Postado por paintbox em 26/set/2023 - Sem Comentários
Organizações iniciam ações socioambientais em prol do saneamento básico de Corumbá, cidade localizada no coração do Pantanal Sul-mato-grossense
A Ambiental MS Pantanal e a Sanesul, com apoio do Instituto Moinho Cultural Sul-Americano, Instituto Homem Pantaneiro (IHP) e Polícia Militar Ambiental, lançam na próxima segunda-feira 2 de outubro, a ‘Campanha Corumbá Mais Sustentável’. A iniciativa visa sensibilizar a população local sobre a importância da manutenção adequada da infraestrutura da rede de esgoto na cidade de Corumbá, MS.
Paulo Antunes, diretor presidente da MS Pantanal, enfatiza que o propósito da MS Pantanal é a universalização do esgotamento sanitário no Mato Grosso do Sul, e que ações de educação e informação para o engajamento das comunidades locais quanto ao uso correto da rede de esgoto são urgentes.
“Reconhecemos que o envolvimento dos parceiros locais na campanha de sensibilização será um momento importante para o compartilhamento de informações sobre práticas responsáveis com a rede de esgoto do município, o que promoverá um ambiente saudável para essa e as futuras gerações.”
Ângelo Rabelo, presidente do IHP, reforça que o sentimento de pertencimento e consciência de conservação precisam ser trabalhados constantemente para preservar o Pantanal, seja com ações na zona rural ou na zona urbana. “Quem está em Corumbá tem como vista no quintal o rio Paraguai. É fundamental construirmos a consciência de conservação. Essa campanha é muito necessária e contribui para reforçar que somos todos responsáveis por cuidar do Pantanal.”
Lançamento da Campanha ‘Corumbá Mais Sustentável’
Na próxima segunda-feira (02), participantes do Instituto Moinho Cultural Sul-Americano farão uma visita monitorada com intuito de conhecer o processo de tratamento da rede de esgoto de Corumbá. A atividade está prevista para iniciar às 9h, na Estação de Tratamento de Esgoto Olaria, localizada na rua Ten. Melquíades, S/N, Centro – Corumbá, MS.
Os participantes receberão informações e curiosidades para que possam ser multiplicadores de ações de sensibilização quanto aos cuidados para se evitar a sobrecarga na rede coletora de esgoto, além de conhecerem na prática como funciona o processo. Essa preocupação existe para garantir o melhor funcionamento da rede e a garantia de tratamento.
No mesmo dia, acontecerá a celebração do termo de Cooperação “Conservação Ambiental para o Saneamento Básico”, às 14h, na sede do Moinho Cultural, na rua Domingos Sahib, 300, Beira – Rio, Corumbá, MS.
Na ocasião, serão entregues 50 kits com garrafas, bonés, cartinhas e panfletos explicativos para que os jovens possam obter diversos subsídios para serem multiplicadores de ações de sensibilização sobre o uso correto da rede de esgoto de forma contínua.
Para a diretora do Instituto Moinho Cultural Sul-Americano, Márcia Rolon, essa parceria com é mais um importante passo. “Juntos temos a possibilidade de formar multiplicadores que farão um excelente trabalho primeiro em seu principal núcleo, que é a família, e depois nas escolas e até mesmo dentro do nosso projeto Roda Moinho”.
MS Pantanal – A Ambiental MS Pantanal nasceu da Parceria Público-Privada (PPP) entre Sanesul e o Grupo Aegea. A empresa é responsável pelos serviços de coleta, afastamento e tratamento de esgoto em 68 municípios do Mato Grosso do Sul. A MS Pantanal foi criada com objetivo de acelerar os investimentos a fim de universalizar o saneamento básico no estado.
IHP – Com mais de 20 anos de atuação, o Instituto Homem Pantaneiro compartilha com a sociedade os desafios para a conservação do Pantanal e toda sua biodiversidade. O Instituto é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que atua na produção de natureza no bioma, com respeito à história e à cultura local. O IHP integra o Observatório Pantanal.
