira)
Local: Escola Municipal Millton Dias Porto.
Endereço: Rua Delci Maria Delevati – Jardim Paraíso, Naviraí – MS.
Horários das apresentações:
MANHÃ: 8h, 9h40, 10h20, 11h (4 sessões).
TARDE: 13h30, 14h10, 14h50 (3 sessões).
Data: 24 de agosto (terça-feira)
Local: Escola Ver. Ordécio Nunes de Matos.
Endereço: Rua José Guedes de Mendonça, nº 65, Bairro Harry Amorim Costa (ao lado do bairro Jardim Progresso) – saída para Ivinhema.
Horários das apresentações:
MANHÃ: 9h, 9h40, 10h20, 11h (4 sessões).
TARDE: 13h30, 14h10, 14h50 (3 sessões).
Cidade: Nova Andradina
Data: 25 de agosto (quinta-feira)
Local: Centro de Convenções Sílvio Ubaldino de Souza.
Endereço: Avenida Antônio Joaquim de Moura Andrade, 549.
Horários das apresentações:
MANHÃ: 8h30, 9h10, 9h50, 10h30 (4 sessões).
TARDE: 13h40, 14h20, 15h (3 sessões).