Moinho Cultural – Organização da Sociedade Civil – OSC que oferece há 18 anos para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social de Corumbá, Ladário, Puerto Suarez e Puerto Quijarro, aulas de dança, música, tecnologia e informática, bem como outras atividades como de Educação Ambiental. A formação integral oferecida pela instituição tem duração de até oito anos. A missão da instituição é diminuir a vulnerabilidade social na região de fronteira Brasil-Bolívia, por meio do acesso a bens culturais e tecnológicos. Desde o início das atividades, mais de 23 mil crianças e adolescentes já foram atendidos pelo Moinho.
# # #
PROGRAMAÇÃO VISITA MONITORADA PROCESSO DE TRATAMENTO DE ESGOTO
Campanha Corumbá Mais Sustentável
8h – Chegada dos Jovens Moinho Cultural, equipes e Imprensa na Estação de Tratamento de Esgoto Olaria, localizada na rua Ten. Melquíades, S/N, Centro – Corumbá, MS.
8h30 – Orientações de segurança e sobre a vista e o roteiro.
9h – Início da ‘Visita monitorada ao processo de Tratamento de esgoto de Corumbá’: Roteiro: ETE Olaria, Estação Elevatória e Rede Coletora de Esgoto.
11h – Final da visita no Moinho Cultural: Recados e Agradecimentos.
14h – Início das atividades celebração termo de Cooperação: ‘Conservação Ambiental para o Saneamento Básico’, às 14h na sede do Moinho Cultural, na rua Domingos Sahid, 300 Beira – Rio, Corumbá, MS.
# # #
Informações:
*Daniela Ayres – Assessoria de imprensa MS Pantanal (67) 99690-0691
*Rodolfo César – Assessoria de imprensa IHP (16) 99178-3839
*Karine Dias – Assessoria de imprensa (67)99265-5761
Postado por paintbox em 25/set/2023 - Sem Comentários
A Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul) lança neste mês de setembro a edição 2023 da revista de divulgação científica Corumbella, única publicação de Mato Grosso do Sul totalmente focada em jornalismo científico para divulgar as pesquisas realizadas no Estado.
Na edição de número 7, Paulo Antunes, diretor-presidente da MS Pantanal, mostra que apesar dos avanços nas últimas décadas, o país ainda enfrenta grandes desafios para um universalizar o acesso ao saneamento básico.
A revista Corumbella é um produto de distribuição gratuita e conta com o apoio da MS Pantanal, concessionária do grupo AEGEA. A nova edição já está disponível gratuitamente de forma impressa e online no site http://midiaciencia.com/corumbella.
Postado por paintbox em 20/set/2023 - Sem Comentários
Ambiental MS Pantanal apoiará ‘Programa de Educação Ambiental’ para disseminação de conteúdos didáticos sobre Saneamento Básico e meio ambiente para comunidade escolar do MS
O lançamento oficial dessa iniciativa, aconteceu na Escola Estadual Fausta Garcia Bueno, na manhã desta terça-feira (19), e contou com a participação da MS Pantanal, Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (Sanesul), Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos (Agems) e Secretaria Estadual de Educação (SED); além de estudantes, educadores e autoridades locais.
Ao lado dos parceiros, a MS Pantanal apresentou oficialmente a primeira edição do Gibi ‘A Liga do Saneamento’, que com linguagem acessível e lúdica das histórias em quadrinhos, pretende levar para as escolas do Estado, conteúdos socioeducativos sobre como o saneamento básico e a preservação ambiental.
Somados a essa iniciativa, o projeto também trará um material pedagógico preparado especialmente para orientar professores e um conjunto de peças lúdicas que incluem, dedoches e jingles, todos com motivos pantaneiros que vão levar a mensagens didáticas sobre a importância do saneamento para a vida das pessoas. Até mesmo um óculos especial de realidade virtual vai ser usado para entregar conhecimento e levar o estudante para dentro dos sistemas de tratamento de água e de esgotamento.
Paulo Antunes, diretor-presidente da MS Pantanal, reforça o compromisso assumido pela Parceria Público-Privada (PPP) entre Sanesul e o Grupo Aegea, do Saneamento em tornar o estado de MS universalizado no esgotamento sanitário, saudável para as gerações futuras.
“Hoje, além do compromisso já assumido em acelerar as metas de universalização do esgotamento sanitário no MS, assumimos também o compromisso de universalizar a educação ambiental, principalmente no que se refere ao saneamento básico. A soma de esforços para a execução desse programa de Educação Ambiental é um importante passo em direção a esse objetivo”.
Os materiais que compõem a ‘Liga do Saneamento’ já estão disponíveis em: https://ambientalmspantanal.com.br/responsabilidade-social/
Semeando o Futuro
Numa manhã marcada pela alegria e o compromisso com futuro sustentável dessa e das próximas gerações, a MS Pantanal também apoiou a realização de um plantio de mudas frutíferas no pomar da E.E. Fausta Garcia . As mudas foram fornecidas pelo Viveiro Isaac de Oliveira, mantido pela MSP e Águas Guariroba, ambas concessionárias do grupo Aegea.
Postado por paintbox em 18/set/2023 - Sem Comentários
Na próxima terça-feira (19), a MS Pantanal celebrará o ‘Acordo de Cooperação’ a fim de estimular a construção de saberes, práticas e a reflexão acerca da temática do Saneamento Básico, marcando um passo significativo na direção à promoção do ‘Programa de Educação Ambiental do Estado de Mato Grosso do Sul’.
O acordo estabelece uma parceria entre MS Pantanal e Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (Sanesul) com Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos (Agems) e Secretaria Estadual de Educação (SED), visando desenvolver competências e habilidades sobre educação ambiental para estudantes da rede de ensino público MS, além de desenvolver ações sociais para promoção e a conscientização ambiental nos eixos do saneamento básico.
Paulo Antunes, diretor-presidente da MS Pantanal, destaca que o Termo de Cooperação reforça o compromisso mútuo em contribuir para um futuro mais sustentável, focado na preservação do meio ambiente e na educação das gerações presentes e futuras.
“A MS Pantanal oferecerá possibilidades socioeducativas tais como conteúdos e sugestões de atividades para os estudantes até o ensino fundamental e médio, contribuições com a preparação dos Professores por meio de conteúdos e apresentações sobre Saneamento Básico e Visitas nas Estações de Tratamento de Água e Esgoto do MS”.
Liga do Saneamento
Para essa parceria, a Ambiental MS Pantanal, juntamente com a Sanesul, Agems e SED, apresenta a 1ª edição do Gibi ‘A Liga do Saneamento’, a fim de desenvolver outras habilidades socioemocionais que promovam a formação crítica e cidadã, de forma lúdica e linguagem acessível contada pelas histórias em quadrinhos.
O gibi interativo conta com versão impressa e digital, disponível em QR Code, além de sugestão de atividades para professores trabalharem juntos aos estudantes. O material, que poderá ser trabalhado pelos professores de forma interativa, terá como complemento pedagógicos deboches (personagens da história em quadrinhos em miniatura) e jingles (clipes musicais) com a temática saneamento básico. Esses materiais didáticos levarão os leitores e os estudantes à uma reflexões sobre situações-problema com base no cotidiano dos estudantes, com foco em soluções de atuação individual e comunitária para situações relacionadas ao saneamento básico. Para conhecer o material acesse: https://ambientalmspantanal.com.br/responsabilidade-social/
Serviço
A assinatura do termo está prevista para acontecer amanhã, 19 de setembro, às 10h, na escola Fausta Garcia Bueno, na rua Carlos Scardine, 138, Coophasul. Na ocasião, a MSP fará a doação e plantio de mudas de árvores frutíferas.
Postado por paintbox em 15/set/2023 - Sem Comentários
De 11 a 15 de setembro, colaboradores da MS Pantanal participam da SIPAT – Semana Interna de Prevenção a Acidentes de Trabalho 2023. Em todos os dias houve palestras online e presenciais direcionadas aos colaboradores.
Mais que um evento obrigatório do calendário da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), a concessionária reuniu os colaboradores para um grande momento de reflexão com o objetivo de garantir um dos valores da Aegea: “A Saúde e a Segurança do Trabalho”.
De acordo com o supervisor de segurança do trabalho, Fabio Barbosa da Cruz, a SIPAT é um evento que colabora com a conscientização dos colaboradores sobre a importância de ações que preservem a Saúde, Segurança e Meio Ambiente no trabalho.
“As boas práticas de prevenção aos acidentes de trabalho precisam ser disseminadas e reconhecidas por todos, e este evento veio reforçar a importância do papel de cada para um ambiente mais saudável e seguro”, pondera o supervisor.
Na MS Pantanal, que tem um quadro de aproximadamente 300 colaboradores, as palestras puderam ser acompanhadas nos polos de trabalho das unidades no interior do estado do MS e na Sede Administrativa.
Aldo de Souza Benevides Junior, coordenador Regional do polo de Dourados, relata que além das palestras online que tivemos na SIPAT do corporativo, na Regional Dourados aconteceram também ações presenciais que foram organizadas pelo time de EHS, CIPA e supervisores.
“Ao longo da semana, todos os colaboradores foram incentivados a estarem participando das palestras online, em alguns momentos se reuniram os Polos para assistirem o evento ao vivo. Sem dúvidas, um momento de integração muito importante para todo o time da MS Pantanal”.
Entre os temas tratados durante a SIPAT deste ano estiveram: Regras de Ouro de Segurança para a Aegea, Direção Segura: condições e percepção de risco no trânsito, Qualidade de Vida e Equilíbrio no Trabalho, Percepção de riscos na execução de atividades, Saúde Mental dentro das Organizações, e CIPA em combate ao assédio e qualquer tipo de violência no trabalho.
Postado por paintbox em 12/set/2023 - Sem Comentários
Projeto tem 12 anos de estrada e percorre o país promovendo espetáculos lúdicos; em MS serão 77 sessões
Espetáculo “Perigo Invisível” dentro do ônibus do BuZum! (Imagens: Lívia Simardi)
Setembro de 2023 – É dentro de um grande e colorido ônibus-teatro na estrada que a Cia. BuZum! dá vida a bonecos que levam a cultura popular brasileira, ricas histórias e possibilidades a um público infantojuvenil que se diverte aprendendo. Depois de 12 anos de atividades, sua trupe segue, no segundo semestre de 2023, mais uma programação cheia de diversão, alegria e ludicidade para diferentes regiões do país e gratuitamente!
Para este ano estão previstas 128 apresentações em 50 municípios, de oito estados do país (São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro).
Em Mato Grosso do Sul o BuZum! apresenta o espetáculo “Perigo Invisível”, gratuitamente, durante o mês de setembro, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação, Ministério do Turismo, com incentivo da Lei Rouanet e patrocínio da MS Pantanal, Parceira Público-Privada (PPP) da Sanesul e o Grupo Aegea, maior empresa de saneamento do segmento privado do país. Ao todo serão 77 espetáculos gratuitos que mostrarão ao público a importância dos cuidados básicos de higiene, contribuindo para evitar doenças, e que cuidar de si é também cuidar do próximo.
Para Mariane Gutierrez, diretora de produção do BuZum!, seguir mais um ano com centenas de apresentações programadas, em diferentes regiões do país, é uma satisfação e uma alegria muito grande. “O propósito da cia. é percorrer o Brasil levando a magia do teatro de bonecos para crianças que, muitas vezes, nunca estiveram em uma sala de teatro. O BuZum! nasceu para promover a experiência do teatro para crianças, contribuindo ao mesmo tempo com a construção do conhecimento e do aprendizado de forma lúdica”, conta a diretora.
Aprendizado fora e dentro da sala de aula – As apresentações gratuitas aliam o espetáculo do palco com o conteúdo da sala de aula. Isso porque o BuZum! fornece para as escolas que recebem o ônibus-teatro, material pedagógico para que os educadores trabalhem temas transversais. As crianças ganham um teatro de papel para brincarem e criarem as próprias histórias com seus bonecos e cenários.
Sobre o espetáculo Perigo Invisível – A história se passa na Central dos Germes Maus. Fungoso, Dona Bactéria e Virulão são os personagens centrais. Os três querem infectar o maior número de crianças possível e aproveitam dos maus hábitos de higiene de algumas delas para colocar seu maquiavélico plano em prática. Após algumas crianças ficarem doentes por não lavarem bem as mãos ou por não escovarem os dentes ou ainda por se negarem a tomar banho, elas percebem que bons hábitos de higiene são fundamentais para uma vida saudável. Depois de alguns cuidados, as bactérias, fungos e vírus acabam morrendo e as crianças voltam a ter saúde. A peça mostra a importância dos cuidados básicos com a higiene e que cuidar de si é também cuidar do outro.
Ficha Técnica “Perigo Invisível”
Concepção: Beto Andreetta, Mari Gutierrez
Texto: Cláudia Naum
Direção: Lívia Simardi
Elenco: Lívia Simardi e Rafael Francisco
Trilha sonora: César Maluf
Criação de cenário: Beto Andreetta
Criação e confecção de bonecos: Rosa
Direção de produção: Mari Gutierrez
Coordenação de produção: Aldo Andreetta
Produção executiva: Paloma Alves
Assistente de Produção: Fernanda Rocha
Produção de campo: Aldo Andreetta
Técnicos de som e luz: Régis da Silva
Design gráfico: Sato do Brasil
Direção administrativa: Jackson Íris
Assistente financeiro: Vania Rodrigues
Assessoria de imprensa: Isabela Barbosa
Realização: BuZum!
SERVIÇO – BUZUM! 2023 EM MATO GOSSO DO SUL (MS) – ESPETÁCULO “PERIGO INVISÍVEL”
Faixa etária: 03 a 11 anos
Duração dos espetáculos: 20 minutos
Horários das apresentações: MANHÃ: 9h; 9h40; 10h20; 11h – quatro sessões e TARDE: 13h30; 14h10; 14h50 – três sessões
Data: 12 de setembro (terça-feira)
Local: Escola Municipal Mauro Fascincani
Endereço: R. Santos Dumont, n° 80, Conjunto Habitacional Rachid Néder – Angélica – MS
Data: 13 de setembro (quarta-feira)
Local: Escola Napoleão Batista Albuquerque
Endereço: R. Antônio Mandelli, n° 522, bairro Jardim das Flores – Angélica – MS
Data: 14 e 15 de setembro (quinta e sexta-feira)
Local: Praça Dr. Boaventura
Endereço: R. Prefeito Athaide Nogueira, s/n° – Rio Brilhante – MS
Data: 18 de setembro (segunda-feira)
Local: Escola Municipal Prefeito Luiz Antonio Álvares Gonçalves
Endereço: R. Eurides de Matos Pedroso, n° 1.100 – Jardim Novo Horizonte – Dourados – MS
Data: 19 de setembro (terça-feira)
Local: Escola Municipal Vereadora Albertina Pereira de Matos
Endereço: R. Izzat Bussuan, n° 4.295 – Vila Mary – Dourados – MS
Data: 20 de setembro (quarta-feira)
Local: Escola Municipal Lydio Lima
Endereço: R. Eloah Vieira da Silva, n° 662 – Jardim Vitoria – Ponta Porã – MS
Data: 21 de setembro (quinta-feira)
Local: Escola Municipal Jardim Ivone
Endereço: R. Jardim Ivone/R. Galileu Galilei, n° 720 – 1ª seção – Ponta Porã – MS
Data: 22 de setembro (sexta-feira)
Local: Escola Municipal Zaira Portela
Endereço: Parque dos Eucaliptos – Ponta Porã – MS
Data: 25 de setembro (segunda-feira)
Local: EMEI Primeiros Passos
Endereço: R. Coronel Ponce, n° 621 – Centro – Ponto Murtinho – MS
Data: 26 de setembro (terça-feira)
Local: Escola Municipal Nossa Senhora de Caacupê
Endereço: R. Luiz de Alburqueque, n° 1632 – Nossa Senhora do Caacupê – Ponto Murtinho – MS
Aegea – Líder no setor privado de saneamento básico no Brasil. Em cada município onde atua, leva mais saúde e qualidade de vida para a população. Impacta positivamente direta e indiretamente a vida das comunidades e municípios, promovendo programas socioeducativos e socioambientais, gerando empregos e alterando a economia local, buscando sempre a melhora contínua da qualidade de vida das pessoas. Saiba mais em https://www.aegea.com.br/.
Sobre o BuZum! – Em setembro de 2022, a cia. de teatro BuZum! completou 12 anos de experiências, com motivos de sobra para comemorar: sãocerca de 440 mil quilômetros para realizar 15 mil apresentações para mais de 700 mil espectadores nas mais de 2.600 escolas públicas de 300 cidades, dos 11 estados brasileiros (São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Bahia, Minas Gerais, Maranhão, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Ceará e Santa Catarina), além de Porto Suarez, na Bolívia. Cada trajeto do BuZum! pode ser acompanhado pelo site www.buzum.com.br ou pelo perfil no Instagram @projetobuzum. A cia. é dirigida por Beto Andreetta, Jackson Íris e Mari Gutierrez, junto à equipe de produtores, montadores, motoristas, secretárias e atores. Todos levam à plateia itinerante novas possibilidades nas quais a imaginação e a fantasia se expandem nos contos com seus bonecos teatrais inovadores.
Assessoria de imprensa BuZum!
Cristiane Sampaio – ACTA Comunicação Integrada
arteecultura.imprensa@gmail.com
11 9 9834-0264
Postado por paintbox em 12/set/2023 - Sem Comentários
Informamos o adiamento do evento ‘Campanha Corumbá Mais Sustentável’ que estava programado para ocorrer no dia 15/09 no Instituto moinho Cultural. Esta decisão foi tomada devido à ocorrência das fortes chuvas que afetaram significativamente a região.
Logo mais informaremos a nova data!
Organizações iniciam ações socioambientais em prol do saneamento básico de Corumbá, cidade localizada no coração do Pantanal Sul-mato-grossense
A Ambiental MS Pantanal e a Sanesul, com apoio do Instituto Moinho Cultural Sul-Americano, Instituto Homem Pantaneiro (IHP) e Polícia Militar Ambiental, lançam na próxima sexta-feira (15) a ‘Campanha Corumbá Mais Sustentável’. A iniciativa visa sensibilizar a população local sobre a importância da manutenção adequada da infraestrutura da rede de esgoto na cidade de Corumbá, MS.
Paulo Antunes, diretor presidente da MS Pantanal, enfatiza que o propósito da MS Pantanal é a universalização do esgotamento sanitário no Mato Grosso do Sul, e que ações de educação e informação para o engajamento das comunidades locais quanto ao uso correto da rede de esgoto são urgentes.
“Reconhecemos que o envolvimento dos parceiros locais na campanha de sensibilização será um momento importante para o compartilhamento de informações sobre práticas responsáveis com a rede de esgoto do município, o que promoverá um ambiente saudável para essa e as futuras gerações.”
Ângelo Rabelo, presidente do IHP, reforça que o sentimento de pertencimento e consciência de conservação precisam ser trabalhados constantemente para preservar o Pantanal, seja com ações na zona rural ou na zona urbana. “Quem está em Corumbá tem como vista no quintal o rio Paraguai. É fundamental construirmos a consciência de conservação. Essa campanha é muito necessária e contribui para reforçar que somos todos responsáveis por cuidar do Pantanal.”
Lançamento da Campanha ‘Corumbá Mais Sustentável’
Na próxima sexta-feira (15), participantes do Instituto Moinho Cultural Sul-Americano farão uma visita monitorada com intuito de conhecer o processo de tratamento da rede de esgoto de Corumbá. A atividade está prevista para iniciar às 9h, na Estação de Tratamento de Esgoto Maria Leite, localizada na rua Meire Terencio, S/N, Corumbá, MS.
Os participantes receberão informações e curiosidades para que possam ser multiplicadores de ações de sensibilização quanto aos cuidados para se evitar a sobrecarga na rede coletora de esgoto, além de conhecerem na prática como funciona o processo. Essa preocupação existe para garantir o melhor funcionamento da rede e a garantia de tratamento.
No mesmo dia, acontecerá a celebração do termo de Cooperação “Conservação Ambiental para o Saneamento Básico”, às 14h, na sede do Moinho Cultural, na rua Domingos Sahid, 300, Beira – Rio, Corumbá, MS.
Na ocasião, serão entregues 50 kits com garrafas, bonés, cartinhas e panfletos explicativos para que os jovens possam obter diversos subsídios para serem multiplicadores de ações de sensibilização sobre o uso correto da rede de esgoto de forma contínua.
Para a diretora do Instituto Moinho Cultural Sul-Americano, Márcia Rolon, essa parceria com é mais um importante passo. “Juntos temos a possibilidade de formar multiplicadores que farão um excelente trabalho primeiro em seu principal núcleo, que é a família, e depois nas escolas e até mesmo dentro do nosso projeto Roda Moinho”.
MS Pantanal – A Ambiental MS Pantanal nasceu da Parceria Público-Privada (PPP) entre Sanesul e o Grupo Aegea. A empresa é responsável pelos serviços de coleta, afastamento e tratamento de esgoto em 68 municípios do Mato Grosso do Sul. A MS Pantanal foi criada com objetivo de acelerar os investimentos a fim de universalizar o saneamento básico no estado.
IHP – Com mais de 20 anos de atuação, o Instituto Homem Pantaneiro compartilha com a sociedade os desafios para a conservação do Pantanal e toda sua biodiversidade. O Instituto é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que atua na produção de natureza no bioma, com respeito à história e à cultura local. O IHP integra o Observatório Pantanal.
Moinho Cultural – Com mais de 18 anos de atuação, o Instituto Moinho Cultural Sul-Americano tem amissão de atuar nos territórios fronteiriços do Brasil para a transformação positiva da realidade local, dando voz e vez às crianças, adolescentes e jovens, por meio do acesso a bens culturais, conhecimento tecnológico, noções de empreendedorismo e cidadania plena.
PROGRAMAÇÃO VISITA MONITORADA PROCESSO DE TRATAMENTO DE ESGOTO
Campanha Corumbá Mais Sustentável
8h – Chegada dos Jovens Moinho Cultural, equipes e Imprensa na Estação de Tratamento de Esgoto Maria Leite, localizada na rua Meire Terencio, S/N, Corumbá, MS.
8h30 – Orientações de segurança e sobre a vista e o roteiro.
9h – Início da ‘Visita monitorada ao processo de Tratamento de esgoto de Corumbá’: Roteiro: ETE Maria Leite, Estação Elevatória e Rede Coletora de Esgoto.
11h – Final da visita no Moinho Cultural: Recados e Agradecimentos.
14h – Início das atividades celebração termo de Cooperação: ‘Conservação Ambiental para o Saneamento Básico’, às 14h na sede do Moinho Cultural, na rua Domingos Sahid, 300 Beira – Rio, Corumbá, MS.
Informação editada em 13/09/23.
Postado por paintbox em 12/set/2023 - Sem Comentários
O diretor-presidente da Ambiental MS Pantanal, Paulo Antunes, foi um dos convidados da nova temporada do ID Indústria. O podcast da Fiems traz a identidade do setor industrial e promove um bate-papo para descomplicar vários assuntos.
O tema central desta temporada é a prática de ESG e, a partir dele, houve subtemas divididos em dez episódios, divulgados semanalmente.
Nesse episódio, (o quarto da série), o tema apresentado foi compliance, que significa estar conforme as leis, normas e regras em relação às leis federais ou às políticas corporativas. Embora pareça um tema burocrático, é uma área que nenhum empreendedor deve ignorar.
Ouça agora: https://lnkd.in/de4WHeH7